Autor: William Ramirez
Data De Criação: 17 Setembro 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
JAK (Janus Kinase Pathway) Inhibitor Tofacitinib - pharmacology, mechanism of action, side effects
Vídeo: JAK (Janus Kinase Pathway) Inhibitor Tofacitinib - pharmacology, mechanism of action, side effects

Contente

Tomar tofacitinibe pode diminuir sua capacidade de combater infecções e aumentar o risco de contrair uma infecção grave, incluindo infecções graves por fungos, bactérias ou vírus que se espalham pelo corpo. Essas infecções podem precisar ser tratadas em um hospital e podem causar a morte. Informe o seu médico se você costuma ter qualquer tipo de infecção ou se pensa que pode ter qualquer tipo de infecção agora. Isso inclui infecções leves (como cortes abertos ou feridas), infecções que vêm e vão (como herpes labial) e infecções crônicas que não desaparecem. Informe também o seu médico se você tem ou já teve diabetes, vírus da imunodeficiência humana (HIV), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), doença pulmonar ou qualquer outra condição que afete o seu sistema imunológico. Você também deve informar o seu médico se você mora ou já morou em áreas como os vales dos rios Ohio ou Mississippi, onde infecções fúngicas graves são mais comuns. Pergunte ao seu médico se não tiver certeza se essas infecções são comuns na sua área. Informe o seu médico se você estiver tomando medicamentos que diminuem a atividade do sistema imunológico, como os seguintes: abatacept (Orencia); adalimumab (Humira); anakinra (Kineret); azatioprina (Azasan, Imuran); certolizumab (Cimzia); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); etanercept (Enbrel); golimumab (Simponi); infliximab (Remicade); metotrexato (Otrexup, Rasuvo, Trexall); rituximab (Rituxan); esteróides incluindo dexametasona, metilprednisolona (Medrol), prednisolona (Prelone) e prednisona (Rayos); tacrolimus (Astagraf, Envarsus XR, Prograf); e tocilizumab (Actemra).


O seu médico irá monitorizá-lo quanto a sinais de infecção durante e após o seu tratamento. Se você tiver algum dos seguintes sintomas antes de iniciar o tratamento ou se tiver algum dos seguintes sintomas durante ou logo após o tratamento, chame seu médico imediatamente: febre; suando; arrepios; dores musculares; deglutição dolorosa ou difícil; tosse; falta de ar; perda de peso; pele quente, vermelha ou dolorida; erupção cutânea dolorosa; dor de cabeça, sensibilidade à luz, rigidez do pescoço, confusão; sensação frequente, dolorosa ou de queimação durante a micção; dor de estômago; diarréia; ou cansaço excessivo.

Você pode já estar infectado com tuberculose (TB; uma infecção pulmonar grave), mas não apresenta nenhum sintoma da doença. Neste caso, o uso de tofacitinibe pode tornar sua infecção mais séria e fazer com que você desenvolva sintomas. O seu médico fará um teste cutâneo para verificar se você tem uma infecção inativa por TB antes de iniciar o tratamento com tofacitinibe. Se necessário, seu médico lhe dará medicamentos para tratar esta infecção antes de você começar a usar tofacitinibe. Informe o seu médico se você tem ou já teve tuberculose, se viveu ou visitou um país onde a tuberculose é comum, ou se esteve perto de alguém com tuberculose. Se você tiver algum dos seguintes sintomas de tuberculose, ou se desenvolver algum desses sintomas durante o tratamento, chame seu médico imediatamente: tosse, tosse com muco com sangue, perda de peso, perda de tônus ​​muscular ou febre.


Tomar tofacitinib em doses superiores às recomendadas pode causar problemas cardíacos graves ou com risco de vida durante o seu tratamento. Informe o seu médico se você tem 50 anos de idade ou mais ou se fuma e se tem colesterol alto, pressão alta ou diabetes. Tome tofacitinibe exatamente como dirigido. Não tome mais ou mais frequentemente do que o prescrito pelo seu médico.

Tomar tofacitinib pode aumentar o risco de desenvolver linfoma (câncer que começa nas células do sangue que combatem a infecção) ou outros tipos de câncer, incluindo câncer de pele. Algumas pessoas que tomaram tofacitinibe com outros medicamentos após terem feito um transplante de rim desenvolveram uma doença que fazia com que seus corpos produzissem muitos glóbulos brancos. Informe o seu médico se você tem ou já teve qualquer tipo de câncer ou se fez um transplante de rim.

Tomar tofacitinibe em doses maiores do que as recomendadas pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos com risco de vida. Informe o seu médico se você tem 50 anos de idade ou mais e está em risco de doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos. Além disso, informe o seu médico se você já teve um coágulo sanguíneo nas pernas, braços ou pulmões, ou nas artérias. Tome tofacitinibe exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, pare de tomar tofacitinibe e chame seu médico imediatamente: falta de ar súbita ou dificuldade para respirar, dor no peito, inchaço de uma perna ou braço, dor nas pernas, vermelhidão, descoloração ou calor nas pernas ou braços .


O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com tofacitinibe e cada vez que você reabastecer sua prescrição. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.

