Autor: Ellen Moore
Data De Criação: 20 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
As plantas purificadoras de ar * realmente * funcionam? - Estilo De Vida
As plantas purificadoras de ar * realmente * funcionam? - Estilo De Vida

Contente

Entre seu trabalho de mesa das 9h às 17h, a hora ou mais que você gasta trabalhando em uma academia abafada e todas as suas farras noturnas com o Netflix, não é surpresa que você provavelmente passe cerca de 90% do seu tempo dentro de casa. Considere o surto de coronavírus e os pedidos subsequentes para ficar em casa, e a última vez que você se aventurou no mundo ao ar livre - mesmo que fosse apenas para ir a pé ao supermercado - pode ter sido há três dias.

Com todo esse tempo extra que você tem passado em sua humilde morada, você pode ter reunido a motivação para transformá-la em um espaço de vida saudável, começando com a compra de plantas purificadoras de ar. Afinal, as concentrações de alguns poluentes podem ser duas a cinco vezes maiores dentro de casa do que fora, graças a materiais de limpeza, tintas e materiais de construção usados ​​em seu prédio, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental. E esses compostos orgânicos voláteis (VOCs, também conhecidos como gases emitidos por esses produtos domésticos e outros) podem causar efeitos prejudiciais à saúde, incluindo irritação nos olhos, nariz e garganta; dores de cabeça e náuseas; e danos ao fígado, entre outros, de acordo com a EPA.


Mas aquela palmeira no peitoril da janela ou planta cobra na mesinha ao lado do sofá está ajudando a melhorar a situação?

Infelizmente, mesmo que pareça que sua casa pertence à página Descubra do Instagram, ela não terá um ar tão puro quanto oxigênio saído de um tanque. “O equívoco mais comum é que as plantas limpam o ar - elas não limpam”, diz Michael Dixon, diretor do Centro de Pesquisa de Sistemas de Ambiente Controlado da Universidade de Guelph, no sul de Ontário, Canadá. “As plantas de casa desempenham um papel extremamente pequeno na qualidade da atmosfera do espaço em que estão, e seu impacto é provavelmente muito maior, pois sua qualidade estética apenas faz você se sentir bem.”

Na verdade, uma revisão de 2019 de 12 estudos publicados sobre o efeito de plantas em vasos nos compostos orgânicos voláteis no ar descobriu exatamente isso. Publicado no Journal of Exposure Science and Environmental Epidemiology, a revisão descobriu que a troca de ar, seja abrindo janelas ou usando sistemas de ventilação, reduz as concentrações de VOCs muito mais rápido do que as plantas podem extraí-los do ar. Isso significa que você precisaria de 100 a 1.000 plantas por metro quadrado (cerca de 10 pés quadrados) de espaço físico para remover VOCs de maneira tão eficaz quanto abrir as janelas da sala de estar. Se você realmente quer morar em sua casa, isso não é exatamente viável.


Atrás do Mito

Então, como o equívoco de que alguns vasos de plantas transformariam sua casa em um oásis recém-arejado ganhou força? Tudo começou no final da década de 1980 com o cientista da NASA Bill Wolverton, diz Dixon, que foi coautor de um estudo de 2011 sobre o assunto publicado em Biotecnologia Abrangente. Para descobrir quais plantas faziam o melhor trabalho ao filtrar vários poluentes, Wolverton testou uma dúzia de plantas domésticas comuns - como a gerbera e a palmeira de bambu - em sua capacidade de remover toxinas domésticas de uma câmara selada de 30 por 30 polegadas , de acordo com a NASA. Após 24 horas, Wolverton descobriu que as plantas removeram com sucesso de 10 a 90 por cento dos contaminantes, incluindo formaldeído, benzeno e tricloroetileno, do ar. (Relacionado: a qualidade do ar afeta seu treino [e sua saúde] mais do que você pensa)

O problema com a pesquisa: Wolverton submeteu as plantas a doses de poluentes 10 a 100 vezes maiores do que você normalmente encontraria no ar interno de má qualidade, e elas foram colocadas em câmaras muito pequenas, diz Dixon. Para obter os mesmos efeitos, Wolverton calculou que você precisaria de cerca de 70 plantas-aranha em uma casa de 1.800 pés quadrados moderna e com eficiência energética. Tradução: os resultados não se aplicariam necessariamente a uma configuração do mundo real como seu condomínio de médio porte.


