Terapia cognitivo-comportamental para dores nas costas
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar muitas pessoas a lidar com a dor crônica.
A TCC é uma forma de terapia psicológica. Na maioria das vezes, envolve de 10 a 20 reuniões com um terapeuta. Focar em seus pensamentos constitui a parte cognitiva da TCC. Focar em suas ações é a parte comportamental.
Primeiro, seu terapeuta o ajudará a reconhecer os sentimentos e pensamentos negativos que ocorrem quando você tem dor nas costas. Em seguida, seu terapeuta ensina como transformá-los em pensamentos úteis e ações saudáveis. Mudar seus pensamentos de negativos para positivos pode ajudá-lo a controlar sua dor.
Acredita-se que mudar seus pensamentos sobre a dor pode mudar a forma como seu corpo responde à dor.
Você pode não ser capaz de impedir que a dor física aconteça. Mas, com a prática, você pode controlar como sua mente gerencia a dor. Um exemplo é mudar um pensamento negativo, como "Não posso fazer mais nada", para um pensamento mais positivo, como "Lidei com isso antes e posso fazer de novo".
Um terapeuta que usa a TCC ajudará você a aprender a:
- Identifique pensamentos negativos
- Pare de pensamentos negativos
- Pratique o uso de pensamentos positivos
- Desenvolva o pensamento saudável
O pensamento saudável envolve pensamentos positivos e acalmar a mente e o corpo por meio de técnicas como ioga, massagem ou imagens mentais. O pensamento saudável faz você se sentir melhor e sentir-se melhor reduz a dor.
O CBT também pode ensiná-lo a se tornar mais ativo. Isso é importante porque exercícios regulares de baixo impacto, como caminhar e nadar, podem ajudar a reduzir e prevenir a dor nas costas a longo prazo.
Para que a TCC ajude a reduzir a dor, seus objetivos de tratamento precisam ser realistas e seu tratamento deve ser feito em etapas. Por exemplo, seus objetivos podem ser ver mais amigos e começar a se exercitar. É realista ver um ou dois amigos no início e fazer caminhadas curtas, talvez apenas um quarteirão abaixo. Não é realista se reconectar com todos os seus amigos de uma vez e caminhar 3 milhas (5 quilômetros) ao mesmo tempo em seu primeiro passeio. Os exercícios podem ajudá-lo a lidar com os problemas de dor crônica.
Pergunte ao seu médico os nomes de alguns terapeutas e veja quais são cobertos pelo seu seguro.
Contate 2 a 3 terapeutas e entreviste-os por telefone. Pergunte a eles sobre sua experiência com o uso da TCC para controlar a dor crônica nas costas. Se você não gosta do primeiro terapeuta com quem você fala ou consulta, tente outra pessoa.
Dor nas costas inespecífica - cognitivo-comportamental; Dor nas costas - crônica - cognitivo-comportamental; Dor lombar - crônica - cognitivo-comportamental; Dor - costas - crônica - comportamental cognitiva; Dor nas costas crônica - baixo - comportamental cognitivo
- Dores nas costas
Cohen SP, Raja SN. Dor. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2020: cap 27.
Davin S, Jimenez XF, Covington EC, Scheman J. Estratégias psicológicas para a dor crônica. In: Garfin SR, Eismont FJ, Bell GR, Fischgrund JS, Bono CM, eds. The Spine de Rothman-Simeone e Herkowitz. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 108.
Narayan S, Dubin A. Abordagens integradas para o manejo da dor. In: Argoff CE, Dubin A, Pilitsis JG, eds. Segredos para o controle da dor. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 50.
Turk DC. Aspectos psicossociais da dor crônica. Em: Benzon HT, Rathmell JP, Wu CL, Turk DC, Argoff CE, Hurley RW, eds. Gerenciamento prático da dor. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Mosby; 2014: cap 12.
- Dor nas costas
- Tratamento da dor não medicamentosa