O tofacitinibe é usado sozinho ou com outros medicamentos para tratar a artrite reumatóide (condição em que o corpo ataca suas próprias articulações causando dor, inchaço e perda de função) em pessoas que não responderam ao metotrexato (Otrexup, Rasuvo, Trexall). Também é usado junto com metotrexato, sulfassalazina (azulfidina) ou leflunomida (Arava) para tratar a artrite psoriática (uma condição que causa dor nas articulações e inchaço e escamas na pele) em pessoas que não responderam a esses medicamentos isoladamente. O tofacitinibe é usado para tratar a colite ulcerosa (uma condição que causa inchaço e feridas no revestimento do cólon [intestino grosso] e reto) em pessoas que não podem tomar ou que não responderam aos medicamentos inibidores do fator de necrose tumoral (TNF). Também é usado para tratar a artrite idiopática juvenil poliarticular (PJIA; um tipo de artrite infantil que afeta cinco ou mais articulações durante os primeiros seis meses da doença, causando dor, inchaço e perda de função) em crianças de 2 anos ou mais. O tofacitinibe está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da Janus quinase (JAK). Atua diminuindo a atividade do sistema imunológico.

O tofacitinibe é fornecido na forma de comprimido, comprimido de liberação prolongada (ação prolongada) e solução oral (líquido) para administração oral. Para o tratamento da colite ulcerosa, artrite reumatóide ou artrite psoriática, o comprimido é geralmente tomado duas vezes ao dia com ou sem alimentos e o comprimido de liberação prolongada é geralmente tomado uma vez ao dia com ou sem alimentos. Para o tratamento da artrite idiopática juvenil de curso poliarticular, o comprimido ou a solução oral é geralmente tomado duas vezes por dia com ou sem alimentos. Tome tofacitinib aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome tofacitinibe exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Engula os comprimidos de liberação prolongada inteiros; não divida, mastigue ou amasse.

Use sempre a seringa doseadora para uso oral que acompanha a solução de tofacitinib para medir a sua dose. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre como medir a sua dose de solução de tofacitinib.

Se você ou o seu filho estão tomando tofacitinibe solução oral, peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das instruções de uso do fabricante. Leia atentamente essas instruções.

O seu médico pode necessitar de diminuir a sua dose ou interromper o tratamento se sentir alguns efeitos secundários graves. Certifique-se de dizer ao seu médico como você se sente durante o tratamento.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar tofacitinibe,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a tofacitinibe, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de tofacitinibe, comprimidos de liberação prolongada ou solução oral. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: certos medicamentos antifúngicos, como fluconazol (Diflucan), itraconazol (Onmel, Sporanox) e cetoconazol; aspirina e outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Naprosyn, Aleve); carbamazepina (Carbatrol, Tegretol, Equetro, outros); claritromicina (Biaxin, em Prevpac); certos medicamentos para HIV, incluindo indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept) e ritonavir (Norvir, em Kaletra); nefazodona; fenobarbital; fenitoína (Dilantin, Phenytek); rifabutina (micobutina); e rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
  • informe o seu médico se você tem dor de estômago que não foi diagnosticada e se você tem ou já teve úlceras (feridas no revestimento do estômago ou intestino), diverticulite (inchaço do revestimento do intestino grosso), doença hepática, incluindo hepatite B ou hepatite C, câncer, anemia (um número menor que o normal de glóbulos vermelhos), diálise (tratamento médico para limpar o sangue quando os rins não estão funcionando bem) ou doença renal. Se estiver a tomar os comprimidos de libertação prolongada, informe o seu médico se tiver um estreitamento ou bloqueio do sistema digestivo.
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Não deve engravidar enquanto está a tomar tofacitinib. Se você engravidar durante o tratamento com tofacitinibe, ligue para o seu médico.
  • informe o seu médico se estiver amamentando. Não amamente enquanto estiver a tomar tofacitinib comprimidos ou solução oral e durante pelo menos 18 horas após a última dose do comprimido ou pelo menos 36 horas após a última dose do comprimido de libertação prolongada.
  • você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade nas mulheres. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar tofacitinibe.
  • informe o seu médico se você recebeu recentemente ou está programado para receber alguma vacina. Se precisar de alguma vacina, pode ser necessário recebê-la e esperar algum tempo antes de iniciar o tratamento com tofacitinibe. Não tome nenhuma vacina durante o tratamento sem falar com o seu médico.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

O tofacitinibe pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • diarréia
  • dor de cabeça
  • nariz entupido ou escorrendo

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • urticária, inchaço da face, olhos, lábios ou garganta, dificuldade em engolir ou respirar
  • dor de estômago, especialmente se vier acompanhada de febre e diarreia ou prisão de ventre
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • perda de apetite
  • urina escura
  • evacuações cor de argila
  • vomitando
  • irritação na pele
  • pele pálida
  • falta de ar

O tofacitinib pode causar um aumento nos seus níveis de colesterol no sangue. O seu médico pedirá exames para monitorar seus níveis de colesterol durante o tratamento com tofacitinibe. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar este medicamento.

O tofacitinibe pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Elimine qualquer solução não utilizada 60 dias após a abertura do frasco.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório antes e durante o tratamento para verificar a resposta do seu corpo ao tofacitinibe.

Se estiver a tomar os comprimidos de libertação prolongada, poderá notar algo parecido com um comprimido nas suas evacuações. Esta é apenas a cápsula vazia do comprimido, o que não significa que você não recebeu a dose completa do medicamento.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Xeljanz®
  • Xeljanz® XR
Última revisão - 15/12/2020

Para Você

Como identificar e tratar um cotovelo hiperextendido

Como identificar e tratar um cotovelo hiperextendido

A hiperextenão do cotovelo ocorre quando a articulação do cotovelo é dobrada além da amplitude normal de movimento. Ee tipo de leão pode danificar o ligamento e o oo do c...
Os comprimidos de bronzeamento funcionam e são seguros?

Os comprimidos de bronzeamento funcionam e são seguros?

Você já abe que o bronzeamento tradicional o coloca em rico de queimadura olare, envelhecimento prematuro e câncer de pele. Alternativa comun ão produto de bronzeamento artificial,...