Lomitapida
Contente
- Antes de tomar lomitapida,
- A lomitapida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, pare de tomar lomitapida e chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A lomitapida pode causar danos graves ao fígado. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática ou se já teve problemas hepáticos enquanto toma outros medicamentos.O seu médico pode dizer-lhe para não tomar lomitapida. Informe o seu médico se você bebe álcool. Beber álcool pode aumentar o risco de desenvolver problemas de fígado. Não beba mais do que uma bebida alcoólica por dia enquanto estiver a tomar lomitapida. Informe o seu médico e farmacêutico se você estiver tomando paracetamol (Tylenol, outros), amiodarona (Cordarone), doxiciclina (Doryx, Vibramycin, outros), isotretinoína (Accutane), metotrexato (Rheumatrex), minociclina (Dynacin, Minocin), tamoxifeno ( ), ou tetraciclina (Sumycin). Se sentir algum dos seguintes sintomas em qualquer momento durante o tratamento, pare de tomar lomitapida e chame o seu médico imediatamente: cansaço extremo, falta de energia, fraqueza, náuseas ou vômitos que pioram ou não passam, dor no canto superior direito parte do estômago, perda de apetite, amarelecimento da pele ou dos olhos, febre ou sintomas semelhantes aos da gripe. O seu médico pode necessitar de alterar a dose ou interromper ou atrasar o seu tratamento se tiver problemas de fígado.
Um programa chamado Juxtapid REMS® foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) devido à possibilidade de danos ao fígado associados ao uso de lomitapida. Todas as pessoas que recebem lomitapida devem ter uma receita de lomitapida de um médico registrado no Juxtapid REMS®, e obter a receita obtida em uma farmácia registrada na Juxtapid REMS® para receber este medicamento.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico pedirá alguns testes antes e durante o seu tratamento para verificar a resposta do seu corpo à lomitapida.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com lomitapida e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
A lomitapida é usada junto com mudanças na dieta (restrição de colesterol e ingestão de gordura) e outros tratamentos para reduzir a quantidade de colesterol ("colesterol ruim") de lipoproteína de baixa densidade (LDL), colesterol total e outras substâncias gordurosas no sangue das pessoas que têm hipercolesterolemia familiar homozigótica (HoFH; uma condição hereditária na qual o colesterol não pode ser removido do corpo normalmente). A lomitapida não deve ser usada para diminuir os níveis de colesterol em pessoas que não têm HoFH. A lomitapida está em uma classe de medicamentos chamados medicamentos para baixar o colesterol. Ele age diminuindo a produção de colesterol no corpo para diminuir a quantidade de colesterol que pode se acumular nas paredes das artérias e bloquear o fluxo sanguíneo para o coração, cérebro e outras partes do corpo.
O acúmulo de colesterol e gorduras ao longo das paredes das artérias (um processo conhecido como aterosclerose) diminui o fluxo sanguíneo e, portanto, o suprimento de oxigênio para o coração, cérebro e outras partes do corpo. Reduzir o nível de colesterol e gorduras no sangue pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, angina (dor no peito), derrames e ataques cardíacos.
A lomitapida é apresentada em cápsulas para administração oral. É usualmente tomado uma vez por dia. A lomitapida deve ser tomada sem alimentos com o estômago vazio, pelo menos 2 horas após a refeição da noite. Beba um copo cheio de água com cada dose de lomitapida.
Tome a lomitapida por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome a lomitapida exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula as cápsulas inteiras; não divida, mastigue, dissolva ou esmague.
Você precisará tomar um suplemento vitamínico durante o tratamento com lomitapida. Certifique-se de seguir cuidadosamente as recomendações feitas pelo seu médico.
