Autor: Frank Hunt
Data De Criação: 16 Marchar 2021
Data De Atualização: 16 Poderia 2024
Anonim
Atividades para apoiar sua mente e corpo durante o tratamento avançado do câncer de mama - Bem Estar
Atividades para apoiar sua mente e corpo durante o tratamento avançado do câncer de mama - Bem Estar

Contente

Saber que você tem câncer de mama metastático pode ser um choque. De repente, sua vida mudou drasticamente. Você pode se sentir oprimido pela incerteza e desfrutar de uma boa qualidade de vida pode parecer inacessível.

Mas ainda existem maneiras de encontrar prazer na vida. Adicionar exercícios, terapia e interação social à sua rotina pode ajudar muito a apoiar sua mente e seu corpo na jornada do câncer.

Exercite seu direito a uma vida mais gratificante

Ao mesmo tempo, os pacientes em tratamento contra o câncer eram aconselhados a relaxar e descansar bastante. Isso não é mais o caso. Estudos sugerem que a atividade física pode prevenir o avanço ou a recorrência da doença em mulheres em tratamento. Pode até aumentar a probabilidade de sobrevivência.

Mesmo pequenas quantidades de exercícios moderados podem fornecer grandes benefícios à saúde, combatendo alguns dos efeitos colaterais mais comuns dos tratamentos de câncer. Isso inclui dificuldade para lembrar ou concentrar-se (comumente chamado de “quimio cérebro” ou “quimio neblina”), fadiga, náusea e depressão. A atividade física também pode melhorar o equilíbrio, prevenir a atrofia muscular e reduzir o risco de coágulos sanguíneos, que são cruciais para a recuperação.


Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos são igualmente benéficos para amenizar os efeitos colaterais do tratamento do câncer. O exercício aeróbico é uma atividade sustentada que aumenta a freqüência cardíaca e bombeia mais oxigênio para os músculos. Ajuda a controlar seu peso, melhorar sua saúde mental e aumentar sua imunidade. Exemplos incluem:

  • caminhando
  • corrida
  • natação
  • dançando
  • ciclismo

O exercício anaeróbico é uma atividade de alta intensidade e curta duração que aumenta a massa muscular e a força geral. Exemplos incluem:

  • levantamento pesado
  • flexões
  • corrida
  • agachamento ou estocadas
  • pular corda

Pergunte ao seu médico quanto e com que freqüência você pode se exercitar e se há tipos de exercícios que você deve evitar. Incluir a atividade física em seu plano de tratamento pode ajudar na recuperação física e melhorar o bem-estar emocional.

Experimente a terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma psicoterapia prática de curto prazo. Seu objetivo é mudar o comportamento subjacente e os padrões de pensamento que causam ansiedade e dúvida.


Este tipo de terapia pode ajudar a aliviar um pouco a depressão e a solidão que podem surgir quando você está vivendo com câncer de mama avançado. Pode até ajudar na recuperação e aumentar a longevidade.

Se você estiver interessado em encontrar um terapeuta, pode começar sua busca no Anxiety and Depression Association of America's Therapist Directory.

Conecte mente, corpo e espírito

Antigas práticas mente-corpo e outras terapias complementares podem ajudar a controlar os efeitos emocionais e psicológicos do tratamento do câncer. Essas práticas incluem:

  • ioga
  • tai-chi
  • meditação
  • acupuntura
  • reiki

Essas atividades podem melhorar sua qualidade de vida, reduzindo o estresse e a fadiga. Um deles até descobriu que os participantes da ioga tinham níveis mais baixos de cortisol, um hormônio liberado pelo corpo em resposta ao estresse.

Junte-se a um grupo de apoio

Se você foi diagnosticado com câncer de mama avançado, pode ser particularmente útil se conectar com outras pessoas que sabem o que você está passando.


Os grupos de apoio são um ótimo lugar para aprender habilidades de enfrentamento relacionadas a exercícios, dieta e meditação que podem ajudá-lo a controlar o estresse da doença.

Existem muitos recursos online para ajudá-lo a encontrar suporte. Esses sites são um ótimo ponto de partida:

  • American Cancer Society
  • Fundação Susan G. Komen
  • Fundação Nacional do Câncer de Mama

Seu médico, hospital ou provedor de tratamento também pode fornecer uma lista de grupos de apoio em sua área.

Envolva-se em interações sociais de qualidade

De acordo com as pessoas que vivem com câncer, têm uma probabilidade ligeiramente maior de sobreviver cinco anos ou mais após a quimioterapia se interagirem durante a quimioterapia com outras pessoas que sobreviveram cinco anos ou mais. Isso ocorre porque essas interações sociais fornecem uma perspectiva mais positiva e ajudam a reduzir o estresse.

Aqui estão apenas algumas maneiras simples de se envolver socialmente:

  • comer fora com amigos
  • dar um passeio ou andar de bicicleta com outras pessoas
  • Junte-se a um grupo de apoio
  • jogar um jogo de cartas ou um jogo de tabuleiro com os amigos

O takeaway

É normal se sentir assustado, oprimido e incerto após um diagnóstico de câncer de mama metastático. Mas você pode superar essas emoções. Ao se envolver em atividades físicas e sociais, você pode melhorar sua qualidade de vida, reduzir o estresse e ter um efeito positivo em sua aparência.

Artigos Interessantes

Freezer Burn: Por que isso acontece e dicas para evitá-lo

Freezer Burn: Por que isso acontece e dicas para evitá-lo

Você provavelmente já encontrou um pacote de carne, legume ou orvete no fundo do freezer que não parecia muito certo.e o alimento do freezer parecerem duro, enrugado, decolorido em algu...
Os 10 principais benefícios para a saúde das sementes de linho

Os 10 principais benefícios para a saúde das sementes de linho

Durante éculo, a emente de linho foram valorizada por ua propriedade protetora da aúde. De fato, Carlo, o Grande, ordenou que eu údito ingeriem emente de linho para ua aúde. Portan...