Autor: William Ramirez
Data De Criação: 21 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Clozapina, cuándo y cómo debemos tomarla Tu Farmacéutico Informa
Vídeo: Clozapina, cuándo y cómo debemos tomarla Tu Farmacéutico Informa

Contente

A clozapina pode causar um problema sério no sangue. O seu médico pedirá alguns exames laboratoriais antes de você iniciar o tratamento, durante o tratamento e por pelo menos 4 semanas após o tratamento. Seu médico pedirá os testes de laboratório uma vez por semana no início e pode solicitar os testes com menos frequência à medida que o tratamento continua. Se sentir algum dos seguintes sintomas, contacte imediatamente o seu médico: cansaço extremo; fraqueza; febre, dor de garganta, calafrios ou outros sinais de gripe ou infecção; corrimento vaginal incomum ou coceira; feridas na boca ou garganta; feridas que demoram a cicatrizar; dor ou queimação ao urinar; feridas ou dor na área retal ou em torno dela; ou dor abdominal.

Devido aos riscos deste medicamento, a clozapina está disponível apenas por meio de um programa especial de distribuição restrita. Um programa foi estabelecido pelos fabricantes de clozapina para garantir que as pessoas não tomem clozapina sem o monitoramento necessário chamado de Programa de Avaliação de Risco de Clozapina e Estratégias de Mitigação (REMS). Seu médico e farmacêutico devem ser registrados no programa Clozapina REMS, e seu farmacêutico não dispensará seu medicamento a menos que tenha recebido os resultados de seus exames de sangue. Peça ao seu médico mais informações sobre este programa e como você receberá seu medicamento.


A clozapina pode causar convulsões. Informe o seu médico se você tem ou já teve convulsões. Não dirija um carro, opere máquinas, nade ou escale enquanto toma clozapina, porque se você perder repentinamente a consciência, você pode se machucar ou outras pessoas. Se você tiver uma convulsão, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência.

A clozapina pode causar miocardite (inchaço do músculo cardíaco que pode ser perigoso) ou cardiomiopatia (músculo cardíaco aumentado ou espessado que impede o coração de bombear sangue normalmente). Se sentir algum dos seguintes sintomas, contacte imediatamente o seu médico: cansaço extremo; sintomas como os da gripe; dificuldade em respirar ou respiração rápida; febre; dor no peito; ou batimento cardíaco rápido, irregular ou acelerado.

A clozapina pode causar tonturas, desmaios ou desmaios ao se levantar, especialmente quando você começa a tomá-la ou quando sua dose é aumentada. Informe o seu médico se você tem ou teve um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou batimento cardíaco lento e irregular, ou se está tomando medicamentos para pressão alta. Informe também o seu médico se tiver vômitos ou diarreia graves ou sinais de desidratação agora, ou se desenvolver estes sintomas a qualquer momento durante o tratamento. O seu médico provavelmente irá iniciar com uma dose baixa de clozapina e aumentar gradualmente a sua dose para dar ao seu corpo tempo para se ajustar à medicação e diminuir a chance de você sentir este efeito colateral. Fale com o seu médico se você não tomar clozapina por 2 dias ou mais. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para reiniciar o seu tratamento com uma dose baixa de clozapina.


Uso em adultos mais velhos:

Estudos mostraram que adultos mais velhos com demência (um distúrbio cerebral que afeta a capacidade de lembrar, pensar com clareza, comunicar-se e realizar atividades diárias e que pode causar alterações no humor e na personalidade) que tomam antipsicóticos (medicamentos para doenças mentais) como a clozapina têm maior chance de morte durante o tratamento.

A clozapina não foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de problemas de comportamento em idosos com demência. Fale com o médico que prescreveu clozapina se você, um membro da família ou alguém de quem você cuida tem demência e está tomando este medicamento. Para obter mais informações, visite o site da FDA: http://www.fda.gov/Drugs

A clozapina é usada para tratar os sintomas da esquizofrenia (uma doença mental que causa pensamentos perturbados ou incomuns, perda de interesse pela vida e emoções fortes ou inadequadas) em pessoas que não foram ajudadas por outros medicamentos ou que tentaram se matar e provavelmente tentarão se matar ou se machucar novamente. A clozapina está em uma classe de medicamentos chamados antipsicóticos atípicos. Ele age alterando a atividade de certas substâncias naturais no cérebro.


