Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Alérgico a ouro? Como saber e o que você pode fazer - Saúde
Alérgico a ouro? Como saber e o que você pode fazer - Saúde

Contente

Pólen, poeira, animais de estimação e alimentos são alérgenos comuns. Mas essas não são as únicas coisas que podem provocar coceira no nariz, erupção cutânea ou espirros. O contato da pele com o ouro também desencadeia uma reação alérgica em algumas pessoas.

Não se sabe quantas pessoas experimentam uma reação ao ouro. Mas das 4.101 pessoas testadas para alergia ao ouro em um estudo de 2001, cerca de 9,5% tiveram resultado positivo, com mais mulheres testando positivas que homens.

Para ficar claro, porém, uma reação ao ouro não é necessariamente devida ao próprio ouro, mas sim a metais no ouro, como o níquel. Algum ouro contém pequenas quantidades de níquel. Portanto, se você tem alergia a metal ou níquel, o contato com certos tipos de ouro pode causar uma reação da pele.

Quais são os sintomas de uma alergia ao ouro?

Os sintomas de uma alergia ao ouro são semelhantes aos causados ​​por outras alergias. O corpo reage de maneira diferente aos alérgenos, mas os sintomas típicos podem incluir:


  • inchaço
  • uma erupção cutânea
  • vermelhidão
  • coceira
  • descamação
  • manchas escuras
  • bolhas

Os sintomas podem variar de leve a grave. Eles podem se desenvolver logo após o contato com o ouro ou após a exposição a longo prazo.

Se você usar um anel de ouro, poderá desenvolver vermelhidão, descoloração ou coceira no dedo. Você também pode desenvolver sintomas no ouvido ou no pescoço depois de usar brincos de ouro ou um colar de ouro.

Pode ser difícil distinguir uma alergia ao ouro de outras alergias; portanto, você pode atribuir os sintomas ao eczema ou a outro tipo de dermatite de contato. Com uma alergia ao ouro, é provável que você tenha a mesma reação sempre que expor sua pele ao ouro.

A causa exata de uma alergia ao ouro é desconhecida, mas os sintomas ocorrem quando o sistema imunológico se torna sensível ao metal. Ser alérgico a outros tipos de metal, além de ter um histórico familiar de alergia ao níquel ou ao metal, pode aumentar a probabilidade de você ter alergia ao ouro.


Também é possível que você esteja reagindo a jóias de ouro ou outros itens de ouro por causa de outros metais misturados. O níquel é um dos alérgenos metálicos mais comuns e geralmente é ligado ou misturado com ouro.

Fontes de alérgenos de ouro e metais

Portanto, enquanto as jóias de ouro podem desencadear uma reação alérgica, lembre-se de que outros itens contêm ouro ou níquel. Você pode reagir quando exposto ao seguinte:

  • Tiomalato de sódio e ouro: um composto de ouro usado para reduzir a dor e a inflamação em pessoas com artrite reumatóide
  • Coroa dentária em ouro: uma tampa dentária ou prótese fixa usada para restaurar um dente danificado
  • Suplementos orais contendo ouro: estes podem incluir suplementos vitamínicos e minerais. Leia o rótulo dos ingredientes.
  • Stents banhados a ouro: pequenos tubos usados ​​para abrir passagens bloqueadas no corpo, como vasos sanguíneos
  • Ouro comestível: quantidades vestigiais de ouro prensado ou escovado sobre ou sobre chocolate e outras guloseimas
  • Tinta de tatuagem: isso pode ser mais provável se você é alérgico ao níquel
  • Celulares: estes podem conter níquel
  • Cosméticos: estes produtos podem conter níquel e outros metais

Alergia ao níquel escondida em ouro

Lembre-se, porém, que nem todo ouro contém traços de níquel.


Portanto, se você é sensível ao níquel, uma reação só pode acontecer quando se usa certos tipos de ouro.

