Teste de Hormônio Anti-Mülleriano
Contente
- O que é um teste de hormônio antimülleriano (AMH)?
- Para que isso é usado?
- Por que preciso de um teste de AMH?
- O que acontece durante um teste de AMH?
- Precisarei fazer alguma coisa para me preparar para o teste?
- Existem riscos para o teste?
- o que os resultados significam?
- Preciso saber mais alguma coisa sobre o teste de AMH?
- Referências
O que é um teste de hormônio antimülleriano (AMH)?
Este teste mede o nível de hormônio antimülleriano (AMH) no sangue. O AMH é produzido nos tecidos reprodutivos de machos e fêmeas. O papel do AMH e se os níveis são normais dependem da sua idade e sexo.
O AMH desempenha um papel importante no desenvolvimento dos órgãos sexuais do feto. Durante as primeiras semanas de gravidez, o bebê começará a desenvolver órgãos reprodutivos. O bebê já terá os genes para se tornar um homem (genes XY) ou uma mulher (genes XX).
Se o bebê tiver genes masculinos (XY), altos níveis de AMH são produzidos, junto com outros hormônios masculinos. Isso impede o desenvolvimento dos órgãos femininos e promove a formação dos órgãos masculinos. Se não houver AMH suficiente para interromper o desenvolvimento dos órgãos femininos, podem se formar órgãos de ambos os sexos. Quando isso acontece, os órgãos genitais de um bebê podem não ser claramente identificados como masculinos ou femininos. Isso é conhecido como genitália ambígua. Outro nome para essa condição é intersex.
Se o feto tem genes femininos (XX), pequenas quantidades de AMH são produzidas. Isso permite o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos femininos. O AMH tem um papel diferente para as mulheres após a puberdade. Nesse momento, os ovários (glândulas que formam os óvulos) começam a produzir AMH. Quanto mais óvulos houver, maior será o nível de AMH.
Nas mulheres, os níveis de AMH podem fornecer informações sobre a fertilidade e a capacidade de engravidar. O teste também pode ser usado para ajudar a diagnosticar distúrbios menstruais ou monitorar a saúde de mulheres com certos tipos de câncer de ovário.
Outros nomes: teste de hormônio AMH, hormônio inibidor de Müller, MIH, fator de inibição de Müller, MIF, substância inibidora de Müller, MIS
Para que isso é usado?
Um teste de AMH é frequentemente usado para verificar a capacidade de uma mulher de produzir óvulos que podem ser fertilizados durante a gravidez. Os ovários de uma mulher podem produzir milhares de óvulos durante os anos de gravidez. O número diminui à medida que a mulher envelhece. Os níveis de AMH ajudam a mostrar quantos óvulos em potencial uma mulher ainda tem. Isso é conhecido como reserva ovariana.
Se a reserva ovariana de uma mulher for alta, ela pode ter uma chance melhor de engravidar. Ela também pode esperar meses ou anos antes de tentar engravidar. Se a reserva ovariana estiver baixa, pode significar que a mulher terá problemas para engravidar e não deve demorar muito antes de tentar ter um bebê.
Os testes AMH também podem ser usados para:
- Preveja o início da menopausa, um momento na vida de uma mulher em que seus períodos menstruais cessam e ela não pode mais engravidar. Geralmente, começa quando uma mulher tem cerca de 50 anos.
- Descubra o motivo da menopausa precoce
- Ajude a descobrir o motivo da amenorréia, a falta de menstruação. É mais frequentemente diagnosticado em meninas que não começaram a menstruar aos 15 anos e em mulheres que perderam várias menstruações.
- Ajuda a diagnosticar a síndrome do ovário policístico (SOP), um distúrbio hormonal que é uma causa comum de infertilidade feminina, a incapacidade de engravidar
- Verifique os bebês com órgãos genitais que não são claramente identificados como homens ou mulheres
- Monitore mulheres com certos tipos de câncer de ovário
Por que preciso de um teste de AMH?
Você pode precisar de um teste de AMH se for uma mulher com dificuldade para engravidar. O teste pode ajudar a mostrar quais são suas chances de conceber um bebê. Se você já está consultando um especialista em fertilidade, seu médico pode usar o teste para prever se você responderá bem ao tratamento, como a fertilização in vitro (FIV).
Níveis elevados podem significar que você pode ter mais ovos disponíveis e responderá melhor ao tratamento. Níveis baixos de AMH significam que você pode ter menos ovos disponíveis e pode não responder bem ao tratamento.
Você também pode precisar de um teste de AMH se for uma mulher com sintomas de síndrome dos ovários policísticos (SOP). Esses incluem:
- Distúrbios menstruais, incluindo menopausa precoce ou amenorréia
- Acne
- Excesso de crescimento de pelos faciais e corporais
- Diminuição do tamanho dos seios
- Ganho de peso
Além disso, você pode precisar de um teste de AMH se estiver sendo tratado para câncer de ovário. O teste pode ajudar a mostrar se o seu tratamento está funcionando.
O que acontece durante um teste de AMH?
Um profissional de saúde colherá uma amostra de sangue de uma veia de seu braço, usando uma pequena agulha. Depois que a agulha for inserida, uma pequena quantidade de sangue será coletada em um tubo de ensaio ou frasco. Você pode sentir uma pequena picada quando a agulha entrar ou sair. Isso geralmente leva menos de cinco minutos.
Precisarei fazer alguma coisa para me preparar para o teste?
Você não precisa de nenhuma preparação especial para um teste de AMH.
Existem riscos para o teste?
O risco de fazer um exame de sangue é muito pequeno. Você pode sentir uma leve dor ou hematoma no local onde a agulha foi colocada, mas a maioria dos sintomas desaparece rapidamente.
o que os resultados significam?