A clozapina é apresentada na forma de comprimido, comprimido de desintegração oral (comprimido que se dissolve rapidamente na boca) e uma suspensão oral (líquido) para administração oral. Geralmente é tomado uma ou duas vezes ao dia. Tome clozapina aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome clozapina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Não tente empurrar o comprimido de desintegração oral através da embalagem de alumínio. Em vez disso, use as mãos secas para retirar o papel alumínio. Retire imediatamente o comprimido e coloque-o na língua. O comprimido dissolve-se rapidamente e pode ser engolido com saliva. Não é necessária água para engolir os comprimidos desintegrantes.

Para medir a suspensão oral de clozapina, siga estas etapas:

  1. Certifique-se de que a tampa está bem apertada no recipiente de suspensão oral girando a tampa no sentido horário (para a direita). Agite a garrafa para cima e para baixo por 10 segundos antes de usar.
  2. Remova a tampa do frasco empurrando-a para baixo e, em seguida, gire-a no sentido anti-horário (para a esquerda). Na primeira vez que você abrir um novo frasco, empurre o adaptador para dentro do frasco até que a parte superior do adaptador esteja alinhada com a parte superior do frasco.
  3. Se a sua dose for de 1 mL ou menos, use a seringa para uso oral menor (1 mL). Se a sua dose for superior a 1 mL, use a seringa para uso oral maior (9 mL).
  4. Encha a seringa para uso oral com ar puxando o êmbolo. Em seguida, insira a ponta aberta da seringa para uso oral no adaptador. Empurre todo o ar da seringa para uso oral para o frasco pressionando o êmbolo.
  5. Enquanto segura a seringa para uso oral no lugar, vire cuidadosamente o frasco de cabeça para baixo. Retire um pouco do medicamento do frasco para a seringa para uso oral puxando o êmbolo. Tenha cuidado para não puxar o êmbolo totalmente para fora.
  6. Você verá uma pequena quantidade de ar próximo ao final do êmbolo da seringa para uso oral. Empurre o êmbolo para que o medicamento volte para o frasco e o ar desapareça. Puxe o êmbolo para puxar a dose correta do medicamento para a seringa para uso oral.
  7. Enquanto ainda segura a seringa para uso oral no frasco, vire cuidadosamente o frasco para cima, de modo que a seringa fique por cima. Remova a seringa para uso oral do adaptador do gargalo do frasco sem empurrar o êmbolo. Tome o medicamento logo após colocá-lo na seringa para uso oral. Não prepare uma dose e guarde-a na seringa para uso posterior.
  8. Coloque a ponta aberta da seringa para uso oral em um lado da boca. Feche bem os lábios à volta da seringa para uso oral e empurre o êmbolo lentamente à medida que o líquido entra na boca. Engula o medicamento lentamente à medida que vai para a boca.
  9. Deixe o adaptador na garrafa. Coloque a tampa de volta no frasco e gire no sentido horário (para a direita) para apertar.
  10. Enxágue a seringa para uso oral com água morna da torneira após cada uso. Encha um copo com água e coloque a ponta da seringa para uso oral na água do copo. Puxe o êmbolo e retire a água para a seringa para uso oral. Empurre o êmbolo para esguichar a água em uma pia ou recipiente separado até que a seringa para uso oral esteja limpa. Deixe a seringa para uso oral secar ao ar e descarte a água de enxágue restante.

A clozapina controla a esquizofrenia, mas não a cura. Pode demorar várias semanas ou mais até sentir todos os benefícios da clozapina. Continue a tomar clozapina mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar clozapina sem falar com seu médico. O seu médico provavelmente irá querer diminuir a sua dose gradualmente.

