Vandetanib
Contente
- Antes de tomar vandetanibe,
- Vandetanib pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
Vandetanib pode causar prolongamento do intervalo QT (um ritmo cardíaco irregular que pode causar desmaios, perda de consciência, convulsões ou morte súbita). Informe o seu médico se você ou alguém de sua família tem ou já teve síndrome do QT longo (uma condição hereditária em que uma pessoa tem maior probabilidade de ter prolongamento do QT) ou se você tem ou já teve baixos níveis de cálcio, potássio ou magnésio em seu sangue, batimento cardíaco irregular, insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco. Informe o seu médico e farmacêutico se você estiver tomando cloroquina (Aralen); claritromicina (Biaxin, em Prevpac); haloperidol (Haldol); medicamentos para batimento cardíaco irregular, como amiodarona (Cordarone, Pacerone), disopiramida (Norpace), dofetilida (Tikosyn), procainamida e sotalol (Betapace); certos medicamentos para náuseas, como dolasetron (Anzemet) e granisetron (Sancuso); metadona (Dolofina, Metadose); moxifloxacina (Avelox); e pimozida (Orap). Se sentir qualquer um dos seguintes sintomas, pare de tomar vandetanibe e chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência: batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular; desmaio; tontura; ou perda de consciência. Vandetanibe pode permanecer no seu corpo por vários meses após você parar de tomar a medicação, então você pode continuar a correr o risco de efeitos colaterais durante esse período.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico pedirá alguns exames, como exames de sangue e eletrocardiogramas (EKGs, exames que registram a atividade elétrica do coração) antes e regularmente durante o tratamento para ter certeza de que é seguro tomar vandetanibe. O seu médico também pedirá estes testes sempre que a sua dose de vandetanib for alterada ou se começar a tomar certos medicamentos novos.
Um programa denominado Estratégia de Avaliação e Mitigação de Risco Caprelsa (REMS) foi implantado para gerenciar os riscos desse medicamento. Você só poderá receber vandetanibe se o médico que prescreve o seu medicamento estiver inscrito no programa. Você só pode receber o medicamento na farmácia participante do programa. Pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida sobre a participação no programa ou sobre como obter sua medicação.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com vandetanibe e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar vandetanib.
O vandetanib é utilizado para tratar um determinado tipo de cancro da tiróide que não pode ser tratado por cirurgia ou que se espalhou para outras partes do corpo. Vandetanibe está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da quinase. Ele age bloqueando a ação de uma proteína anormal que sinaliza a multiplicação das células cancerosas. Isso ajuda a retardar ou interromper a propagação das células cancerosas.
O vandetanib é apresentado na forma de comprimido para administração oral. Geralmente é tomado com ou sem alimentos, uma vez ao dia. Tome vandetanibe todos os dias aproximadamente à mesma hora. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome vandetanibe exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos inteiros com um copo de água. Não divida, mastigue ou esmague. Se um comprimido for esmagado acidentalmente, evite o contato com sua pele. Se ocorrer algum contato, lave bem a área afetada com água.
Se não conseguir engolir os comprimidos inteiros, pode dissolvê-los em água. Coloque o comprimido em um copo que contém 60 ml de água potável não gaseificada. Não use nenhum outro líquido para dissolver o comprimido. Mexa a mistura por cerca de 10 minutos até que o comprimido esteja em pedaços muito pequenos; o comprimido não se dissolve completamente. Beba a mistura imediatamente. Enxágue o copo com mais 4 onças de água sem gás e beba a água de enxágue para ter certeza de engolir todo o medicamento.
O seu médico pode diminuir a sua dose de vandetanib ou dizer-lhe para parar de tomar vandetanib por um período de tempo durante o seu tratamento. Isso depende de como o medicamento funciona para você e dos efeitos colaterais que sentir. Converse com seu médico sobre como você se sente durante o tratamento. Continue a tomar vandetanib mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar vandetanib sem falar com o seu médico.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar vandetanibe,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao vandetanibe, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de vandetanibe. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais que você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: carbamazepina (Tegretol, Carbatrol, Equetro), dexametasona, fenobarbital, fenitoína (Dilantin, Phenytek), rifabutina (Mycobutin), rifampina (Rifadin, em Rifamato) , rifapentina (Priftin) e hormônios da tireoide, como levotiroxina (Synthroid). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o vandetanibe, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente a erva de São João.
- informe o seu médico se você tossiu sangue recentemente ou teve qualquer outro tipo de problema de sangramento e se você tem ou já teve pressão alta, qualquer tipo de doença de pele, convulsões ou doença pulmonar, renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Não deve engravidar enquanto está a tomar vandetanib e pelo menos 4 meses após o seu tratamento. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que você pode usar durante o tratamento. Se você engravidar enquanto estiver tomando vandetanibe, chame seu médico imediatamente. Vandetanibe pode prejudicar o feto.
- informe o seu médico se estiver a amamentar.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar vandetanib.
- você deve saber que o vandetanibe pode fazer você se sentir sonolento, fraco ou causar visão turva. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz do sol e use roupas de proteção, óculos de sol e protetor solar. Vandetanib pode tornar a sua pele sensível à luz solar durante o tratamento e pelo menos 4 meses após interromper o tratamento.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se a próxima dose for em 12 horas ou mais, tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se a próxima dose for tomada em menos de 12 horas, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Vandetanib pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- azia
- perda de apetite
- perda de peso
- dor de estômago
- coriza
- Cansaço extremo
- fraqueza
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- depressão
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- diarréia
- erupção cutânea ou acne
- pele seca, descamação ou coceira
- bolhas ou feridas na pele ou na boca
- vermelhidão do rosto, mãos ou solas dos pés
- dores musculares ou articulares
- febre
- dor no peito (que pode piorar com respirações profundas ou tosse)
- soluços ou respiração rápida
- falta de ar repentina
- tosse persistente
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
- ganho de peso repentino
- dormência ou fraqueza do rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo
- confusão repentina
- dificuldade de falar ou entender
- dificuldade repentina de ver em um ou ambos os olhos
- dificuldade repentina para andar ou se equilibrar
- dor de cabeça severa repentina
- apreensões
- hematoma ou sangramento incomum
Vandetanib pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao vandetanibe. O seu médico também irá verificar a sua pressão arterial regularmente durante o tratamento com vandetanib.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Caprelsa®