Clotrimazol Vaginal
Contente
- Para inserir o creme de clotrimazol por via vaginal, leia as instruções fornecidas com o medicamento e siga estas etapas:
- Antes de usar o clotrimazol vaginal,
- O clotrimazol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, pare de usar clotrimazol e chame seu médico imediatamente:
O clotrimazol vaginal é usado para tratar infecções vaginais por fungos em adultos e crianças com 12 anos de idade ou mais. O clotrimazol está em uma classe de medicamentos antifúngicos chamados imidazol. Ele age impedindo o crescimento de fungos que causam infecções.
O clotrimazol vaginal é um creme para ser inserido na vagina. Também pode ser aplicado na pele ao redor da vagina. O creme é inserido na vagina uma vez ao dia ao deitar por 3 ou 7 dias seguidos, dependendo das instruções do produto. O creme é usado duas vezes ao dia por até 7 dias ao redor da parte externa da vagina. Siga as instruções na embalagem ou no rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use clotrimazol exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais freqüência do que indicado na embalagem ou prescrito pelo seu médico.
O clotrimazol vaginal está disponível sem receita médica (sem receita). Se esta é a primeira vez que você sente coceira e desconforto vaginal, converse com um médico antes de usar o clotrimazol. Se um médico já lhe disse que você teve uma infecção por fungos e você voltou a apresentar os mesmos sintomas, use o creme vaginal conforme indicado na embalagem.
Não tenha relações vaginais nem use outros produtos vaginais (como tampões, duchas ou espermicidas) durante o tratamento.
Você deve começar a se sentir melhor durante os primeiros três dias de tratamento com clotrimazol. Se seus sintomas não melhorarem ou piorarem, chame seu médico.
Para aplicar o creme de clotrimazol na área externa ao redor da vagina, use o dedo para aplicar uma pequena quantidade de creme na área afetada da pele.
Para inserir o creme de clotrimazol por via vaginal, leia as instruções fornecidas com o medicamento e siga estas etapas:
- Encha o aplicador especial que acompanha o creme até o nível indicado.
- Deite-se de costas com os joelhos dobrados para cima e afastados ou em pé com os pés afastados e os joelhos dobrados.
- Insira suavemente o aplicador na vagina e empurre o êmbolo para liberar o medicamento.
- Retire o aplicador.
- Descarte o aplicador se for descartável. Se o aplicador for reutilizável, separe-o e limpe-o com sabão e água morna após cada uso.
- Lave as mãos imediatamente para evitar a propagação da infecção.
A dose deve ser aplicada ao deitar-se para deitar. Funciona melhor se você não se levantar novamente após aplicá-lo, exceto para lavar as mãos. Você pode usar um absorvente higiênico enquanto usa o creme vaginal para proteger sua roupa contra manchas. Continue a usar o creme vaginal de clotrimazol, mesmo que menstrue durante o tratamento.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar o clotrimazol vaginal,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao clotrimazol, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes do creme vaginal de clotrimazol. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se você tiver dor no estômago, nas costas ou no ombro. febre, calafrios, náuseas, vômitos ou corrimento vaginal fétido; foi exposto ou teve vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS); ou teve infecções fúngicas vaginais frequentes (uma vez por mês ou 3 ou mais infecções em 6 meses).
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver usando clotrimazol, chame seu médico.
- você deve saber que os preservativos e os diafragmas podem ficar enfraquecidos se forem usados durante o seu tratamento com clotrimazol vaginal. Por causa disso, esses dispositivos podem não ser eficazes na prevenção da gravidez ou doenças sexualmente transmissíveis se você usá-los durante o tratamento.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.
O clotrimazol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- aumento da queimação, coceira ou irritação da vagina
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, pare de usar clotrimazol e chame seu médico imediatamente:
- irritação na pele
- urticária
- dor de estômago
- febre
- arrepios
- náusea
- vomitando
- corrimento vaginal malcheiroso
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Se alguém engolir clotrimazol vaginal, ligue para o centro de controle de intoxicações local em 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiou ou não está respirando, ligue para os serviços de emergência locais no 911.
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida que você tenha sobre o clotrimazol.
Se você ainda tiver sintomas de infecção 7 dias após o início do tratamento com clotrimazol, chame seu médico.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Gyne-Lotrimin® Creme¶
- Gyne-Lotrimin 3® Creme¶
- Trivagizole® 3 creme
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/11/2018