Se você é uma mulher que está tentando engravidar, seus resultados podem ajudar a mostrar quais são suas chances de engravidar. Também pode ajudá-lo a decidir quando tentar engravidar. Um alto nível de AMH pode significar que suas chances são melhores e você pode ter mais tempo antes de tentar engravidar.
Um alto nível de AMH também pode significar que você tem a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Não há cura para a SOP, mas os sintomas podem ser controlados com medicamentos e / ou mudanças no estilo de vida, como manter uma dieta saudável e depilar ou depilar para remover o excesso de pelos do corpo.
Um nível baixo pode significar que você pode ter problemas para engravidar. Também pode significar que você está começando a menopausa. Um baixo nível de AMH é normal em meninas e mulheres após a menopausa.
Se você está fazendo tratamento para câncer de ovário, seu teste pode mostrar se o tratamento está funcionando.
Em um bebê do sexo masculino, um baixo nível de AMH pode significar um problema genético e / ou hormonal que causa órgãos genitais que não são claramente masculinos ou femininos. Se os níveis de AMH estiverem normais, pode significar que os testículos do bebê estão funcionando, mas eles não estão no local certo. Esta condição pode ser tratada com cirurgia e / ou terapia hormonal.
Se você tiver dúvidas sobre os resultados, converse com seu médico.
Saiba mais sobre testes de laboratório, intervalos de referência e compreensão dos resultados.
Preciso saber mais alguma coisa sobre o teste de AMH?
Se você for uma mulher em tratamento para problemas de fertilidade, provavelmente fará outros exames, junto com o AMH. Isso inclui testes para estradiol e FSH, dois hormônios envolvidos na reprodução.
Referências
- Carmina E, Fruzzetti F, Lobo RA. Níveis aumentados de hormônio anti-Mulleriano e tamanho ovariano em um subgrupo de mulheres com amenorreia hipotalâmica funcional: identificação adicional da ligação entre a síndrome dos ovários policísticos e amenorreia hipotalâmica funcional. Am J Obstet Gynecol [Internet]. Junho de 2016 [citado em 11 de dezembro de 2018]; 214 (6): 714.e1–714.e6. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26767792
- Centro de Medicina Reprodutiva [Internet]. Houston: InfertilityTexas.com; c2018. Teste AMH; [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.infertilitytexas.com/amh-testing
- Grynnerup AG, Lindhard A, Sørensen S. O papel do hormônio anti-Mülleriano na fertilidade feminina e infertilidade - uma visão geral. Acta Obstet Scand [Internet]. Novembro de 2012 [citado em 11 de dezembro de 2018]; 91 (11): 1252–60. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22646322
- Testes de laboratório online [Internet]. Washington DC.; Associação Americana de Química Clínica; c2001–2018. Hormônio Anti-Mülleriano; [atualizado em 13 de setembro de 2018; citado em 11 de dezembro de 2018; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/tests/anti-mullerian-hormone
- Testes de laboratório online [Internet]. Washington DC.; Associação Americana de Química Clínica; c2001–2018. Menopausa; [atualizado em 30 de maio de 2018; citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/conditions/menopause
- Testes de laboratório online [Internet]. Washington DC.; Associação Americana de Química Clínica; c2001–2018. Síndrome dos ovários policísticos; [atualizado em 18 de outubro de 2018; citado em 11 de dezembro de 2018; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/conditions/polycystic-ovary-syndrome
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Amenorréia: sintomas e causas; 26 de abril de 2018 [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/amenorrhea/symptoms-causes/syc-20369299
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Fertilização in vitro (FIV): Sobre; 22 de março de 2018 [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/in-vitro-fertilization/about/pac-20384716
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Testículo que não desceu: Diagnóstico e tratamento; 22 de agosto de 2017 [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/undescended-testicle/diagnosis-treatment/drc-20352000
- Mayo Clinic: Mayo Medical Laboratories [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1995–2018. ID do teste: AMH: hormônio antimuleriano (AMH), soro: clínico e interpretativo; [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.mayocliniclabs.com/test-catalog/Clinical+and+Interpretive/89711
- Mayo Clinic: Mayo Medical Laboratories [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1995–2018. ID do teste: AMH: hormônio antimuleriano (AMH), soro: visão geral; [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.mayocliniclabs.com/test-catalog/Overview/89711
- Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Exames de sangue; [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/blood-tests
- NIH U.S. National Library of Medicine: Genetics Home Reference [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Gene AMH; 11 de dezembro de 2018 [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://ghr.nlm.nih.gov/gene/AMH
- NIH U.S. National Library of Medicine: Genetics Home Reference [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Aplasia mülleriana e hiperandrogenismo; 11 de dezembro de 2018 [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas].Disponível em: https://ghr.nlm.nih.gov/condition/mullerian-aplasia-and-hyperandrogenism
- Associates de medicina reprodutiva de New Jersey [Internet]. RMANJ; c2018. Teste anti-hormônio de Muller (AMH) da reserva ovariana; 14 de setembro de 2018 [citado em 11 de dezembro de 2018]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.rmanj.com/anti-mullerian-hormone-amh-testing-of-ovarian-reserve
- Sagsak E, Onder A, Ocal FD, Tasci Y, Agladioglu SY, Cetinkaya S Aycan Z. Amenorréia primária secundária à anomalia de Muller. J Case Rep [Internet]. 31 de março de 2014 [citado em 11 de dezembro de 2018]; Edição especial: doi: 10.4172 / 2165-7920.S1-007. Disponível em: https://www.omicsonline.org/open-access/primary-amenorrhea-secondary-to-mullerian-anomaly-2165-7920.S1-007.php?aid=25121
As informações neste site não devem ser usadas como um substituto para cuidados ou conselhos médicos profissionais. Entre em contato com um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre sua saúde.