Efeitos colaterais dos antibióticos: o que são e como controlá-los
Contente
- Introdução
- Efeitos colaterais mais comuns
- Dor de estômago
- Fotossensibilidade
- Febre
- Candidíase vaginal
- Descoloração dos dentes
- Efeitos secundários graves
- Reações alérgicas
- Síndrome de Stevens-Johnson
- Reacções sanguíneas
- Problemas cardíacos
- Tendinite
- Convulsões
- Converse com seu médico
- Q:
- UMA:
Introdução
Antibióticos são medicamentos prescritos que ajudam a tratar infecções causadas por bactérias. Algumas das infecções mais comuns tratadas com antibióticos incluem bronquite, pneumonia e infecções do trato urinário.
Os antibióticos funcionam matando as bactérias causadoras da infecção ou impedindo que as bactérias cresçam e se multipliquem.
Antibióticos funcionam apenas para tratar infecções bacterianas. Eles não trabalham para infecções causadas por vírus, que podem incluir:
- gripe comum
- nariz a pingar
- mais tosse e bronquite
- gripe
Existem muitos grupos ou classes diferentes de antibióticos. Essas classes têm efeitos colaterais e geralmente afetam homens e mulheres da mesma maneira. No entanto, certos efeitos colaterais são mais comuns em alguns antibióticos do que em outros.
Continue lendo para aprender sobre os efeitos colaterais comuns, como gerenciá-los e quais antibióticos têm maior probabilidade de causá-los.
Efeitos colaterais mais comuns
Dor de estômago
Muitos antibióticos causam dor de estômago ou outros efeitos colaterais gastrointestinais. Estes podem incluir:
- náusea
- vômito
- cólicas
- diarréia
Antibióticos macrólidos, cefalosporinas, penicilinas e fluoroquinolonas podem causar mais dor de estômago do que outros antibióticos.
O que fazer
Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você deve tomar seu antibiótico com alimentos. Comer pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais do estômago de certos antibióticos, como amoxicilina e doxiciclina (Doryx).
No entanto, essa abordagem não funcionará para todos os antibióticos. Alguns antibióticos, como a tetraciclina, devem ser tomados com o estômago vazio.
Converse com seu médico para garantir que você sabe como deve tomar seu medicamento e se existem outras maneiras de aliviar os efeitos colaterais do estômago.
Quando ligar para o seu médico
A diarréia leve geralmente desaparece depois que você para de tomar o medicamento. No entanto, se a diarréia for grave, pode causar:
- dor abdominal e cólicas
- febre
- náusea
- muco ou sangue nas fezes
Esses sintomas podem ser causados por um crescimento excessivo de bactérias nocivas no intestino. Nestes casos, chame seu médico imediatamente.
Fotossensibilidade
Se você estiver tomando um antibiótico, como a tetraciclina, seu corpo poderá se tornar mais sensível à luz. Esse efeito pode fazer a luz parecer mais brilhante em seus olhos. Também pode tornar sua pele mais propensa a queimaduras solares.
A fotossensibilidade deve desaparecer depois que você terminar de tomar o antibiótico.
O que fazer
Se você sabe que estará exposto ao sol, tome algumas precauções para se manter seguro e confortável.
Certifique-se de usar protetor solar com proteção UVA e UVB e reaplique o protetor solar conforme indicado na etiqueta.
Além disso, use roupas e acessórios de proteção, como chapéu e óculos de sol.
Febre
A febre é um efeito colateral comum de muitos medicamentos, incluindo antibióticos. A febre pode ocorrer devido a uma reação alérgica a um medicamento ou como um efeito colateral ruim.
Febres de drogas podem ocorrer com qualquer antibiótico, mas são mais comuns com o seguinte:
- beta-lactâmicos
- cefalexina
- minociclina
- sulfonamidas
O que fazer
Se você tiver febre enquanto estiver tomando um antibiótico, ele provavelmente desaparecerá sozinho. Mas, se sua febre não desaparecer após 24 a 48 horas, pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso de analgésicos de venda livre, como acetaminofeno (Tylenol) ou ibuprofeno (Motrin) para ajudar a reduzir a febre.
Quando ligar para o seu médico
Se você tiver febre acima de 40 ° C, erupção cutânea ou dificuldade em respirar, ligue para o médico ou para o 911 imediatamente.
Candidíase vaginal
Antibióticos diminuem a quantidade de bactérias úteis, lactobacillus, na vagina. Essa "boa bactéria" ajuda a manter um fungo natural chamado Candida em cheque. Quando esse equilíbrio natural é inclinado a favor de Candida crescimento pode ocorrer uma infecção por fungos.
