Spray nasal de naloxona
Contente
- Para administrar o inalador, siga estas etapas:
- Antes de receber spray nasal de naloxona,
- O spray nasal de naloxone pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, obtenha tratamento médico de emergência:
Naloxone spray nasal é usado junto com tratamento médico de emergência para reverter os efeitos potencialmente fatais de uma sobredosagem de opiáceos (narcóticos) conhecida ou suspeita. O spray nasal de naloxona está em uma classe de medicamentos chamados antagonistas opiáceos. Ele age bloqueando os efeitos dos opiáceos para aliviar os sintomas perigosos causados por níveis elevados de opiáceos no sangue.
A naloxona é apresentada como uma solução (líquida) para pulverizar no nariz. Geralmente é administrado conforme necessário para tratar overdoses de opiáceos. Cada spray nasal de naloxona contém uma dose única de naloxona e deve ser usado apenas uma vez.
Você provavelmente não conseguirá se tratar se tiver uma overdose de opiáceos. Certifique-se de que seus familiares, cuidadores ou as pessoas que passam algum tempo com você saibam como saber se você está tendo uma overdose, como usar o spray nasal de naloxona e o que fazer até que chegue ajuda médica de emergência. O seu médico ou farmacêutico irá mostrar-lhe a si e aos seus familiares como usar o medicamento. Você e qualquer pessoa que precise dar o medicamento devem ler as instruções que acompanham o spray nasal. Peça as instruções ao seu farmacêutico ou visite o site do fabricante para obter as instruções.
Você deve manter o spray nasal disponível o tempo todo, caso você tenha uma overdose de opióides. Esteja ciente da data de validade do seu dispositivo e substitua o spray quando essa data passar.
O spray nasal de naloxona pode não reverter os efeitos de certos opiáceos como buprenorfina (Belbuca, Buprenex, Butrans) e pentazocina (Talwin) e pode exigir doses adicionais de naloxona com um novo spray nasal a cada vez.
Os sintomas de uma overdose de opióides incluem sonolência excessiva, não despertar quando se fala em voz alta ou quando o meio do peito é esfregado com firmeza, respiração superficial ou parada ou pupilas pequenas (círculos pretos no centro dos olhos). Se alguém perceber que você está apresentando esses sintomas, deverá dar-lhe a primeira dose de naloxona e ligar para o 911 imediatamente. Depois de receber o spray nasal de naloxona, uma pessoa deve ficar com você e observá-lo de perto até a chegada de ajuda médica de emergência.
Para administrar o inalador, siga estas etapas:
- Deite a pessoa de costas para dar o medicamento.
- Remova o spray nasal de naloxona da caixa. Retire a guia para abrir o spray.
- Não prepare o spray nasal antes de usá-lo.
- Segure o spray nasal de naloxone com o polegar na parte inferior do êmbolo e os dedos indicador e médio em cada lado do bico.
- Insira suavemente a ponta do bico em uma narina, até que seus dedos de cada lado do bico estejam contra a parte inferior do nariz da pessoa. Forneça apoio à nuca da pessoa com a mão para permitir que a cabeça se incline para trás.
- Pressione o êmbolo com firmeza para liberar o medicamento.
- Remova o bico do spray nasal da narina após dar o medicamento.
- Vire a pessoa de lado (posição de recuperação) e chame a assistência médica de emergência imediatamente após dar a primeira dose de naloxona.
- Se a pessoa não responde ao acordar, à voz ou ao toque, ou respirando normalmente ou responde e depois recai, dê outra dose. Se necessário, dê doses adicionais (repetindo as etapas 2 a 7) a cada 2 a 3 minutos em narinas alternadas com um novo spray nasal a cada vez até a chegada da assistência médica de emergência.
- Coloque os sprays nasais usados de volta no recipiente e fora do alcance das crianças até que você possa descartá-los com segurança.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber spray nasal de naloxona,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a naloxona, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes do spray nasal de naloxona. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Muitos medicamentos que afetam o coração ou a pressão arterial podem aumentar o risco de desenvolver efeitos colaterais graves com o uso do spray nasal de naloxona. Certifique-se de informar o seu médico sobre todos os medicamentos que está tomando.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve uma doença cardíaca.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você recebeu spray nasal de naloxona durante a gravidez, seu médico pode precisar monitorar seu bebê durante a gravidez com cuidado após receber a medicação.
O spray nasal de naloxone pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de cabeça
- secura nasal, inchaço ou congestão nasal
- dor muscular
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, obtenha tratamento médico de emergência:
- sinais de abstinência de opiáceos, como dores no corpo, diarreia, batimento cardíaco acelerado, palpitante ou irregular, febre, corrimento nasal, espirros, suores, bocejos, náuseas, vômitos, nervosismo, inquietação, irritabilidade, tremores, tremores, cólicas estomacais, fraqueza e o aparecimento de pelos na pele arrepiados
- apreensões
- perda de consciência
- choro mais do que o normal (em bebês tratados com spray nasal de naloxona)
- reflexos mais fortes do que o normal (em bebês tratados com spray nasal de naloxona)
O spray nasal de naloxone pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe da luz, excesso de calor e umidade (não no banheiro). Não congele o spray nasal de naloxona.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Narcan®