Normalmente, quanto mais ouro puro em uma joia, menos níquel ela contém.

Portanto, você pode não reagir ao ouro de 24 quilates (ouro puro), que possui 99,9% do ouro. Possui menos de 0,1% de níquel e outros metais.

Da mesma forma, sua chance de reação pode diminuir com ouro de 18 quilates, que é de 75%. Mas se você usar ouro com apenas 12 quilates ou 9 quilates, contendo uma quantidade maior de níquel ou outro metal, é mais provável que tenha uma reação.

Você também tem maior probabilidade de reagir ao ouro branco. O ouro amarelo pode conter níquel, mas normalmente é ligado ou combinado com prata ou cobre. O ouro branco é principalmente ligado ao níquel.

Qual é o tratamento para uma alergia ao ouro?

Se você tiver sintomas como prurido, inchaço, vermelhidão e formação de bolhas depois de usar jóias de ouro, a melhor maneira de tratar a reação é usar um creme tópico de corticosteróide sem receita. Para reduzir a coceira, mantenha a pele hidratada e aplique uma compressa fria.

Para uma reação grave, consulte seu médico, pois você pode precisar de um medicamento mais forte. Para evitar futuras reações alérgicas, você pode parar de usar as jóias completamente.

O que procurar em jóias

A melhor maneira de impedir uma reação é usar jóias que não irritam a pele. Você pode evitar jóias de ouro por completo ou usar apenas ouro de 18 ou 24 quilates. Como a causa subjacente geralmente é uma alergia ao níquel, você provavelmente também precisará evitar outros tipos de jóias. Isso inclui bijuterias.

Procure por jóias hipoalergênicas ou sem níquel. Você também pode evitar uma reação da pele usando aço inoxidável ou titânio. Outra dica é trocar as pulseiras de metal por aquelas feitas de tecido, plástico ou couro.

Se seu trabalho exigir contato com níquel ou ouro, use luvas para reduzir a probabilidade de reação.

Lembre-se de que o níquel também é encontrado em muitos itens do dia a dia, o que pode causar uma reação ao contato com a pele. Esses itens incluem armações de óculos, ferramentas, chaves, moedas, fivelas de cinto, navalhas e até ganchos para sutiã. Você pode, por exemplo, considerar trocar as armações de óculos de metal por armações de plástico ou titânio.

Como é diagnosticada uma alergia ao ouro?

Se você suspeitar de uma alergia ao ouro ou ao níquel, consulte seu médico. O seu médico fará um exame cutâneo e perguntará sobre seu histórico médico e familiar.

Alguns médicos podem fazer um diagnóstico com base na aparência da sua pele. Mas você provavelmente receberá um encaminhamento para um alergista ou dermatologista para testes adicionais.

Esses especialistas podem usar um teste de adesivo para confirmar ou descartar uma alergia ao níquel ou ao metal. Isso envolve expor um pequeno pedaço de pele ao alérgeno e, em seguida, verificar se há reação na pele.

O takeaway

Não há cura para uma alergia ao ouro ou ao níquel. Mas você pode gerenciar os sintomas evitando jóias que contenham o metal. Também ajuda a se familiarizar com outros itens que contêm ouro ou níquel e evita o contato com eles também.

Para Você

Não medicado: redescobrindo minha intuição em face do câncer de mama

Não medicado: redescobrindo minha intuição em face do câncer de mama

Viver em medicina é um luxo tão raro para mim, epecialmente agora que etou no etágio 4. Então, quando eu puder, é exatamente o que quero er.“Não ei e conigo fazer io”, ga...
Por que você não deve usar mostarda em queimaduras, além de remédios alternativos que funcionam

Por que você não deve usar mostarda em queimaduras, além de remédios alternativos que funcionam

Uma rápida pequia na Internet pode ugerir o uo de motarda para tratar queimadura. Faz não iga ete conelho. Ao contrário da afirmaçõe online, não há evidência ci...