Bromocriptina
Contente
- Antes de tomar bromocriptina,
- Este medicamento pode causar alterações no açúcar no sangue. Você deve conhecer os sintomas de açúcar no sangue baixo e alto e o que fazer se tiver esses sintomas.
- A bromocriptina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
A bromocriptina (Parlodel) é usada para tratar sintomas de hiperprolactinemia (níveis elevados de uma substância natural chamada prolactina no corpo), incluindo falta de períodos menstruais, secreção dos mamilos, infertilidade (dificuldade para engravidar) e hipogonadismo (níveis baixos de certas substâncias naturais necessários para o desenvolvimento normal e função sexual). A bromocriptina (Parlodel) pode ser usada para tratar a hiperprolactinemia causada por certos tipos de tumores que produzem prolactina e pode diminuir esses tumores. A bromocriptina (Parlodel) também é usada sozinha ou com outros tratamentos para tratar acromegalia (condição em que há muito hormônio do crescimento no corpo) e doença de Parkinson (DP; um distúrbio do sistema nervoso que causa dificuldades de movimento, controle muscular, e equilíbrio). A bromocriptina (Cycloset) é usada com uma dieta e programa de exercícios e, às vezes, com outros medicamentos para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 (condição em que o corpo não usa insulina normalmente e, portanto, não pode controlar a quantidade de açúcar no sangue ) A bromocriptina (Cycloset) não é usada para tratar diabetes tipo 1 (condição em que o corpo não produz insulina e, portanto, não pode controlar a quantidade de açúcar no sangue) ou cetoacidose diabética (uma doença grave que pode se desenvolver se os níveis elevados de açúcar no sangue não forem tratado). A bromocriptina está em uma classe de medicamentos chamados agonistas dos receptores da dopamina. Ele trata a hiperprolactinemia, diminuindo a quantidade de prolactina no corpo. Ele trata a acromegalia, diminuindo a quantidade de hormônio do crescimento no corpo. Ele trata a doença de Parkinson, estimulando os nervos que controlam o movimento. Desconhece-se a forma como a bromocriptina atua no tratamento da diabetes.
A bromocriptina (Parlodel) apresenta-se na forma de cápsulas e comprimidos para administração oral. A bromocriptina (Cycloset) é apresentada em comprimidos para administração oral. Quando a bromocriptina (Parlodel) é usada para tratar a hiperprolactinemia, geralmente é tomada uma vez por dia com alimentos. Quando a bromocriptina (Parlodel) é usada para tratar a acromegalia, geralmente é tomada uma vez por dia, ao deitar, com alimentos. Quando a bromocriptina (Parlodel) é usada para tratar a doença de Parkinson, geralmente é tomada duas vezes ao dia com alimentos. A bromocriptina (Cycloset) é geralmente administrada uma vez ao dia com alimentos, 2 horas após o despertar pela manhã. Tome bromocriptina aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome bromocriptina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico provavelmente começará com uma dose baixa de bromocriptina e aumentará gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez a cada 2 a 28 dias. O momento do aumento da dose depende da condição a ser tratada e da sua resposta ao medicamento.
A bromocriptina pode ajudar a controlar a sua doença, mas não a cura. Pode demorar algum tempo para sentir todos os benefícios da bromocriptina. Não pare de tomar bromocriptina sem falar com o seu médico. Se parar de tomar bromocriptina, sua condição pode piorar.
Se você estiver tomando bromocriptina (Cycloset) para diabetes, peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
A bromocriptina não deve ser usada para interromper a produção de leite materno em mulheres que fizeram um aborto ou natimorto ou que optaram por não amamentar; a bromocriptina pode causar efeitos adversos graves ou fatais nestas mulheres. Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar bromocriptina,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à bromocriptina; alcalóides da cravagem como cabergolina (Dostinex), diidroergotamina (DHE 45, Migranal), mesilatos ergolóides (Germinal, Hydergine), ergonovina (Ergotrate), ergotamina (Bellergal-S, Cafergot, Ergomar, Wigergonovine), metilergonovina (Meterergonovina) ( Sansert) e pergolide (Permax); quaisquer outros medicamentos; ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos ou cápsulas de bromocriptina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amitriptilina (Elavil); antifúngicos como itraconazol (Sporanox) e cetoconazol (Nizoral); anti-histamínicos; cloranfenicol; dexametasona (Decadron, Dexpak); outros agonistas da dopamina, tais como cabergolina (Dostinex), levodopa (Dopar, Larodopa), pergolide (Permax) e ropinirole (Requip); medicamentos do tipo ergotamina, como diidroergotamina (DHE 45, Migranal), mesilatos ergolóides (Germinal, Hydergine), ergonovina (Ergotrate), ergotamina (Bellergal-S, Cafergot, Ergomar, Wigraine), metilergonergina (Sansertgine) e metisisergida (Sansertgine) ; haloperidol (Haldol); imipramina (Tofranil); insulina; antibióticos macrólidos, tais como claritromicina (Biaxin, em PrevPac) e eritromicina (E.E.S., E-Mycin, Erythrocin); certos medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), como indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept) e ritonavir (Norvir, em Kaletra); medicamentos orais para diabetes; medicamentos para asma, resfriados, hipertensão, enxaquecas e náuseas; medicamentos para doenças mentais, como clozapina (Leponex, FazaClo), olanzapina (Zyprexa, em Symbyax), tiotixeno (Navane) e ziprasidona (Geodon); metildopa (em Aldoril); metoclopramida (Reglan); nefazodona; octreotida (Sandostatina); pimozida (Orap); probenecida (em Col-Probenecid, Probalan); reserpina; rifampicina (Rifadin, em Rifamate, em Rifater, Rimactane); e sumatriptano (Imitrex). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a bromocriptina, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- informe o seu médico se tiver pressão alta ou enxaqueca que cause desmaios. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar bromocriptina.
