Vacina Meningocócica do Serogrupo B (MenB)
A doença meningocócica é uma doença grave causada por um tipo de bactéria chamada Neisseria meningitidis. Pode causar meningite (infecção do revestimento do cérebro e da medula espinhal) e infecções do sangue. A doença meningocócica geralmente ocorre sem aviso - mesmo entre pessoas que são saudáveis. A doença meningocócica pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato próximo (tosse ou beijo) ou contato prolongado, especialmente entre pessoas que moram na mesma casa. Existem pelo menos 12 tipos de Neisseria meningitidis, chamados de '' serogrupos. '' Os serogrupos A, B, C, W e Y causam a maioria das doenças meningocócicas. Qualquer pessoa pode contrair a doença meningocócica, mas certas pessoas correm maior risco, incluindo:
- Bebês com menos de um ano de idade
- Adolescentes e jovens adultos de 16 a 23 anos
- Pessoas com certas condições médicas que afetam o sistema imunológico
- Microbiologistas que trabalham rotineiramente com isolados de N. meningitidis
- Pessoas em risco devido a um surto em sua comunidade
Mesmo quando tratada, a doença meningocócica mata 10 a 15 pessoas infectadas em 100. E, daqueles que sobrevivem, cerca de 10 a 20 em cada 100 sofrerão deficiências, como perda auditiva, danos cerebrais, amputações, problemas do sistema nervoso ou cicatrizes graves de enxertos de pele. As vacinas meningocócicas do sorogrupo B (MenB) podem ajudar a prevenir a doença meningocócica causada pelo sorogrupo B. Outras vacinas meningocócicas são recomendadas para ajudar na proteção contra os serogrupos A, C, W e Y.
Duas vacinas meningocócicas do grupo B do sorogrupo B (Bexsero e Trumenba) foram licenciadas pela Food and Drug Administration (FDA). Essas vacinas são recomendadas rotineiramente para pessoas com 10 anos ou mais que estão em risco aumentado de infecções meningocócicas do serogrupo B, incluindo:
- Pessoas em risco devido a um surto de doença meningocócica do sorogrupo B
- Qualquer pessoa cujo baço esteja danificado ou tenha sido removido
- Qualquer pessoa com uma condição rara do sistema imunológico chamada '' deficiência persistente do componente do complemento ''
- Qualquer pessoa que esteja tomando um medicamento chamado eculizumabe (também chamado de Soliris®)
- Microbiologistas que trabalham rotineiramente com N. meningitidis isola
Essas vacinas também podem ser administradas a qualquer pessoa de 16 a 23 anos de idade para fornecer proteção de curto prazo contra a maioria das cepas da doença meningocócica do sorogrupo B; 16 a 18 anos são as idades preferidas para a vacinação.
Para melhor proteção, é necessária mais de 1 dose da vacina meningocócica do sorogrupo B. A mesma vacina deve ser usada para todas as doses. Pergunte ao seu médico sobre o número e o horário das doses.
Diga à pessoa que está administrando a vacina:
- Se você tem alguma alergia grave com risco de vida. Se você já teve uma reação alérgica com risco de vida após uma dose anterior da vacina meningocócica do serogrupo B, ou se você tem uma alergia grave a qualquer parte desta vacina, você não deve tomar a vacina. Informe o seu médico se você tem alguma alergia grave que conheça, incluindo uma alergia grave ao látex. Ele ou ela pode falar sobre os ingredientes da vacina.
- Se você está grávida ou amamentando. Não há muita informação sobre os riscos potenciais desta vacina para uma mulher grávida ou amamentando. Deve ser usado durante a gravidez apenas se for absolutamente necessário.
- Se você tiver uma doença leve, como um resfriado, provavelmente poderá tomar a vacina hoje. Se você estiver moderada ou gravemente doente, provavelmente deve esperar até se recuperar. Seu médico pode aconselhá-lo.
Com qualquer medicamento, incluindo vacinas, há uma chance de reações. Geralmente são leves e desaparecem por conta própria em alguns dias, mas também são possíveis reações graves.
Problemas leves:
Mais da metade das pessoas que recebem a vacina meningocócica do sorogrupo B têm problemas leves após a vacinação. Essas reações podem durar de 3 a 7 dias e incluem:
- Dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção
- Cansaço ou fadiga
- Dor de cabeça
- Dores musculares ou articulares
- Febre ou calafrios
- Náusea ou diarreia
Problemas que podem acontecer após qualquer vacina injetada:
- Às vezes, as pessoas desmaiam após um procedimento médico, incluindo vacinação. Sentar ou deitar por cerca de 15 minutos pode ajudar a prevenir desmaios e lesões causadas por uma queda. Informe o seu médico se sentir tonturas, ou tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.
- Algumas pessoas sentem dor no ombro que pode ser mais intensa e duradoura do que a dor rotineira que pode ocorrer após as injeções. Isso acontece muito raramente.
- Qualquer medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Essas reações de uma vacina são muito raras, estimadas em cerca de 1 em um milhão de doses, e aconteceriam dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar ferimentos graves ou morte. A segurança das vacinas está sempre sendo monitorada. Para obter mais informações, visite: http://www.cdc.gov/vaccinesafety/.
O que devo procurar?
- Procure qualquer coisa que o preocupe, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou comportamento incomum.
- Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir urticária, inchaço da face e da garganta, dificuldade em respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura e fraqueza - geralmente alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
O que devo fazer?
- Se você acha que é uma reação alérgica grave ou outra emergência que não pode esperar, ligue para 9-1-1 e vá ao hospital mais próximo. Caso contrário, chame seu médico.
- Posteriormente, a reação deve ser relatada ao "Sistema de Notificação de Eventos Adversos à Vacina" (VAERS). O seu médico deve apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo através do site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligando para 1-800-822-7967.
VAERS não fornece aconselhamento médico.
O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Pessoas que acreditam que podem ter sido feridas por uma vacina podem aprender sobre o programa e como fazer uma reclamação ligando para 1-800-338-2382 ou visitando o site do VICP em http://www.hrsa.gov/vaccinecompensation. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.
- Pergunte ao seu médico. Ele pode fornecer o folheto informativo da vacina ou sugerir outras fontes de informação.
- Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
- Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/vaccines.
Declaração de Informações da Vacina Meningocócica do Serogrupo B. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 09/08/2016.
- Bexsero®
- Trumenba®