Injeção de daclizumab
Contente
- Antes de usar a injeção de daclizumab,
- A injeção de daclizumab pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A injeção de daclizumab não está mais disponível. Se você estiver usando daclizumab, deve ligar para o seu médico para discutir a mudança para outro tratamento.
O daclizumab pode causar lesões hepáticas graves ou com risco de vida. O risco de danos ao fígado pode aumentar em pessoas que tomam outros medicamentos conhecidos por causar danos ao fígado e em pessoas que já têm doença hepática. Informe o seu médico se você tem ou já teve problemas de fígado ou hepatite. O seu médico pode dizer-lhe para não usar a injeção de daclizumab. Informe o seu médico e farmacêutico sobre todos os medicamentos que está tomando, para que eles possam verificar se algum dos seus medicamentos pode aumentar o risco de desenvolver danos ao fígado durante o tratamento com daclizumab. O seu médico irá monitorizá-lo para detectar sinais de problemas hepáticos durante e até 6 meses após o seu tratamento com daclizumab. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: náuseas, vômitos, cansaço extremo, sangramento ou hematomas incomuns, falta de energia, perda de apetite, dor na parte superior direita do estômago, amarelecimento da pele ou olhos , urina de cor escura ou sintomas semelhantes aos da gripe.
O daclizumab pode causar doenças graves do sistema imunológico (condições que ocorrem quando o sistema imunológico ataca células saudáveis do corpo). Informe o seu médico se você tem ou já teve problemas de pele, incluindo eczema ou psoríase. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: vermelhidão, coceira ou descamação da pele; glândulas inchadas no pescoço, axilas ou virilha; diarréia; fezes com sangue; dor de estômago; ou qualquer sintoma novo inexplicável que afete qualquer parte do corpo.
Devido aos riscos deste medicamento, a injeção de daclizumab está disponível apenas por meio de um programa especial de distribuição restrita. Um programa foi estabelecido pelo fabricante do daclizumabe para garantir que as pessoas não usem a injeção de daclizumabe sem o monitoramento necessário, denominado Programa de Estratégias de Avaliação e Mitigação de Risco Zinbryta (REMS). O seu médico e farmacêutico devem estar registrados no programa Zinbryta REMS. Peça ao seu médico mais informações sobre este programa e como você receberá seu medicamento.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico pedirá alguns testes antes, durante e por 6 meses após a sua dose final para verificar a resposta do seu corpo à injeção de daclizumab.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com injeção de daclizumabe e cada vez que você reabastecer sua prescrição. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) para obter o Guia de Medicação.
Fale com o seu médico sobre os riscos de receber injeção de daclizumab.
O daclizumabe é usado para prevenir episódios de sintomas e retardar o agravamento da deficiência em pessoas com formas remitentes-recorrentes (curso da doença em que os sintomas aumentam de vez em quando) de esclerose múltipla (EM; uma doença em que os nervos não funcionam adequadamente e as pessoas podem sentir fraqueza, dormência, perda de coordenação muscular e problemas de visão, fala e controle da bexiga). O daclizumab é geralmente usado por pessoas que não foram ajudadas por pelo menos dois outros medicamentos para a EM. O daclizumab está em uma classe de medicamentos chamados imunomoduladores. Acredita-se que ele atue diminuindo a inflamação e diminuindo a ação das células do sistema imunológico que podem causar danos aos nervos.
O daclizumab é fornecido como uma solução (líquido) em uma seringa pré-cheia para injetar por via subcutânea (sob a pele). Geralmente é injetado uma vez por mês. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use daclizumab exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Você receberá sua primeira dose de daclizumab no consultório do seu médico. Depois disso, você pode injetar daclizumab em si mesmo ou pedir a um amigo ou parente para administrar as injeções. Antes de usar daclizumab pela primeira vez, leia as instruções escritas que o acompanham. Peça ao seu médico ou farmacêutico para mostrar a você ou à pessoa que irá injetar o medicamento como injetá-lo.
Você pode injetar daclizumab na parte de trás dos braços, na área do estômago ou nas coxas. Não injete seu medicamento na pele irritada, machucada, avermelhada, infectada, com cicatrizes ou tatuada.
Nunca reutilize ou compartilhe agulhas ou seringas pré-cheias de medicamentos. Jogue fora as seringas usadas em um recipiente resistente a perfurações. Converse com seu médico ou farmacêutico sobre como descartar o recipiente resistente a perfurações.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar a injeção de daclizumab,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a daclizumab, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes na injeção de daclizumab. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve tuberculose ou se você tem uma infecção. Além disso, informe o seu médico se você tem ou já teve depressão ou se já pensou ou tentou o suicídio.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver usando daclizumab, chame seu médico.
- você deve saber que pode ficar deprimido ou suicida (pensar em se machucar ou se matar ou planejar ou tentar fazê-lo) enquanto estiver usando a injeção de daclizumab. Você, sua família ou seu cuidador devem ligar para seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: depressão nova ou agravamento, falar ou pensar em querer se machucar ou acabar com sua vida, ou quaisquer outras mudanças incomuns no comportamento ou humor . Certifique-se de que sua família ou cuidador saibam quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico se você não puder procurar tratamento por conta própria.
- não tome nenhuma vacina durante o seu tratamento com daclizumab ou até 4 meses após a sua dose final sem falar com o seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você esquecer de uma dose da injeção de daclizumab, injete a dose que se esqueceu assim que se lembrar. No entanto, se passaram mais de 2 semanas após a sua dose esquecida, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não injete uma dose dupla para compensar uma dose esquecida. Ligue para o seu médico se você esquecer de uma dose e tiver dúvidas sobre o que fazer.
A injeção de daclizumab pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- acne
- dor na boca
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- irritação na pele
- urticária
- coceira
- dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço dos olhos, rosto, boca, língua ou garganta
- depressão nova ou piorando
- mudanças de humor ou comportamento
- pensando em se machucar ou se matar ou planejar ou tentar fazer isso
- coriza, tosse, dor de garganta, febre, calafrios e outros sinais de infecção
- dificuldade para urinar
- dor ao urinar
- apreensões
O daclizumab pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem em que veio, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde o daclizumab na geladeira, mas não congele. Se você congelar acidentalmente o medicamento, deve descartar a seringa. O daclizumabe pode ser mantido em temperatura ambiente por até 30 dias, mas deve ser protegido da luz. O daclizumab não deve ser colocado de volta no refrigerador após ter sido armazenado à temperatura ambiente.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está usando a injeção de daclizumab.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Zinbryta®
- Zenapax®¶
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/04/2018