Hidroxiureia
Contente
- Antes de tomar hidroxiureia,
- A hidroxiureia pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
A hidroxiureia pode causar uma redução grave no número de células sanguíneas na medula óssea. Isso pode aumentar o risco de desenvolver uma infecção grave ou sangramento. Se sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: febre, calafrios, cansaço ou fraqueza excessiva, dores no corpo, dor de garganta, falta de ar, tosse e congestão contínuas ou outros sinais de infecção; sangramento ou hematomas incomuns; fezes com sangue ou preto, alcatrão; ou vomitando sangue ou material marrom que se assemelha a borra de café.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá certos exames regularmente para verificar a resposta do seu corpo à hidroxiureia e para ver se sua contagem sanguínea caiu. O seu médico pode necessitar de alterar a sua dose ou dizer-lhe para parar de tomar hidroxiureia por um período de tempo para permitir que o seu hemograma volte ao normal se tiver baixado muito.
A hidroxiureia pode aumentar o risco de desenvolver outros tipos de câncer, incluindo câncer de pele. Planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz do sol e use roupas de proteção, óculos de sol e protetor solar. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar hidroxiureia.
Seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com hidroxiureia e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) para obter o Guia de Medicação.
A hidroxiureia (Hydrea) é usada sozinha ou com outros medicamentos ou radioterapia para tratar um certo tipo de leucemia mielóide crônica (CML; um tipo de câncer dos glóbulos brancos) e certos tipos de câncer de cabeça e pescoço (incluindo câncer de boca , bochecha, língua, garganta, amígdalas e seios da face). A hidroxiureia (Droxia, Siklos) é usada para reduzir a frequência de crises dolorosas e reduzir a necessidade de transfusões de sangue em adultos e crianças com 2 anos de idade ou mais com anemia falciforme (uma doença hereditária do sangue em que os glóbulos vermelhos têm uma forma anormal [em forma de foice] e não pode levar oxigênio suficiente para todas as partes do corpo). A hidroxiureia está em uma classe de medicamentos chamados antimetabólitos. A hidroxiureia trata o câncer diminuindo ou interrompendo o crescimento das células cancerosas em seu corpo. A hidroxiureia trata a anemia falciforme, ajudando a prevenir a formação de glóbulos vermelhos em forma de foice.
A hidroxiureia é apresentada em cápsulas e comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado uma vez ao dia com um copo de água. Quando a hidroxiureia é usada para tratar certos tipos de câncer, pode ser tomada uma vez a cada três dias. Tome hidroxiureia por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome hidroxiureia exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico pode necessitar de atrasar o seu tratamento ou ajustar a sua dose de hidroxiureia dependendo da sua resposta ao tratamento e de quaisquer efeitos secundários que possa sentir. Converse com seu médico sobre como você se sente durante o tratamento. Não pare de tomar hidroxiureia sem falar com seu médico.
Seu médico provavelmente lhe dirá para tomar outro medicamento, ácido fólico (uma vitamina), para diminuir alguns dos efeitos colaterais desse medicamento. Tome este medicamento exatamente como dirigido.
Engula as cápsulas inteiras; não divida, mastigue ou amasse.
Os comprimidos de hidroxiureia de 1.000 mg (Siklos) são classificados de forma que possam ser facilmente divididos em metades ou quartos para fornecer doses menores. Não divida os comprimidos de hidroxiureia de 100 mg em partes menores. O seu médico irá dizer-lhe como quebrar os comprimidos e quantos comprimidos ou partes de um comprimido deve tomar.
Se não conseguir engolir os comprimidos de hidroxiureia ou parte (s) dos comprimidos, pode dissolver a sua dose em água. Coloque sua dose em uma colher de chá e adicione um pouco de água. Espere cerca de 1 minuto para permitir que o (s) comprimido (s) se dissolvam e engula a mistura imediatamente.
Você deve usar luvas de borracha ou látex ao manusear as cápsulas ou comprimidos para que sua pele não entre em contato com o medicamento. Lave as mãos com água e sabão antes e depois de tocar na garrafa ou medicamento. Se a hidroxiureia entrar em contato com seus olhos, lave-os imediatamente com água por pelo menos 15 minutos. Se o pó de uma cápsula ou comprimido derramar, limpe-o imediatamente com uma toalha úmida descartável. Em seguida, coloque a toalha em um recipiente fechado, como um saco plástico, e jogue-a no lixo fora do alcance de crianças e animais domésticos. Limpe a área do derramamento com uma solução detergente seguida de água limpa.
Às vezes, a hidroxiureia também é usada para tratar a policitemia vera (uma doença do sangue em que o corpo produz muitos glóbulos vermelhos). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar hidroxiureia,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à hidroxiureia, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes inativos das cápsulas ou comprimidos de hidroxiureia. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: certos medicamentos para HIV (vírus da imunodeficiência humana), como didanosina (Videx) e estavudina (Zerit) e interferon (Actimmune, Avonex, Betaseron, Infergen, Intron A, outros). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem o vírus da imunodeficiência humana (HIV), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), níveis elevados de ácido úrico no sangue ou úlceras nas pernas; se você está sendo tratado ou já foi tratado com radioterapia, quimioterapia do câncer ou hemodiálise; ou se tem ou já teve doença renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Não deve engravidar ou amamentar enquanto estiver a tomar hidroxiureia. Você precisará fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento com hidroxiureia. Se você é mulher, deve usar um método anticoncepcional eficaz enquanto toma hidroxiureia e por pelo menos 6 meses após interromper o tratamento. Se você é do sexo masculino, você e sua parceira devem usar métodos anticoncepcionais eficazes enquanto tomam hidroxiureia e por pelo menos 6 meses (Siklos) ou pelo menos 1 ano (Droxia, Hydrea) após interromper o tratamento. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que você pode usar durante e após o tratamento e por quanto tempo deve continuar com o uso. Se você engravidar enquanto estiver tomando hidroxiureia, chame seu médico imediatamente. A hidroxiureia pode prejudicar o feto.
- você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade nos homens. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar hidroxiureia.
- não tome nenhuma vacina sem falar com o seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A hidroxiureia pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- perda de apetite
- ganho de peso
- feridas na boca e garganta
- Prisão de ventre
- irritação na pele
- pele pálida
- tontura
- dor de cabeça
- perda de cabelo
- mudanças na pele e unhas
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- batimento cardíaco rápido
- dor contínua que começa na área do estômago, mas pode se espalhar para as costas
- feridas nas pernas ou úlceras
- dor, coceira, vermelhidão, inchaço ou bolhas na pele
- dor na parte superior direita do estômago
- amarelecimento da pele ou olhos
- dormência, queimação ou formigamento nas mãos ou pés
- febre, tosse, falta de ar e outros problemas respiratórios
A hidroxiureia pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento no recipiente em que veio, bem fechado e fora do alcance de crianças e animais de estimação. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Os comprimidos de 1.000 mg partidos devem ser conservados na embalagem e utilizados no prazo de 3 meses.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- feridas na boca e garganta
- dor, vermelhidão, inchaço e escamação nas mãos e pés
- escurecimento da pele
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está tomando hidroxiureia.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação.Pessoas que não estão tomando hidroxiureia devem evitar tocar no medicamento ou no frasco que contém o medicamento.
Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Droxia®
- Hydrea®
- Siklos®
- Hidroxicarbamida