Autor: Joan Hall
Data De Criação: 26 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
CETIRIZINA | PARA QUÉ SIRVE?
Vídeo: CETIRIZINA | PARA QUÉ SIRVE?

Contente

A cetirizina é usada para aliviar temporariamente os sintomas da febre do feno (alergia ao pólen, poeira ou outras substâncias presentes no ar) e alergia a outras substâncias (como ácaros, pêlos de animais, baratas e bolores). Esses sintomas incluem espirros; coriza; olhos com coceira, vermelhos e lacrimejantes; e coceira no nariz ou na garganta. A cetirizina também é usada para tratar comichão e vermelhidão causados ​​por urticária. No entanto, a cetirizina não previne urticária ou outras reações alérgicas na pele. A cetirizina está em uma classe de medicamentos chamados anti-histamínicos. Ele age bloqueando a ação da histamina, uma substância no corpo que causa sintomas alérgicos.

A cetirizina também está disponível em combinação com a pseudoefedrina (Sudafed, outros). Esta monografia inclui apenas informações sobre o uso da cetirizina isoladamente. Se estiver a tomar a combinação de cetirizina e pseudoefedrina, leia as informações no rótulo da embalagem ou peça mais informações ao seu médico ou farmacêutico.

A cetirizina vem na forma de comprimido, comprimido para mastigar, comprimido de liberação prolongada e um xarope (líquido) para administração oral. Geralmente é administrado uma vez ao dia com ou sem alimentos. Tome a cetirizina por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções no rótulo da embalagem com cuidado e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome cetirizina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o indicado no rótulo da embalagem ou conforme recomendado pelo seu médico.


Não use cetirizina para tratar urticária com hematomas ou bolhas, que tenham uma cor incomum ou que não coçam. Chame seu médico se você tiver esses tipos de urticária.

Pare de tomar cetirizina e chame seu médico se sua urticária não melhorar durante os primeiros 3 dias de seu tratamento ou se durar mais de 6 semanas. Se você não souber a causa de suas urticárias, chame seu médico.

Se você estiver tomando cetirizina para tratar urticária e desenvolver algum dos seguintes sintomas, procure ajuda médica de emergência imediatamente: dificuldade para engolir, falar ou respirar; inchaço dentro e ao redor da boca ou inchaço da língua; respiração ofegante; babando; tontura; ou perda de consciência. Estes podem ser sintomas de uma reação alérgica com risco de vida denominada anafilaxia. Se o seu médico suspeitar que você pode ter anafilaxia com sua urticária, ele pode prescrever um injetor de epinefrina (EpiPen). Não use cetirizina no lugar do injetor de epinefrina.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.


Antes de tomar cetirizina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a cetirizina, hidroxizina (Vistaril) ou qualquer outro medicamento.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Não se esqueça de mencionar qualquer um dos seguintes: antidepressivos, medicamentos para ansiedade, medicamentos para doenças mentais, medicamentos para convulsões, outros medicamentos para resfriado e alergia, sedativos, pílulas para dormir, tranqüilizantes e teofilina (Theo-24, Theolair). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal ou hepática.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando cetirizina, chame seu médico.
  • você deve saber que a cetirizina pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
  • lembre-se de que o álcool pode agravar a sonolência causada por esse medicamento. Evite beber bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando este medicamento.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A cetirizina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • sonolência
  • cansaço excessivo
  • boca seca
  • dor de estômago
  • diarréia
  • vomitando

Alguns efeitos secundários podem ser graves. O seguinte sintoma é incomum, mas se você experimentá-lo, chame seu médico imediatamente:

  • dificuldade em respirar ou engolir

A cetirizina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • inquietação
  • irritabilidade
  • sonolência

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Pergunte ao seu farmacêutico todas as perguntas que você tem sobre a cetirizina.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Aller-Tec
  • Alleroff
  • Zyrtec®
  • Aller-Tec-D (contendo cetirizina, pseudoefedrina)
  • Citiri-D (contendo cetirizina, pseudoefedrina)
  • Wal Zyr D (contendo cetirizina, pseudoefedrina)
  • Zyrtec-D® (contendo cetirizina, pseudoefedrina)
Última revisão - 15/01/2018

Artigos Para Você

Tudo o que você precisa saber sobre hematomas vaginais

Tudo o que você precisa saber sobre hematomas vaginais

Um hematoma vaginal é uma coleção de angue que e acumula no tecido mole da vagina ou vulva, que é a parte externa da vagina. Acontece quando o vao anguíneo próximo e romp...
19 alimentos que podem combater a compulsão por açúcar

19 alimentos que podem combater a compulsão por açúcar

Ânia de açúcar ão extremamente comun, epecialmente entre a mulhere.Na verdade, até 97% da mulhere e 68% do homen relatam entir algum tipo de deejo por comida, incluindo deejo ...