Injeção de interferon Alfa-2b
Contente
- Injeção de interferon alfa-2b é usada
- Se você tem:
- Antes de receber injeção de interferon alfa-2b,
- A injeção de interferon alfa-2b pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou qualquer um dos listados nas seções AVISO IMPORTANTE ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A injeção de interferão alfa-2b pode causar ou agravar as seguintes condições que podem ser graves ou com risco de vida: infecções; doença mental, incluindo depressão, problemas de humor e comportamento, ou pensamentos de se machucar ou matar a si mesmo ou outras pessoas; distúrbios isquêmicos (condições em que há pouco suprimento de sangue a uma área do corpo), como angina (dor no peito) ou ataque cardíaco; e doenças autoimunes (condições em que o sistema imunológico ataca uma ou mais partes do corpo que podem afetar o sangue, articulações, rins, fígado, pulmões, músculos, pele ou glândula tireóide). Informe o seu médico se você tiver uma infecção; ou se você tem ou já teve uma doença autoimune, psoríase (uma doença de pele em que manchas vermelhas e escamosas se formam em algumas áreas do corpo), lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus; uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca saudável partes do corpo), sarcoidose (uma condição na qual pequenos aglomerados de células do sistema imunológico se formam em vários órgãos, como pulmões, olhos, pele e coração e interferem na função desses órgãos) ou artrite reumatóide (AR; uma condição em que o corpo ataca suas próprias articulações, causando dor, inchaço e perda de função); Câncer; colite (inflamação do intestino); diabetes; ataque cardíaco; pressão alta; níveis elevados de triglicerídeos (gorduras relacionadas ao colesterol); HIV (vírus da imunodeficiência humana) ou AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida); arritmia cardíaca; doença mental, incluindo depressão, ansiedade ou pensar ou tentar se matar; ou doença do coração, rim, pâncreas ou tireóide.
Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: diarreia com sangue ou evacuações; febre, calafrios, tosse com catarro (muco), dor de garganta ou outros sinais de infecção; urinar com mais frequência ou com dor, dor no peito; arritmia cardíaca; mudanças em seu humor ou comportamento; depressão; começar a usar drogas ilícitas ou álcool novamente, se você os usou no passado; irritabilidade (ficar chateado facilmente); pensamentos de se matar ou se machucar; comportamento agressivo ou violento; dificuldade ao respirar; dor no peito; mudanças no andar ou na fala; diminuição da força ou fraqueza em um lado do corpo; visão turva ou perda de visão; forte dor de estômago; sangramento ou hematomas incomuns; urina de cor escura; evacuações de cor clara; ou agravamento de uma doença auto-imune.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico irá solicitar alguns testes para verificar a resposta do seu corpo ao interferon alfa-2b.
O seu médico ou farmacêutico dar-lhe-á a ficha de informação do fabricante para o doente (Guia de Medicação) quando iniciar o tratamento com interferão alfa-2b e cada vez que reabastecer a sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
A injeção de interferão alfa-2b é utilizada para tratar várias doenças.
Injeção de interferon alfa-2b é usada
- sozinho ou em combinação com ribavirina (Copegus, Rebetol, Ribasphere) para tratar a infecção crônica (de longo prazo) por hepatite C (inchaço do fígado causado por um vírus) em pessoas que apresentam sinais de lesão hepática,
- para tratar a infecção crônica de hepatite B (inchaço do fígado causado por um vírus) em pessoas que apresentam sinais de danos ao fígado,
- para tratar a leucemia de células pilosas (um câncer de células brancas do sangue),
- para tratar verrugas genitais,
- para tratar o sarcoma de Kaposi (um tipo de câncer que faz com que tecido anormal cresça em diferentes partes do corpo) relacionado à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS),
- para tratar o melanoma maligno (um câncer que começa em certas células da pele) em certas pessoas que fizeram uma cirurgia para remover o câncer,
- junto com outro medicamento para tratar o linfoma folicular não-Hodgkin (NHL; um câncer de sangue de crescimento lento).