Este medicamento não deve ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar clozapina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à clozapina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de clozapina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: anti-histamínicos como difenidramina (Benadryl); antibióticos, tais como ciprofloxacina (Cipro) e eritromicina (E.E.S., E-Mycin, outros); benztropina (Cogentin); cimetidina (Tagamet); bupropiona (Aplenzin, Wellbutrin, Zyban, em Contrave); ciclobenzaprina (Amrix); escitalopram (Lexapro); medicamentos para ansiedade, pressão alta, doença mental, enjôo ou náusea; medicamentos para batimento cardíaco irregular, como encainida, flecainida, propafenona (Rythmol) e quinidina (em Nuedexta); contraceptivos orais; medicamentos para convulsões, como carbamazepina (Equetro, Tegretol, Teril, outros) ou fenitoína (Dilantin, Phenytek); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater); sedativos; inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), tais como duloxetina (Cymbalta), fluoxetina (Prozac, Sarafem, Selfemra, outros), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Brisdelle, Paxil, Pexeva) e sertralina (Zoloft); pílulas para dormir; terbinafina (Lamisil); e tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
  • além da condição listada na seção AVISO IMPORTANTE, informe o seu médico se você ou alguém de sua família já teve um intervalo QT prolongado (um problema cardíaco raro que pode causar batimentos cardíacos irregulares, desmaios ou morte súbita) ou diabetes. Informe o seu médico se você tiver prisão de ventre, náuseas, vômitos ou dor de estômago ou distensão; ou se você tem ou já teve problemas com seu sistema urinário ou próstata (uma glândula reprodutiva masculina); dislipidemia (níveis elevados de colesterol); íleo paralítico (condição em que o alimento não consegue se mover através do intestino); glaucoma; pressão alta ou baixa; dificuldade em manter o equilíbrio; ou doença cardíaca, renal, pulmonar ou hepática. Informe também o seu médico se alguma vez teve que parar de tomar um medicamento para doenças mentais devido a efeitos colaterais graves.
  • informe o seu médico se estiver grávida, especialmente se estiver nos últimos meses de gravidez, ou se planeja engravidar ou estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver tomando clozapina, chame seu médico. A clozapina pode causar problemas em recém-nascidos após o parto, se for tomada durante os últimos meses de gravidez.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar clozapina.
  • você deve saber que o álcool pode aumentar a sonolência causada por este medicamento.
  • informe o seu médico se você usa produtos de tabaco. O tabagismo pode diminuir a eficácia deste medicamento.
  • deve saber que pode ter hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue) enquanto está a tomar este medicamento, mesmo que ainda não tenha diabetes. Se você tem esquizofrenia, tem mais probabilidade de desenvolver diabetes do que pessoas que não têm esquizofrenia, e tomar clozapina ou medicamentos semelhantes pode aumentar esse risco. Informe imediatamente o seu médico se tiver algum dos seguintes sintomas enquanto estiver a tomar clozapina: sede extrema, micção frequente, fome extrema, visão turva ou fraqueza. É muito importante consultar o seu médico assim que tiver algum destes sintomas, porque o açúcar elevado no sangue pode causar uma doença grave chamada cetoacidose. A cetoacidose pode ser fatal se não for tratada precocemente. Os sintomas de cetoacidose incluem: boca seca, náuseas e vômitos, falta de ar, hálito com cheiro de fruta e diminuição da consciência.
  • se você tem fenilcetonúria (PKU, uma condição hereditária em que uma dieta especial deve ser seguida para prevenir o retardo mental), você deve saber que os comprimidos de desintegração oral contêm aspartame que forma fenilalanina.

Fale com o seu médico sobre a ingestão de bebidas com cafeína enquanto toma este medicamento.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Se você deixar de tomar clozapina por mais de 2 dias, você deve chamar seu médico antes de tomar qualquer outro medicamento. O seu médico pode querer reiniciar a sua medicação com uma dose mais baixa.

A clozapina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • sonolência
  • tontura, sensação de instabilidade ou dificuldade para manter o equilíbrio
  • aumento da salivação
  • boca seca
  • inquietação
  • dor de cabeça

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados nas seções AVISOS IMPORTANTES ou PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:

  • Prisão de ventre; náusea; inchaço ou dor do estômago; ou vômito
  • apertando as mãos que você não pode controlar
  • desmaio
  • caindo
  • dificuldade para urinar ou perda do controle da bexiga
  • confusão
  • mudanças na visão
  • tremor
  • rigidez muscular severa
  • suando
  • mudanças de comportamento
  • sangramento ou hematoma incomum
  • perda de apetite
  • dor de estômago
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • dor na parte superior direita do estômago
  • falta de energia

A clozapina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o à temperatura ambiente e longe da luz e do excesso de calor e umidade (não no banheiro). Não refrigerar ou congelar a suspensão oral.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • tontura
  • desmaio
  • respiração lenta
  • mudança no batimento cardíaco
  • perda de consciência

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à clozapina.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Leponex®
  • FazaClo® ODT
  • Versacloz®
Última revisão - 15/05/2020

Popular No Portal

Desnutrição

Desnutrição

A de nutrição é a condição que ocorre quando o corpo não recebe nutriente uficiente .Exi tem muito tipo de de nutrição e têm diferente cau a . Alguma cau a...
Lesinurad

Lesinurad

O le inurad pode cau ar problema renai grave . Informe o eu médico e e tiver endo tratado com diáli e (tratamento para limpar o angue quando o rin não e tão funcionando bem), e rec...