Em alguns casos, seu status Plant Mom pode até estar piorando a qualidade do ar. O solo para envasamento pode ser uma fonte de contaminantes na atmosfera, especialmente se você superaquecer ou usar muito fertilizante, diz Dixon. Solo excessivamente úmido pode promover o crescimento de microorganismos que podem desencadear alergias em algumas pessoas, e os sais do uso excessivo de fertilizantes podem evaporar no ar, acrescenta.

As plantas purificadoras de ar têm * algum * efeito?

Lembre-se de sua aula de biologia do ensino médio e você terá uma compreensão bastante sólida do que suas plantas purificadoras de ar podem * realmente * fazer: absorver dióxido de carbono e liberar oxigênio por meio da fotossíntese, diz Dixon. As plantas de casa têm inatamente vias metabólicas (as reações químicas nas células que constroem e quebram as moléculas para os processos celulares) para consumir dióxido de carbono, mas não têm o suficiente dos que absorvem os contaminantes perigosos encontrados no ar de má qualidade para causar um impacto significativo, ele explica. (Pelo menos manter um jardim interno também lhe dará produtos frescos.)

Mesmo assim, as plantas domésticas não são máquinas de limpeza do ar e que eliminam CO2. Como a maioria dos espaços internos tem baixos níveis de luz, as plantas normalmente funcionam no ponto em que a taxa de respiração (absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio e algum CO2) é igual à da fotossíntese, diz Dixon. Nesse ponto, uma planta está tirando a mesma quantidade de CO2 do ar que está produzindo. Como resultado, “a perspectiva de vasos de plantas serem um jogador importante na melhoria da qualidade da atmosfera de um espaço interno é muito pequena”, explica ele.

Mas as qualidades de purificação do ar de algumas plantas não são uma farsa total. Em alguns muito Em condições específicas, os COVs podem atuar como alimento para as comunidades de micróbios (re: bactérias e fungos) na zona radicular da planta, criando um “biofiltro” que reduz a contaminação do ar. No entanto, isso não é algo que você pode alcançar com sua planta pothos, diz Dixon. Para começar, esses biofiltros de plantas são projetados para cobrir paredes inteiras e se estender por três a quatro andares de altura.

Essas enormes paredes cheias de plantas são porosas e têm água circulando por elas para criar o ambiente ideal para os micróbios viverem felizes, conhecido como biofilme. Os ventiladores do sistema puxam o ar da sala através do solo e quaisquer COVs se dissolvem no biofilme, diz Dixon. Quando as plantas realizam a fotossíntese e vazam carboidratos para as raízes, as comunidades microbianas que vivem no biofilme o mastigam - junto com quaisquer contaminantes que foram sugados para dentro dele, explica ele. “Os compostos orgânicos voláteis que associamos ao ar interno de baixa qualidade são uma espécie de lanche [para os micróbios]”, diz Dixon. “Os [VOCs] não estão em concentração alta o suficiente para sustentar totalmente uma população microbiana - então as plantas fazem isso [por meio da fotossíntese].”

Tentar fazer seu próprio biofiltro DIY em um vaso de planta é "muito, muito difícil", devido aos baixos níveis de luz encontrados nas casas, diz Dixon. Sem mencionar que eles são supercomplexos de manter e ainda não estão disponíveis para uso doméstico. Mas você não é totalmente SOL se quiser limpar o ar interior: “Literalmente, basta abrir a janela, o que aumentará a troca de gás com o exterior”, diz ele. (E se sua casa for muito abafada, ligue um desses desumidificadores de primeira linha.)

E embora sua planta de purificação de ar possa não fazer o trabalho que você esperava, pelo menos estar perto da vegetação pode ajudá-lo a ser mais produtivo e reduzir seus níveis de estresse, de acordo com a pesquisa da Universidade Estadual de Washington. Além disso, cuidar deles é uma boa prática de #adulto antes de você finalmente adotar um filhote, certo?

Revisão para

Propaganda

Artigos Do Portal.

Contratura de Volkmann

Contratura de Volkmann

A contratura de Volkmann é uma deformidade da mão, dedo e punho cau ada por le ão no mú culo do antebraço. A condição também é chamada de contratura i qu&#...
Asparaginase Erwinia chrysanthemi

Asparaginase Erwinia chrysanthemi

A paragina e Erwinia chry anthemi é u ado com outro medicamento de quimioterapia para tratar a leucemia linfocítica aguda (LLA; um tipo de câncer do glóbulo branco ). É u ado ...