- informe o seu médico se você deu à luz recentemente, se você já desmaiou e se você teve ou teve um ataque cardíaco; batimento cardíaco lento, rápido ou irregular; doença mental; pressão arterial baixa, úlceras; sangramento no estômago ou intestinos; Síndrome de Raynaud (condição em que as mãos e os pés ficam dormentes e frios quando expostos a temperaturas frias); doença cardíaca, renal ou hepática; ou qualquer condição que o impeça de digerir alimentos que contenham açúcar, amido ou laticínios normalmente.
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você estiver tomando bromocriptina (Parlodel) para tratar a falta de períodos menstruais e a infertilidade causada por hiperprolactinemia, use um método anticoncepcional diferente de anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis ou injeções) até ter períodos menstruais regulares; em seguida, pare de usar o controle de natalidade. Você deve fazer o teste de gravidez uma vez a cada 4 semanas, desde que não menstrue. Assim que seu período menstrual retornar, você deve fazer o teste de gravidez a qualquer momento em que seu período menstrual atrasar 3 dias. Se você não deseja engravidar, use um método anticoncepcional diferente dos anticoncepcionais hormonais enquanto estiver tomando bromocriptina. Se engravidar durante o tratamento com bromocriptina, pare de tomar o medicamento e chame o seu médico.
- não amamente enquanto estiver a tomar bromocriptina.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar bromocriptina (Cycloset).
- você deve saber que a bromocriptina pode deixá-lo sonolento e fazer com que adormeça repentinamente. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando bromocriptina.O álcool pode piorar os efeitos colaterais da bromocriptina.
- você deve saber que a bromocriptina pode causar tonturas, náuseas, sudorese e desmaios quando você se levanta muito rapidamente de uma posição deitada. Isto é mais comum quando começa a tomar bromocriptina ou quando a sua dose é aumentada. Para evitar esse problema, saia da cama lentamente, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.
- pergunte ao seu médico o que fazer se você ficar doente, desenvolver uma infecção ou febre, sentir um estresse incomum ou se ferir. Estas condições podem afetar o açúcar no sangue e a quantidade de bromocriptina (Cycloset) de que pode necessitar.
Fale com o seu médico sobre comer toranja e beber sumo de toranja enquanto está a tomar este medicamento.
Certifique-se de seguir todas as recomendações dietéticas e de exercícios feitas pelo seu médico ou nutricionista.
Se você toma bromocriptina (Parlodel), tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Se você toma bromocriptina (Cycloset) uma vez ao dia e não toma sua dose matinal, espere até a manhã seguinte para tomar o medicamento. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Este medicamento pode causar alterações no açúcar no sangue. Você deve conhecer os sintomas de açúcar no sangue baixo e alto e o que fazer se tiver esses sintomas.
A bromocriptina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- Prisão de ventre
- dores de estômago
- azia
- perda de apetite
- dor de cabeça
- fraqueza
- cansaço
- tontura ou vertigem
- sonolência
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- depressão
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- desmaio
- secreção aquosa do nariz
- dormência, formigamento ou dor nos dedos, especialmente no tempo frio
- bancos pretos e alcatroados
- vômito sangrento
- vomitando material que se parece com borra de café
- inchaço dos pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- apreensões
- dor de cabeça severa
- visão turva ou prejudicada
- fala lenta ou difícil
- fraqueza ou dormência de um braço ou perna
- dor no peito
- dor nos braços, costas, pescoço ou mandíbula
- falta de ar
- confusão
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
A bromocriptina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe da luz, excesso de calor e umidade (não no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- náusea
- vomitando
- Prisão de ventre
- suando
- pele pálida
- sensação geral de desconforto ou mal-estar
- falta de energia
- desmaio
- tontura
- sonolência
- confusão
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
- acreditar em coisas que não são verdadeiras
- bocejando repetidamente
Marque todas as consultas com seu médico, oftalmologista e o laboratório. Sua pressão arterial deve ser verificada periodicamente. Seu médico pode solicitar exames oftalmológicos regulares e alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à bromocriptina. O açúcar no sangue e a hemoglobina glicosilada (HbA1c) devem ser verificados regularmente para determinar sua resposta à bromocriptina (Cycloset). O seu médico também lhe dirá como verificar a sua resposta à bromocriptina (Cycloset) medindo os seus níveis de açúcar no sangue ou urina em casa. Siga estas instruções cuidadosamente.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Cycloset®
- Parlodel®
- Bromocriptina
- Brom-ergocriptina
- 2-bromoergocriptina
- 2-Br-alfa-ergocriptina