O que você precisa saber sobre a cirurgia de adesiólise abdominal para remover aderências
Contente
- O que é adesiólise abdominal?
- Quando é realizada adesiólise laparoscópica?
- Bloqueios intestinais
- Infertilidade
- Dor
- O que é adesiólise aberta?
- O que causa aderências?
- O procedimento
- Antes da cirurgia
- Durante a cirurgia
- Complicações
- Outros tipos de adesiólise
- Adesiólise pélvica
- Adesiólise histeroscópica
- Adesiólise epidural
- Adesiólise peritoneal
- Adesiólise anexial
- Tempo de recuperação da adesiólise
- Leve embora
O que é adesiólise abdominal?
As aderências são pedaços de tecido cicatricial que se formam dentro do corpo. Cirurgias anteriores causam cerca de 90 por cento das aderências abdominais. Eles também podem se desenvolver a partir de trauma, infecções ou condições que causam inflamação.
As aderências também podem se formar nos órgãos e fazer com que eles grudem. Muitas pessoas com aderências não apresentam quaisquer sintomas, mas algumas pessoas podem ter desconforto ou problemas digestivos.
A adesiólise abdominal é um tipo de cirurgia que remove essas aderências do abdome.
As aderências não aparecem em testes de imagem convencionais. Em vez disso, os médicos geralmente os descobrem durante a cirurgia diagnóstica, ao investigar os sintomas ou tratar outra condição. Se o médico encontrar aderências, a adesiólise pode ser feita.
Neste artigo, veremos quem pode se beneficiar com a cirurgia de adesiólise abdominal. Também veremos o procedimento e quais condições específicas ele pode ser usado para tratar.
Quando é realizada adesiólise laparoscópica?
As aderências abdominais muitas vezes não causam sintomas perceptíveis. As aderências muitas vezes não são diagnosticadas porque não são visíveis com os métodos de imagem atuais.
No entanto, para algumas pessoas, eles podem causar dor crônica e movimentos intestinais anormais.
Se suas aderências estão causando problemas, a adesiólise laparoscópica pode removê-los. É um procedimento minimamente invasivo. Com a cirurgia laparoscópica, o cirurgião fará uma pequena incisão em seu abdômen e usará um laparoscópio para localizar a adesão.
Um laparoscópio é um tubo longo e fino que contém uma câmera e uma luz. É inserido na incisão e ajuda o cirurgião a encontrar as aderências para removê-las.
A adesiólise laparoscópica pode ser usada para tratar as seguintes condições:
Bloqueios intestinais
As aderências podem causar problemas de digestão e até bloquear os intestinos. As aderências podem prender parte dos intestinos e causar obstrução intestinal. A obstrução pode causar:
- náusea
- vomitando
- uma incapacidade de evacuar gases ou fezes
Infertilidade
As aderências podem causar problemas reprodutivos femininos por obstruir os ovários ou as trompas de falópio.
Eles também podem causar relações sexuais dolorosas em algumas pessoas. Se o seu médico suspeitar que as aderências estão causando os problemas reprodutivos, ele pode recomendar uma cirurgia para removê-las.
Dor
Às vezes, as aderências podem causar dor, especialmente se estiverem bloqueando os intestinos. Se você tem aderências abdominais, também pode sentir os seguintes sintomas junto com sua dor:
- náusea ou vômito
- inchaço ao redor do abdômen
- desidratação
- cólicas
O que é adesiólise aberta?
A adesiólise aberta é uma alternativa à adesiólise laparoscópica. Durante a adesiólise aberta, uma única incisão é feita na linha média do corpo para que o médico possa remover as aderências do abdome. É mais invasivo do que a adesiólise laparoscópica.
O que causa aderências?
As aderências abdominais podem se formar a partir de qualquer tipo de trauma no abdômen. No entanto, eles são mais comumente um efeito colateral da cirurgia abdominal.
As aderências causadas por cirurgia têm maior probabilidade de causar sintomas do que outros tipos de aderências. Se você não sente sintomas, geralmente não precisam ser tratados.
