Telaprevir
Contente
- Antes de tomar o telaprevir,
- Telaprevir pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou qualquer um dos listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Telaprevir não está mais disponível nos Estados Unidos após 16 de outubro de 2014. Se você estiver tomando telaprevir, você deve ligar para seu médico para discutir a mudança para outro tratamento.
Telaprevir pode causar reações cutâneas graves ou com risco de vida. Ligue para o seu médico imediatamente ou procure tratamento médico de emergência se sentir algum dos seguintes sintomas: erupção na pele, bolhas ou feridas na pele; coceira; febre; inchaço da face; feridas na boca; ou olhos vermelhos, inchados, com coceira ou lacrimejantes. O seu médico pode dizer-lhe para parar de tomar telaprevir (e possivelmente alguns outros medicamentos) se tiver alterações na pele; não pare de tomar a sua medicação a menos que o seu médico lhe diga para o fazer. Se o seu médico lhe disser para parar de tomar telaprevir devido a alterações na pele, não deve tomá-lo novamente.
Telaprevir é usado junto com dois outros medicamentos (ribavirina [Copegus, Rebetol] e peginterferon alfa [Pegasys]) para tratar a hepatite C crônica (uma infecção viral em curso que danifica o fígado) em pessoas que ainda não foram tratadas para esta condição ou cuja a condição não pôde ser tratada com sucesso com ribavirina e peginterferon alfa isoladamente. Telaprevir está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da protease. Atua diminuindo a quantidade de vírus da hepatite C (HCV) no corpo. Telaprevir pode não prevenir a propagação da hepatite C a outras pessoas.
Telaprevir é apresentado na forma de comprimido para administração oral. Geralmente é tomado duas vezes ao dia (a cada 10 a 14 horas). Você deve fazer uma refeição ou lanche que contenha cerca de 20 gramas de gordura dentro de 30 minutos antes de tomar o telaprevir. Exemplos de alimentos (versões regulares, não com baixo teor de gordura ou sem gordura) que podem ser ingeridos com telaprevir incluem: um bagel com cream cheese, 1/2 xícara de nozes, 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim, 1 xícara de sorvete, 2 onças de queijo americano ou cheddar queijo, 2 onças de batata frita ou 1/2 xícara de mistura para trilha. Peça ao seu médico outros exemplos de alimentos que contenham 20 gramas de gordura que você pode comer ao tomar telaprevir. Não tome telaprevir sem alimentos. Tome o telaprevir aproximadamente nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome o telaprevir exatamente como indicado. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos inteiros; não divida, esmague ou mastigue. Se não consegue engolir os comprimidos inteiros, informe o seu médico.
Continue a tomar o telaprevir mesmo que se sinta bem. Telaprevir deve ser administrado em combinação com peginterferão alfa e ribavirina, geralmente durante 12 semanas. O peginterferão alfa e a ribavirina são geralmente continuados após a conclusão do tratamento com telaprevir. Não pare de tomar telaprevir, peginterferon alfa ou ribavirina, a menos que o seu médico o recomende.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com telaprevir e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar o telaprevir,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a telaprevir, ribavirina (Copegus, Rebetol), peginterferon alfa (Pegasys), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de telaprevir. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se estiver tomando algum dos seguintes medicamentos ou produtos à base de plantas: alfuzosina (Uroxatral); carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Equetro, Tegretol, Teril); cisaprida (Propulsid) (não mais disponível nos Estados Unidos); medicamentos ergotamínicos, como diidroergotamina (D.H.E. 45, Migranal), ergotamina (Ergomar, em Cafergot, em Migergot), ergonovina e metilergonovina (Methergine); lovastatina (Altoprev, Mevacor, em Advicor); midazolam por via oral; fenobarbital, fenitoína (Dilantin, Phenytek); pimozida (Orap); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater); sildenafil (apenas a marca Revatio usada para doenças pulmonares); sinvastatina (Zocor, em Simcor, em Vytorin); Erva de São João; triazolam (Halcion); e tadalafil (apenas a marca Adcirca usada para doenças pulmonares). O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar telaprevir se estiver a tomar um ou mais destes medicamentos.
