Clonidina

Contente
- Antes de tomar clonidina,
- A clonidina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas ou os listados na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS forem graves ou não desaparecerem:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Os comprimidos de clonidina (Catapres) são usados isoladamente ou em combinação com outros medicamentos para tratar a hipertensão. Comprimidos de liberação prolongada (ação prolongada) de clonidina (Kapvay) são usados sozinhos ou em combinação com outros medicamentos como parte de um programa de tratamento para controlar os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH; mais dificuldade de foco, controle de ações e permanecer quieto ou mais silencioso do que outras pessoas da mesma idade) em crianças. A clonidina está em uma classe de medicamentos chamados agentes hipotensores alfa-agonistas de ação central. A clonidina trata a hipertensão, diminuindo a freqüência cardíaca e relaxando os vasos sanguíneos para que o sangue possa fluir mais facilmente pelo corpo. Os comprimidos de liberação prolongada de clonidina podem tratar o TDAH, afetando a parte do cérebro que controla a atenção e a impulsividade.
A hipertensão é uma condição comum e, quando não tratada, pode causar danos ao cérebro, coração, vasos sanguíneos, rins e outras partes do corpo. Danos a esses órgãos podem causar doenças cardíacas, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, derrame, insuficiência renal, perda de visão e outros problemas. Além de tomar medicamentos, fazer mudanças no estilo de vida também ajuda a controlar a pressão arterial. Essas mudanças incluem comer uma dieta pobre em gordura e sal, manter um peso saudável, fazer exercícios pelo menos 30 minutos na maioria dos dias, não fumar e usar álcool com moderação.
A clonidina vem na forma de comprimido e de liberação prolongada (ação prolongada) para serem tomados por via oral. O comprimido é geralmente tomado duas vezes ao dia em intervalos regulares. O comprimido de liberação prolongada é geralmente tomado uma ou duas vezes ao dia com ou sem alimentos. Tome clonidina nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome clonidina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos de liberação prolongada inteiros; não divida, mastigue ou esmague.
O seu médico pode começar com uma dose baixa de clonidina e aumentar gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez por semana.
A clonidina pode ajudar a controlar sua condição, mas não a curará. Continue a tomar clonidina mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar clonidina sem falar com seu médico. Se você parar repentinamente de tomar clonidina, ela pode causar um rápido aumento da pressão arterial e sintomas como nervosismo, dor de cabeça e tremores incontroláveis de uma parte do corpo. O seu médico provavelmente diminuirá a sua dose gradualmente ao longo de 2 a dias para o comprimido normal e de 3 a 7 dias para o comprimido de libertação prolongada.
A clonidina também é usada no tratamento de dismenorreia (cólicas muito dolorosas durante o período menstrual), crise hipertensiva (uma condição em que sua pressão arterial está muito alta), síndrome de Tourette (uma condição caracterizada pela necessidade de realizar movimentos repetidos ou de repetir sons ou palavras), ondas de calor da menopausa e abstinência de álcool e opiáceos (narcóticos). A clonidina também é usada como auxiliar na terapia para parar de fumar e no diagnóstico de feocromocitoma (um tumor que se desenvolve em uma glândula perto dos rins e pode causar hipertensão e aumento da freqüência cardíaca). Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar clonidina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à clonidina, a qualquer um de seus ingredientes, adesivos de clonidina ou qualquer outro medicamento. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antidepressivos; beta bloqueadores, como acebutolol (Sectral), atenolol (Tenormin, em Tenoretic), betaxolol, bisoprolol (Zebeta, em Ziac), carvedilol (Coreg), labetalol, metoprolol (Lopressor, Toprol XL, em Dutoprol), nadolol (Corgard, em Corzide), pindolol, propranolol (Inderal, Innopran XL, em Inderide), sotalol (Betapace, Sorine) e timolol; bloqueadores dos canais de cálcio, como amlodipina (em Amturnide, Norvasc, em Amturnide, em Tekamlo, outros), diltiazem (Cardizem, Dilacor XR, Dilt-CD, Taztia XT, Tiazac, outros), felodipina (Plendil), isradipina, nicardipina (Cardene ), nifedipina (Adalat CC, Afeditab CR, Procardia), nimodipina, nisoldipina (Sular) e verapamil (Calan, Covera, Verelan, outros, em Tarka); digoxina (Lanoxin); medicamentos para ansiedade, doença mental ou convulsões; sedativos; pílulas para dormir; tranquilizantes; e antidepressivos tricíclicos como amitriptilina, amoxapina, clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramina), doxepina (Silenor), imipramina (Tofranil), maprotilina, nortriptilina (Pamelor), protriptilina (Vivactil) e trimipramina (Surmontipramina). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve um derrame, um ataque cardíaco recente ou doença cardíaca ou renal.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma clonidina, chame seu médico.
- converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do uso de clonidina se você tiver 65 anos de idade ou mais. Os adultos mais velhos geralmente não devem usar clonidina porque ela não é tão segura quanto outros medicamentos que podem ser usados para tratar a mesma condição.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar clonidina.
- você deve saber que a clonidina pode causar sonolência ou tontura. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de álcool enquanto estiver tomando clonidina. O álcool pode piorar os efeitos colaterais da clonidina.
- você deve saber que a clonidina pode causar tonturas, desmaios e desmaios quando você se levanta muito rapidamente de uma posição deitada. Isso é mais comum quando você começa a tomar clonidina. Para evitar esse problema, saia da cama lentamente, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.
- você deve saber que os comprimidos de clonidina de liberação prolongada devem ser usados como parte de um programa de tratamento total para o TDAH, que pode incluir aconselhamento e educação especial. Certifique-se de seguir todas as instruções do seu médico e terapeuta.
Seu médico pode prescrever uma dieta com baixo teor de sal ou sódio. Siga estas instruções cuidadosamente.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular.Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A clonidina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas ou os listados na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS forem graves ou não desaparecerem:
- boca seca
- cansaço
- fraqueza
- dor de cabeça
- nervosismo
- diminuição da capacidade sexual
- náusea
- vomitando
- Prisão de ventre
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- irritação na pele
- urticária
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- dificuldade em engolir ou respirar
- rouquidão
A clonidina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- desmaio
- ritmo cardíaco lento
- dificuldade ao respirar
- tremendo
- fala arrastada
- cansaço
- confusão
- pele fria e pálida
- sonolência
- fraqueza
- pupilas menores (círculos pretos no meio dos olhos)
Mantenha todas as consultas com o seu médico. Sua pressão arterial deve ser verificada regularmente para determinar sua resposta à clonidina.
O seu médico pode pedir-lhe para verificar o seu pulso (frequência cardíaca) diariamente e irá dizer-lhe quão rápido deve ser. Peça ao seu médico ou farmacêutico para lhe ensinar como medir o pulso. Se seu pulso estiver mais lento ou mais rápido do que deveria, chame seu médico antes de tomar este medicamento naquele dia.
Para aliviar a boca seca causada pela clonidina, masque chicletes ou chupe rebuçados sem açúcar.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Catapres®
- Jenloga®¶
- Kapvay®
- Clorpres® (contendo clortalidona, clonidina)
- Combipres® (contendo clortalidona, clonidina)¶
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/05/2017