Tamoxifeno
Contente
- Antes de tomar tamoxifeno,
- O tamoxifeno pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
O tamoxifeno pode causar câncer do útero (útero), derrames e coágulos sanguíneos nos pulmões. Essas condições podem ser graves ou fatais. Informe o seu médico se você já teve um coágulo sanguíneo nos pulmões ou nas pernas, um acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco. Informe também o seu médico se você fuma, se tem pressão alta ou diabetes, se sua capacidade de se movimentar durante as horas de vigília é limitada, ou se você está tomando anticoagulantes ('anticoagulantes'), como a varfarina (Coumadin). Se sentir algum dos seguintes sintomas durante ou após o tratamento, contacte o seu médico imediatamente: hemorragia vaginal anormal; períodos menstruais irregulares; alterações no corrimento vaginal, especialmente se o corrimento ficar com sangue, marrom ou enferrujado; dor ou pressão na pelve (área do estômago abaixo do umbigo); inchaço ou sensibilidade nas pernas; dor no peito; falta de ar; tossindo sangue; fraqueza repentina, formigamento ou dormência no rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo; confusão repentina; dificuldade em falar ou entender; dificuldade repentina de ver em um ou ambos os olhos; dificuldade repentina para andar; tontura; perda de equilíbrio ou coordenação; ou dor de cabeça súbita e severa.
Mantenha todas as consultas com o seu médico. Você precisará fazer exames ginecológicos (exames dos órgãos femininos) regularmente para encontrar os primeiros sinais de câncer de útero.
Se você está pensando em tomar tamoxifeno para reduzir a chance de desenvolver câncer de mama, você deve conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios deste tratamento. Você e seu médico decidirão se o possível benefício do tratamento com tamoxifeno compensa os riscos de tomar a medicação. Se você precisa tomar tamoxifeno para tratar o câncer de mama, os benefícios do tamoxifeno superam os riscos.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com tamoxifeno e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
O tamoxifeno é usado para tratar o câncer de mama que se espalhou para outras partes do corpo em homens e mulheres. É usado para tratar o câncer de mama precoce em mulheres que já foram tratadas com cirurgia, radioterapia e / ou quimioterapia. É usado para reduzir o risco de desenvolver um tipo mais grave de câncer de mama em mulheres que tiveram carcinoma ductal in situ (CDIS; um tipo de câncer de mama que não se espalha para fora do ducto lácteo onde se forma) e que foram tratados com cirurgia e radiação. É usado para reduzir o risco de câncer de mama em mulheres que apresentam alto risco para a doença devido à idade, histórico médico pessoal e histórico médico familiar.
O tamoxifeno está em uma classe de medicamentos conhecidos como antiestrogênios. Ele bloqueia a atividade do estrogênio (um hormônio feminino) na mama. Isso pode interromper o crescimento de alguns tumores de mama que precisam de estrogênio para crescer.
O tamoxifeno é apresentado na forma de comprimido para administração oral. O tamoxifeno é geralmente tomado uma ou duas vezes ao dia com ou sem alimentos. Tome tamoxifeno aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga cuidadosamente as instruções no rótulo da receita e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer coisa que você não entenda. Tome tamoxifeno exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos de tamoxifeno inteiros; não divida, mastigue ou amasse. Engula os comprimidos com água ou qualquer outra bebida não alcoólica.
Se você estiver tomando tamoxifeno para prevenir o câncer de mama, provavelmente o tomará por cinco anos. Se estiver a tomar tamoxifeno para tratar o cancro da mama, o seu médico decidirá quanto tempo durará o seu tratamento. Não pare de tomar tamoxifeno sem falar com seu médico.
Se você se esquecer de tomar uma dose de tamoxifeno, tome a dose esquecida assim que se lembrar e tome a próxima dose como de costume. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O tamoxifeno também é usado algumas vezes para induzir a ovulação (produção de óvulos) em mulheres que não produzem óvulos, mas desejam engravidar. O tamoxifeno também é algumas vezes usado para tratar a síndrome de McCune-Albright (MAS; uma condição que pode causar doença óssea, desenvolvimento sexual precoce e manchas escuras na pele em crianças). Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar tamoxifeno,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao tamoxifeno ou qualquer outro medicamento.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: aminoglutetimida (Cytadren); anastrozol (Arimidex), bromocriptina (Parlodel); medicação de quimioterapia contra câncer, como ciclofosfamida (Cytoxan, Neosar) letrozol (Femara); medroxiprogesterona (Depo-Provera, Provera, em Prempro); fenobarbital; e rifampicina (Rifadin, Rimactane). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- além das condições listadas na seção AVISO IMPORTANTE, informe o seu médico se você tem ou já teve níveis elevados de colesterol no sangue.
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Você não deve planejar engravidar durante o tratamento com tamoxifeno ou por 2 meses após o tratamento. O seu médico pode realizar um teste de gravidez ou dizer-lhe para começar o tratamento durante o período menstrual para se certificar de que não está grávida quando começar a tomar tamoxifeno. Você precisará usar um método anticoncepcional não hormonal confiável para evitar a gravidez enquanto estiver tomando tamoxifeno e por 2 meses após o tratamento. Converse com seu médico sobre os tipos de anticoncepcionais adequados para você e continue a usar anticoncepcionais, mesmo que não tenha períodos menstruais regulares durante o tratamento. Pare de tomar tamoxifeno e contacte o seu médico imediatamente se pensa que engravidou durante o seu tratamento. O tamoxifeno pode prejudicar o feto.
- informe o seu médico se estiver a amamentar. Não deve amamentar durante o tratamento com tamoxifeno.
- diga a todos os seus médicos e outros profissionais de saúde que você está tomando tamoxifeno.
- você ainda precisará procurar sinais precoces de câncer de mama, pois é possível desenvolver câncer de mama mesmo durante o tratamento com tamoxifeno. Converse com seu médico sobre a frequência com que você deve examinar seus seios, peça a um médico que os examine e faça mamografias (exames de raio-x dos seios). Ligue para o seu médico imediatamente se você encontrar um novo caroço em sua mama.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O tamoxifeno pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- aumento da dor óssea ou tumoral
- dor ou vermelhidão ao redor do local do tumor
- ondas de calor
- náusea
- cansaço excessivo
- tontura
- depressão
- dor de cabeça
- queda de cabelo
- perda de peso
- dores de estômago
- Prisão de ventre
- perda de desejo ou habilidade sexual (em homens)
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- problemas de visão
- perda de apetite
- amarelecimento da pele ou olhos
- hematoma ou sangramento incomum
- febre
- bolhas
- irritação na pele
- inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, garganta, mãos, braços, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- sede
- fraqueza muscular
- inquietação
O tamoxifeno pode aumentar o risco de desenvolver outros tipos de câncer, incluindo câncer de fígado. Converse com seu médico sobre este risco.
O tamoxifeno pode aumentar o risco de desenvolver catarata (turvação do cristalino do olho) que pode precisar ser tratada com cirurgia. Converse com seu médico sobre este risco.
O tamoxifeno pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Mantenha o tamoxifeno no recipiente de origem, bem fechado e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- agitação incontrolável de uma parte do corpo
- instabilidade
- tontura
- Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao tamoxifeno.
- Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando tamoxifeno.
- Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Fale com o seu farmacêutico se tiver alguma dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Nolvadex®
- Soltamox®¶
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/01/2018