O interferon alfa-2b está em uma classe de medicamentos chamados imunomoduladores. O interferão alfa-2b atua no tratamento do vírus da hepatite C (HCV) e do vírus da hepatite B (HBV) ao diminuir a quantidade de vírus no organismo. O interferão alfa-2b pode não curar a hepatite B ou C ou impedir o desenvolvimento de complicações destas infecções, como cirrose (cicatrizes) do fígado, insuficiência hepática ou cancro do fígado. Também pode não prevenir a propagação da hepatite B ou C para outras pessoas. Não se sabe exatamente como o interferon alfa-2b atua no tratamento do câncer ou das verrugas genitais.
O interferon alfa-2b é apresentado na forma de pó em um frasco para injetáveis para misturar com o líquido e como solução para injetar por via subcutânea (logo abaixo da pele), intramuscular (em um músculo), intravenosa (na veia) ou intralesional (em uma lesão ) É melhor injetar o medicamento por volta da mesma hora do dia nos dias da injeção, geralmente no final da tarde ou à noite.
Se você tem:
- HCV, injete o medicamento por via subcutânea ou intramuscular três vezes por semana.
- HBV, injete o medicamento por via subcutânea ou intramuscular três vezes por semana, geralmente por 16 semanas.
- leucemia de células cabeludas, injetar o medicamento por via intramuscular ou subcutânea 3 vezes por semana por até 6 meses.
- melanoma maligno, injetar o medicamento por via intravenosa por 5 dias consecutivos por 4 semanas, depois por via subcutânea três vezes por semana por 48 semanas.
- melanoma folicular, injetar o medicamento por via subcutânea três vezes por semana por até 18 meses.
- verrugas genitais, injetar o medicamento por via intralesional três vezes por semana em dias alternados por 3 semanas e, em seguida, o tratamento pode ser continuado por até 16 semanas.
- Sarcoma de Kaposi, injete o medicamento por via subcutânea ou intramuscular três vezes por semana durante 16 semanas.
Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use a injeção de interferon alfa-2b exatamente como dirigido. Não use mais ou menos deste medicamento ou use-o com mais frequência ou por um período de tempo mais longo do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico pode diminuir a sua dose se sentir efeitos secundários graves com a medicação. Informe o seu médico como se sente durante o tratamento e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre a quantidade de medicamento que deve tomar.
Você receberá sua primeira dose de interferon alfa-2b no consultório do seu médico. Depois disso, você mesmo pode injetar interferão alfa-2b ou peça a um amigo ou familiar que lhe dê as injecções. Antes de usar o interferon alfa-2b pela primeira vez, você ou a pessoa que irá administrar as injeções devem ler as informações do fabricante para o paciente que o acompanha. Peça ao seu médico ou farmacêutico para mostrar a você ou à pessoa que irá injetar o medicamento como injetá-lo. Se outra pessoa for injetar o medicamento em você, certifique-se de que ela saiba como evitar picadas acidentais de agulhas.
Se estiver injetando este medicamento por via subcutânea, injete interferon alfa-2b em qualquer lugar na área do estômago, parte superior do braço ou coxas, exceto próximo à cintura ou ao redor do umbigo (umbigo). Não injete o seu medicamento na pele irritada, com hematomas, avermelhada, infectada ou com cicatrizes.
Se estiver injetando este medicamento por via intramuscular, injete interferon alfa-2b na parte superior do braço, coxas ou área externa das nádegas. Não use o mesmo local duas vezes seguidas.Não injete o seu medicamento na pele irritada, com hematomas, avermelhada, infectada ou com cicatrizes.
Se você estiver injetando este medicamento por via intralesional, injete diretamente no centro da base da verruga.
Nunca reutilize seringas, agulhas ou frascos para injectáveis de interferão alfa-2b. Jogue fora as agulhas e seringas usadas em um recipiente resistente a perfurações e jogue fora os frascos de medicamentos usados no lixo. Converse com seu médico ou farmacêutico sobre como descartar o recipiente resistente a perfurações.
Antes de usar o interferão alfa-2b, observe a solução no frasco para injectáveis. O medicamento deve ser transparente e livre de partículas flutuantes. Verifique o frasco para certificar-se de que não há vazamentos e verifique a data de validade. Não use a solução se estiver vencida, turva, contiver partículas ou se estiver em um frasco com vazamento.
Deve apenas misturar um frasco para injectáveis de interferão alfa-2b de cada vez. É melhor misturar o medicamento antes de planejar injetá-lo. No entanto, você pode misturar o medicamento com antecedência, armazená-lo na geladeira e usar em 24 horas. Certifique-se de tirar os medicamentos da geladeira e deixe-os atingir a temperatura ambiente antes de injetá-los.
