Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Tafenoquine: Malaria Drug Development
Vídeo: Tafenoquine: Malaria Drug Development

Contente

A tafenoquina (Krintafel) é usada para prevenir o retorno da malária (uma infecção grave que se espalha por mosquitos em certas partes do mundo e pode causar a morte) em pessoas com 16 anos ou mais que estão infectadas e atualmente recebem cloroquina ou hidroxicloroquina para tratar a malária. A tafenoquina (Arakoda) é usada isoladamente para prevenir a malária em viajantes que visitam áreas onde a malária é comum. A tafenoquina está em uma classe de medicamentos chamados antimaláricos. Ele age matando os organismos que causam a malária.

A tafenoquina é apresentada em comprimidos para tomar por via oral com alimentos. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome tafenoquina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Se estiver a tomar tafenoquina (Krintafel) para prevenir o reaparecimento da malária, é geralmente tomado em dose única (2 comprimidos) no primeiro ou segundo dia de tratamento com cloroquina ou hidroxicloroquina.


Se estiver a tomar tafenoquina (Arakoda) para a prevenção da malária, uma dose (2 comprimidos) é normalmente tomada uma vez por dia durante 3 dias, começando 3 dias antes de viajar para uma área onde haja malária. Enquanto estiver na área, uma dose (2 comprimidos) é geralmente tomada uma vez por semana no mesmo dia da semana. Depois de retornar da área, uma dose (2 comprimidos) é geralmente administrada 7 dias após a última dose que foi tomada antes do seu retorno. Você não deve tomar tafenoquina (Arakoda) para a prevenção da malária por mais de 6 meses.

Engula os comprimidos inteiros; não divida, mastigue ou amasse.

Se você vomitar dentro de uma hora após tomar tafenoquina (Krintafel), chame seu médico. Você pode precisar tomar outra dose deste medicamento.

Tome tafenoquina até terminar a receita, mesmo que se sinta melhor. Se você parar de tomar tafenoquina muito cedo ou pular as doses, sua infecção pode não ser completamente tratada ou você pode não estar protegido contra infecções futuras.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente se você estiver tomando Tafenoquina (Krintafel). Se estiver a tomar tafenoquina (Arakoda), o seu médico ou farmacêutico dar-lhe-á a ficha de informação do paciente do fabricante (Guia de Medicação) quando iniciar o tratamento e cada vez que reabastecer a sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) para obter o Guia de Medicação.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar tafenoquina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a tafenoquina, primaquina, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de tafenoquina.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: dofetilide (Tikosyn) e metformina (Fortamet, Glucophage, Riomet, em Actoplus Met, outros). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G-6-PD) (uma doença hereditária do sangue). O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar tafenoquina. Informe também o seu médico se você tem ou já teve problemas de saúde mental. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar tafenoquina.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve anemia hemolítica (uma condição com um número anormalmente baixo de glóbulos vermelhos), metemoglobinemia (uma condição com glóbulos vermelhos defeituosos que são incapazes de transportar oxigênio para os tecidos do corpo), nicotinamida deficiência de dinucleotídeo de adenina (NADH) (uma condição genética) ou doença renal ou hepática.
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se for uma mulher em idade fértil, terá de fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento. Você deve usar métodos anticoncepcionais para prevenir a gravidez durante o tratamento com tafenoquina e por 3 meses após a última dose. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que funcionarão para você. Se você engravidar enquanto estiver tomando tafenoquina, chame seu médico imediatamente. A tafenoquina pode prejudicar o feto.
  • informe o seu médico se estiver amamentando ou se planeja amamentar.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Ligue para o seu médico ou farmacêutico para perguntar o que fazer se você se esquecer de uma dose de tafenoquina (Arakoda).

A tafenoquina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • náusea
  • vomitando
  • diarréia
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • ansiedade
  • mudanças de humor
  • sonhos incomuns
  • dor de cabeça
  • problemas de visão, incluindo visão turva ou sensibilidade à luz

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • irritação na pele
  • urticária
  • inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, boca ou garganta
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • falta de ar
  • rouquidão ou aperto na garganta
  • urina de cor escura
  • cor cinza-azulada dos lábios e / ou pele
  • tontura
  • confusão
  • alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
  • delírios (ter pensamentos ou crenças estranhas que não têm base na realidade), como pensamentos de que as pessoas estão tentando prejudicá-lo, mesmo que não estejam
  • tontura
  • amarelecimento da pele ou olhos

A tafenoquina pode causar outros efeitos colaterais.Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à tafenoquina.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Arakoda®
  • Krintafel®
Última revisão - 15/02/2021

Compartilhado

Erupções na artrite reumatóide: fotos, sintomas e muito mais

Erupções na artrite reumatóide: fotos, sintomas e muito mais

A artrite reumatóide (AR) é uma condição em que o itema imunológico do corpo e ataca e inflama a membrana protetora dentro da articulaçõe. Io pode reultar em intoma ...
Planos de dieta para hipoglicemia

Planos de dieta para hipoglicemia

Hipoglicemia ignifica que você tem baixo nível de açúcar no angue. Peoa com diabete geralmente apreentam baixo nívei de açúcar no angue. Certo medicamento, conumo ex...