- informe o seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais que você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: alprazolam (Niravam, Xanax); anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin, Jantoven); medicamentos antifúngicos, como itraconazol (Onmel, Sporanox), cetoconazol (Nizoral), posaconazol (Noxafil) ou voriconazol (Vfend); bosentan (Tracleer); budesonida (Pulmicort, Rhinocort, em Symbicort); bloqueadores dos canais de cálcio, como amlodipina (Norvasc, em Amturnide, em Tekamlo), diltiazem (Cardizem, Cartia XT, Dilacor, Diltzac, Dilt-CD, Tiazac, Taztia XT, outros), felodipina (Plendil), nicardipina (Cardene), nifedipina (Afeditab CR, Adalat, Procardia), nisoldipina (Sular) e verapamil (Calan, Covera, Verelan, em Tarka); certos medicamentos para baixar o colesterol, como atorvastatina (Lipitor, em Caduet, em Liptruzet), fluvastatina (Lescol), pitavastatina (Livalo), pravastatina (Pravachol) e rosuvastatina (Crestor); claritromicina (Biaxin, em Prevpac); colchicina (Colcrys, em Col-probenecid); digoxina (Lanoxin); efavirenz (Sustiva, em Atripla); eritromicina (E.E.S., E-Mycin, outros); escitalopram (Lexapro); fentanil (Abstral, Actiq, Duragesic, Fentora, Lazanda, Subsys); fluticasona (em Advair, Flonase, Flovent); terapia de reposição hormonal (TRH); imunossupressores, tais como ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune), sirolimus (Rapamune) ou tacrolimus (Prograf); medicamentos para disfunção erétil (DE), como sildenafil (Viagra), tadalafil (Cialis) ou vardenafil (Levitra, Staxyn); medicamentos para batimento cardíaco irregular, como amiodarona (Cordarone, Pacerone), flecainida, lidocaína (Lidoderm, Lidopen, Xilocaína), propafenona (Rhythmol) ou quinidina; metadona (Dolofina, Metadose); injeção de midazolam; anticoncepcionais orais ('pílulas anticoncepcionais'); esteróides orais, como dexametasona, metilprednisolona (Depo-Medrol, Medrol, Solu-Medrol) e prednisona (Rayos); repaglinida (Prandin, em Prandimet); rifabutina (micobutina); ritonavir (Norvir, em Kaletra) usado em combinação com outros inibidores da protease do HIV, como atazanavir (Reyataz), darunavir (Prezista), fosamprenavir (Lexiva) e lopinavir (em Kaletra); salmeterol (Serevent, em Advair); telitromicina (Ketek); tenofovir (Viread, em Atripla, em Stribild, em Truvada); trazodona (Oleptro); e zolpidem (Ambien, Edluar, Intermezzo, Zolpmist). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o telaprevir, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- informe o seu médico se você fez um transplante de órgão. Informe também o seu médico se você tem ou já teve anemia (sem glóbulos vermelhos suficientes no sangue para transportar oxigênio para o resto do corpo), gota (ataques de dor nas articulações causados por níveis elevados de ácido úrico no sangue), vírus da imunodeficiência humana (HIV), problemas com seu sistema imunológico, hepatite B (HBV) ou doença hepática diferente da hepatite C ..
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o seu médico ou dentista que está a tomar telaprevir.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se tiver a possibilidade de engravidar. Se for homem, informe o seu médico se a sua parceira está grávida, planeia engravidar ou pode, possivelmente, engravidar. Telaprevir deve ser tomado com ribavirina, que pode prejudicar o feto. Você deve usar dois métodos anticoncepcionais para prevenir a gravidez em você ou em seu parceiro durante o tratamento com esses medicamentos e por 6 meses após o tratamento. Converse com seu médico sobre quais métodos você deve usar; Os anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, implantes, anéis ou injeções) podem não funcionar bem em mulheres que estão tomando esses medicamentos e por até 2 semanas após o tratamento. Você ou seu parceiro devem ser testados para gravidez todos os meses durante o tratamento e por 6 meses após o tratamento. Se você ou sua parceira engravidar enquanto toma esses medicamentos, chame seu médico imediatamente.
- informe o seu médico se estiver amamentando.
Tenha especial cuidado para beber bastante líquido durante o tratamento com este medicamento.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você se lembrar da dose esquecida dentro de 6 horas do horário em que estava programado para tomá-la, tome a dose esquecida com um lanche ou refeição (contendo cerca de 20 gramas de gordura) imediatamente. No entanto, se passaram mais de 6 horas desde que tomou a dose, pule a dose esquecida e continue com seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Telaprevir pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- mudança na capacidade de saborear
- coceira
- hemorróidas
- desconforto, queimação ou coceira ao redor do ânus
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou qualquer um dos listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- pele pálida
- tontura
- falta de ar
- cansaço
- fraqueza
- sede aumentada
- urina de cor escura
- boca seca
- diminuição da frequência ou quantidade de urinar
- têm dificuldade para comer ou vômitos ou diarreia intensos.
Telaprevir pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- náusea
- diarréia
- vomitando
- dor de cabeça
- perda de apetite
- mudanças no gosto
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao telaprevir.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Incivek®