Infecções ou condições que causam inflamação também podem causar aderências, como:
- Doença de Crohn
- endometriose
- doença inflamatória pélvica
- peritonite
- doença diverticular
Geralmente, as aderências se formam no revestimento interno do abdômen. Eles também podem se desenvolver entre:
- órgãos
- intestinos
- parede abdominal
- trompas de Falópio
O procedimento
Antes do procedimento, seu médico provavelmente fará um exame físico. Eles também podem solicitar um exame de sangue ou urina e solicitar imagens para ajudar a descartar condições com sintomas semelhantes.
Antes da cirurgia
Prepare-se para a cirurgia marcando um trajeto do hospital para casa após o procedimento. Você provavelmente também será aconselhado a evitar comer ou beber no dia da cirurgia. Você também pode precisar parar de tomar certos medicamentos.
Durante a cirurgia
Você receberá anestesia geral para não sentir nenhuma dor.
Seu cirurgião fará uma pequena incisão em seu abdômen e usará um laparoscópio para localizar a adesão. O laparoscópio projetará imagens em uma tela para que o cirurgião possa localizar e cortar as aderências.
No total, a cirurgia dura de 1 a 3 horas.
Complicações
A cirurgia é minimamente invasiva, mas ainda existem possíveis complicações, incluindo:
- lesão de órgãos
- piora das aderências
- hérnia
- infecções
- sangrando
Outros tipos de adesiólise
A cirurgia de adesiólise pode ser usada para remover aderências de outras partes do corpo.
Adesiólise pélvica
As aderências pélvicas podem ser uma fonte de dor pélvica crônica. A cirurgia geralmente os causa, mas eles também podem se desenvolver a partir de uma infecção ou endometriose.
Adesiólise histeroscópica
A adesiólise histeroscópica é uma cirurgia que remove aderências de dentro do útero. As aderências podem causar dor e complicações na gravidez. Ter aderências no útero também é chamado de síndrome de Asherman.
Adesiólise epidural
Após a cirurgia espinhal, a gordura encontrada entre a camada externa da medula espinhal e as vértebras pode ser substituída por aderências feitas de material que podem irritar seus nervos.
A adesiólise peridural ajuda a remover essas aderências. A adesiólise epidural também é conhecida como procedimento de cateter Racz.
Adesiólise peritoneal
forma-se entre a camada interna da parede abdominal e outros órgãos. Essas aderências podem aparecer como camadas finas de tecido conjuntivo contendo nervos e vasos sanguíneos.
A adesiólise peritoneal visa remover essas aderências e melhorar os sintomas.
Adesiólise anexial
Uma massa anexial é um tumor próximo ao útero ou ovários. Muitas vezes são benignos, mas, em alguns casos, podem ser cancerígenos. A adesiólise anexial é um método cirúrgico para remover esses crescimentos.
Tempo de recuperação da adesiólise
Você pode sentir desconforto ao redor do abdômen por cerca de 2 semanas. Você deve ser capaz de retornar às atividades normais em 2 a 4 semanas. Também pode levar várias semanas para que seus movimentos intestinais se normalizem novamente.
Para melhorar sua recuperação da cirurgia de adesiólise abdominal, você pode:
- Descanse bastante.
- Evite atividades físicas intensas.
- Converse com seu médico sobre os alimentos que você deve evitar.
- Lave a ferida cirúrgica diariamente com água e sabão.
- Chame seu médico ou cirurgião imediatamente se tiver sinais de infecção, como febre ou vermelhidão e inchaço no local da incisão.
Leve embora
Muitas pessoas com aderências abdominais não apresentam sintomas e não requerem tratamento.
No entanto, se as aderências abdominais estão causando dor ou problemas digestivos, o médico pode recomendar adesiólise abdominal para removê-las.
Obter um diagnóstico adequado é a melhor maneira de saber se o seu desconforto é causado por aderências ou outra condição.