Ternura anexial
Contente
- visão global
- O que é sensibilidade anexial?
- Como as massas anexiais são diagnosticadas?
- Possíveis tipos de massas anexiais
- Cisto simples
- Gravidez ectópica
- Cisto dermoide
- Torção anexial
- Quando entrar em contato com um médico
- Leve embora
visão global
Se você sentir uma leve dor ou desconforto na região pélvica, especificamente na região dos ovários e do útero, pode estar sofrendo de sensibilidade anexial.
Se essa dor não for um sintoma pré-menstrual típico para você, marque uma consulta com seu médico. Você vai querer descartar qualquer massa anexial que se desenvolva em seu corpo.
O que é sensibilidade anexial?
O anexo do útero é o espaço em seu corpo ocupado pelo útero, ovários e trompas de falópio.
Uma massa anexial é definida como um nódulo no tecido localizado próximo ao útero ou região pélvica (chamado de anexos do útero).
Sensibilidade anexial ocorre quando há dor ou sensibilidade geral ao redor da área onde uma massa anexial está localizada.
A sensibilidade anexial geralmente ocorre nos ovários ou nas trompas de Falópio.
Exemplos de massas anexiais incluem:
- cistos ovarianos
- gravidezes ectópicas
- tumores benignos
- tumores malignos ou cancerosos
Os sintomas de sensibilidade anexial são semelhantes aos de sensibilidade uterina ou dor de movimento cervical.
Como as massas anexiais são diagnosticadas?
Você pode ter uma massa anexial se sentir algum dos seguintes sintomas que não acompanham seus sintomas menstruais normais ou estão presentes mais de 12 vezes por mês:
- dor abdominal
- dor pélvica
- inchaço
- falta de apetite
Para encontrar uma suspeita de massa anexial, seu médico normalmente fará um exame pélvico. Isso consiste em um exame físico da vagina, do colo do útero e de todos os órgãos da região pélvica.
Depois disso, a gravidez ectópica será descartada por meio de um ultrassom, também chamado de ultrassom. A ultrassonografia também pode mostrar cistos ou certos tumores. Se a massa não puder ser encontrada com um ultrassom, o médico pode solicitar uma ressonância magnética.
Ao encontrar uma massa, seu médico provavelmente fará um teste para medir os antígenos do câncer. Os antígenos serão monitorados para garantir que a massa anexial não se torne maligna.
Se a massa for maior que seis centímetros, ou se a dor não diminuir após três meses, o ginecologista geralmente discutirá as opções para a remoção da massa.
Possíveis tipos de massas anexiais
Existem muitos tipos de massas anexiais que podem estar causando sua sensibilidade. Uma vez diagnosticado, seu médico fará um plano de tratamento ou tratamento para a massa.
Cisto simples
Um simples cisto no ovário ou útero pode ser a causa da dor. Muitos cistos simples curam por conta própria.
Se o cisto for pequeno e causar apenas um leve desconforto, muitos médicos optarão por monitorar o cisto por um período de tempo. Se o cisto permanecer por vários meses, uma cistectomia laparoscópica pode ser realizada para determinar se o cisto é maligno.
Gravidez ectópica
Uma gravidez ectópica é uma gravidez que não ocorre no útero. Se o óvulo for fertilizado ou permanecer nas trompas de Falópio, a gravidez não poderá ser levada a termo.
Se você tiver uma gravidez ectópica, precisará de cirurgia ou medicação e monitoramento para interromper a gravidez. A gravidez ectópica pode ser fatal para a mãe.
Cisto dermoide
Os cistos dermóides são um tipo comum de tumores de células germinativas. Eles são um crescimento semelhante a um saco que se desenvolve antes do nascimento. Uma mulher pode não saber que tem um cisto dermóide até que seja descoberto em um exame pélvico. O cisto geralmente contém tecidos como:
- pele
- Glândulas de óleo
- cabelo
- dentes
Eles geralmente se formam no ovário, mas podem se formar em qualquer lugar. Eles não são cancerosos. Como eles crescem lentamente, um cisto dermóide pode não ser encontrado até que seja grande o suficiente para causar sintomas adicionais, como sensibilidade anexial.
Torção anexial
A torção anexial ocorre quando um ovário se torce, geralmente devido a um cisto ovariano preexistente. Esta é uma ocorrência rara, mas é considerada uma condição de emergência.
Na maioria das vezes, você precisará de uma laparoscopia ou laparotomia para ajudar a lidar com a torção anexial. Durante a cirurgia, ou dependendo do dano durante a torção, você pode perder a viabilidade daquele ovário. Isso significa que o ovário não produzirá mais óvulos que possam ser fertilizados.
Quando entrar em contato com um médico
Se você estiver experimentando sensibilidade anexial que se transforma em dor intensa, você deve entrar em contato com seu médico.
Se você tem sentido dor por um longo período e não acha que está relacionado ao seu ciclo menstrual, você deve levar o problema ao seu médico ou ginecologista. Eles farão um exame pélvico com mais atenção no caso de uma massa anexial.
Se você estiver tendo perda anormal de sangue ou nenhuma menstruação, você deve consultar um médico o mais rápido possível.
Leve embora
Sensibilidade anexial é uma leve dor ou sensação de sensibilidade na região pélvica, incluindo o útero, os ovários e as trompas de falópio. A sensibilidade anexial que persiste por um longo período de tempo pode ser causada por um cisto ou outra condição na região anexial.
Se você acredita que pode ter um cisto ou tem motivos para acreditar que pode estar grávida, você deve entrar em contato com seu médico para exame.