Continue a tomar lomitapida mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar lomitapida sem falar com o seu médico.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar lomitapida,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à lomitapida, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes das cápsulas de lomitapida. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se estiver tomando medicamentos antifúngicos como fluconazol (Diflucan), itraconazol (Sporanox), cetoconazol (Nizoral), posaconazol (Noxafil) e voriconazol (Vfend); boceprevir (Victrelis); aprepitante (Emend); ciprofloxacina (Cipro); claritromicina (Biaxin); crizotinib (Xalkori); diltiazem (Cardizem, Dilacor, Tiazac); eritromicina (E.E.S., E-Mycin, Erythrocin); Inibidores da protease do HIV, como amprenavir (Agenerase), atazanavir (Reyataz), darunavir (Prezista), fosamprenavir (Lexiva), indinavir (Crixivan), lopinavir (em Kaletra), nelfinavir (Viracept), saquinvir (Invirase), ritonavir (Invirase), ritonavir em Kaletra), ritonavir e tipranavir (Aptivus) e teleprevir (Incivek); imatinib (Gleevec); nefazodona; telitromicina (Ketek); e verapamil (Calan, Covera, Isoptin, Verelan). O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar lomitapida se estiver a tomar um ou mais destes medicamentos.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: aliscireno (Tekturna); alprazolam (Xanax); ambrisentano (Letairis); amiodarona (Cordarone, Pacerone); amlodipina (Norvasc, em Caduet); bicalutamida (Casodex); cilostazol (Pletal); certos medicamentos orais para diabetes, como saxagliptina (Onglyza em Kombiglyze) e sitagliptina (Januvia, em Janumet); cimetidina (Tagament); colchicina (Colcrys); dabigatrano (Pradaxa); digoxina (Lanoxin); everolimus (Afinitor, Zortress); fexofenadina (Allegra); fluoxetina (Prozac); fluvoxamina (Luvox); isoniazida (INH, Nydrazid); lapatinib (Tykerb); maraviroc (Selzentry); medicamentos que suprimem o sistema imunológico, como ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune), sirolimus (Rapamune) e tacrolimus (Prograf); nilotinib (Tasigna); anticoncepcionais orais (pílulas anticoncepcionais); outros medicamentos para baixar o colesterol, como atorvastatina (Lipitor, em Caduet, em Liptruzet), lovastatina (Mevacor) e sinvastatina (Zocor, em Simcor, em Vytorin); pazopanib (Votrient); ranitidina (Zantac); ranolazina (Ranexa); ticagrelor (Brilinta); tolvaptano (Samsca); topotecano (Hycamtin); varfarina (Coumadin); e zileuton (Zyflo). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a lomitapida, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente ginkgo ou goldenseal.
- se estiver a tomar colestiramina (Questran), colesevelam (WellChol) ou colestipol (Colestid), tome-o 4 horas antes ou 4 horas depois da lomitapida.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve intolerância à galactose ou má absorção de glicose-galactose (doenças hereditárias em que o corpo não é capaz de tolerar a lactose), problemas estomacais ou intestinais contínuos ou doença renal ou do pâncreas.
- Informe o seu médico se estiver grávida ou se pretende engravidar. Se você for mulher e puder engravidar, precisará fazer um teste de gravidez antes de começar a tomar lomitapida. Se você puder engravidar, deve usar um método anticoncepcional eficaz enquanto estiver tomando lomitapida. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que funcionarão para você. Se você engravidar enquanto estiver tomando lomitapida, pare de tomar o medicamento e chame seu médico imediatamente. A lomitapida pode prejudicar o feto.
- informe o seu médico se estiver a amamentar. Não deve amamentar enquanto estiver a tomar lomitapida.
Não coma toranja ou beba suco de toranja enquanto estiver tomando este medicamento.
O seu médico irá aconselhá-lo a seguir uma dieta com baixo teor de gordura. Fazer uma dieta com baixo teor de gordura pode diminuir a chance de você ter problemas de estômago, incluindo náuseas, vômitos, dores de estômago e diarreia, enquanto estiver tomando lomitapida. Siga cuidadosamente todas as recomendações dietéticas feitas pelo seu médico ou nutricionista.
Pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular no dia seguinte. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A lomitapida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- diarréia
- náusea
- vomitando
- dor de estômago
- Prisão de ventre
- inchaço
- gás
- dor de estômago
- perda de peso
- dor de cabeça
- tontura
- dor de garganta
- coriza
- dor nas costas
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, pare de tomar lomitapida e chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- diarreia severa
- tontura
- diminuição da produção de urina
A lomitapida pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Justapid®