O seu médico ou farmacêutico dar-lhe-á a ficha de informação do fabricante para o doente (Guia de Medicação) quando iniciar o tratamento com interferão alfa-2b e cada vez que reabastecer a sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida.
O interferon alfa-2b também é algumas vezes usado para tratar o vírus da hepatite D (HDV; inchaço do fígado causado por um vírus), carcinoma basocelular (um tipo de câncer de pele), linfomas cutâneos de células T (CTCL, um tipo de câncer de pele ) e câncer de rim. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber injeção de interferon alfa-2b,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à injeção de interferon alfa-2b, outros medicamentos de interferon alfa, incluindo PEG-interferon alfa-2b (PEG-Intron) e PEG-interferon alfa-2a (Pegasys), quaisquer outros medicamentos, albumina ou qualquer um dos outros ingredientes na injeção de interferão alfa-2b. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: telbivudina (Tyzeka), teofilina (Elixofilina, Theo-24, Teocrono) ou zidovudina (Retrovir, em Combivir, em Trizivir). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se tiver doença hepática grave ou hepatite autoimune (condição em que as células do sistema imunológico atacam o fígado). O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não usar a injeção de interferão alfa-2b.
- Informe o seu médico ou farmacêutico se você já fez um transplante de órgão (cirurgia para substituir um órgão no corpo) e está tomando medicamentos para suprimir o sistema imunológico. Informe também o seu médico se você tem ou já teve alguma das condições mencionadas na seção AVISO IMPORTANTE ou qualquer um dos seguintes: anemia (baixo nível de glóbulos vermelhos) ou baixo nível de glóbulos brancos, problemas de sangramento ou coágulos de sangue, incluindo embolia pulmonar ( PE; um coágulo de sangue no pulmão), uma doença pulmonar como pneumonia, hipertensão arterial pulmonar (HAP; pressão alta nos vasos que transportam sangue para os pulmões, causando falta de ar, tontura e cansaço), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC; um grupo de doenças que afetam os pulmões e as vias respiratórias) ou problemas oculares.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o tratamento com injeção de interferon alfa-2b, ligue para o seu médico.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a receber interferão alfa-2b.
- você deve saber que pode ter sintomas semelhantes aos da gripe, como dor de cabeça, sudorese, dores musculares e cansaço após receber a injeção. O seu médico pode dizer-lhe para tomar paracetamol (Tylenol), um medicamento de venda livre para a dor e a febre para ajudar com estes sintomas. Fale com o seu médico se estes sintomas forem difíceis de controlar ou se agravarem.
Tenha o cuidado de beber líquidos suficientes durante os primeiros tratamentos com interferão alfa-2b.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você esquecer de uma dose de injeção de interferon alfa-2b, injete a próxima dose assim que se lembrar ou puder administrá-la. Não use injeção de interferão alfa-2b dois dias consecutivos. Não injete uma dose dupla para compensar uma dose esquecida. Ligue para o seu médico se você esquecer de uma dose e tiver dúvidas sobre o que fazer.
A injeção de interferon alfa-2b pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- hematomas, sangramento, dor, vermelhidão, inchaço ou irritação no local em que você injetou interferon alfa-2b
- dor muscular
- mudança na capacidade de saborear
- perda de cabelo
- tontura
- boca seca
- problemas de concentração
- sentindo frio ou calor
- mudanças de peso
- mudanças de pele
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou qualquer um dos listados nas seções AVISO IMPORTANTE ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- irritação na pele
- urticária
- descamação da pele
- coceira
- dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço dos olhos, rosto, boca, língua ou garganta
- mudanças na visão
- dor de estômago, sensibilidade ou inchaço
- amarelecimento da pele ou olhos
- Cansaço extremo
- confusão
- diarréia
- perda de apetite
- náusea
- vomitando
- dor nas costas
- perda de consciência
- dormência, queimação ou formigamento nas mãos ou pés
A injeção de interferão alfa-2b pode causar outros efeitos secundários. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde na geladeira, mas não congele. Depois de misturado, use-o imediatamente. Pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas após a mistura. Jogue fora qualquer medicamento que esteja desatualizado ou não seja mais necessário. Converse com seu farmacêutico sobre o descarte correto de seu medicamento.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Intron A®