Os sintomas incluem:
- comichão vaginal
- ardor durante a micção ou sexo
- inchaço ao redor da vagina
- dor
- dor durante o sexo
- vermelhidão
- erupção cutânea
Uma descarga cinza-esbranquiçada e desajeitada da vagina, às vezes chamada de queijo cottage, é outro sinal de que você tem uma infecção por fungos.
O que fazer
Para infecções simples por fungos, seu médico pode prescrever um creme antifúngico vaginal, pomada, supositório ou um comprimido oral. Exemplos incluem:
- butoconazol
- clotrimazol
- miconazol
- terconazol
- fluconazol
Muitos cremes, pomadas e supositórios também estão disponíveis sem receita médica.
Para infecções fúngicas graves ou complicadas, o seu médico pode prescrever uma duração mais longa do tratamento medicamentoso.
Se a infecção se repetir, seu parceiro sexual também pode ter uma infecção por fungos. Você deve usar camisinha ao fazer sexo se suspeitar que algum de vocês tenha uma infecção por fungos.
Descoloração dos dentes
Antibióticos como tetraciclina e doxiciclina podem causar manchas permanentes nos dentes de crianças cujos dentes ainda estão se desenvolvendo. Este efeito ocorre principalmente em crianças com menos de 8 anos de idade.
Se uma mulher grávida toma esses medicamentos, eles podem manchar os dentes primários da criança em desenvolvimento.
O que fazer
Pergunte ao seu médico por que eles estão prescrevendo um desses antibióticos para você, se estiver grávida ou para o seu filho. Além disso, pergunte se existem outras opções de medicamentos que podem funcionar sem esse efeito colateral.
Efeitos secundários graves
Efeitos colaterais graves de antibióticos não são comuns, mas podem ocorrer. Alguns dos principais efeitos colaterais graves incluem:
Reações alérgicas
Reações alérgicas são possíveis com qualquer medicamento, incluindo antibióticos. Algumas reações alérgicas podem ser leves, mas outras podem ser graves e precisam de atenção médica.
Se você é alérgico a um determinado antibiótico, terá sintomas logo após tomar o medicamento. Esses sintomas podem incluir problemas respiratórios, urticária e inchaço da língua e da garganta.
Quando ligar para o seu médico
Se você tem urticária, pare de tomar o medicamento e chame seu médico. Se você tiver inchaço ou dificuldade para respirar, pare de tomar o medicamento e ligue para o 911 imediatamente.
Síndrome de Stevens-Johnson
A síndrome de Stevens-Johnson (SJS) é uma doença rara, mas grave, da pele e das mucosas. As membranas mucosas são os revestimentos úmidos de certas partes do corpo, como nariz, boca, garganta e pulmões.
SJS é uma reação que pode acontecer com qualquer medicamento, incluindo antibióticos. Ocorre mais frequentemente com antibióticos como beta-lactâmicos e sulfametoxazol.
Normalmente, o SJS começa com sintomas semelhantes aos da gripe, como febre ou dor de garganta. Esses sintomas podem ser seguidos por bolhas e uma erupção cutânea dolorosa que se espalha. Depois disso, a camada superior da sua pele pode derramar. Outros sintomas podem incluir:
- urticária
- dor na pele
- febre
- tosse
- inchaço do rosto ou língua
- dor na boca e na garganta
O que fazer
Você não pode evitar essa condição, mas pode tentar reduzir seu risco.
Você corre um risco aumentado de SJS se tiver um sistema imunológico enfraquecido, tiver tido SJS no passado ou tiver um histórico familiar de SJS.
Se você acredita que alguma dessas condições se aplica a você, converse com seu médico antes de tomar um antibiótico.
Quando ligar para o seu médico
Ligue para o 911 ou vá para a sala de emergência mais próxima imediatamente se tiver sintomas de SJS e achar que está com a doença.
Reacções sanguíneas
Alguns antibióticos podem causar alterações no seu sangue.
Por exemplo, leucopenia é uma diminuição no número de glóbulos brancos. Pode levar ao aumento de infecções.
Outra mudança é a trombocitopenia, que é um baixo nível de plaquetas. Isso pode causar sangramento, hematomas e coagulação sanguínea lenta.
Antibióticos beta-lactâmicos e sulfametoxazol causam esses efeitos colaterais com mais frequência.
O que fazer
Você não pode impedir essas reações. No entanto, você corre um risco maior se tiver um sistema imunológico enfraquecido. Se seu sistema imunológico estiver fraco, converse com seu médico antes de tomar um antibiótico.
Quando ligar para o seu médico
Ligue para o seu médico se você tiver uma nova infecção ou uma que apareça abruptamente após tomar um antibiótico.
Ligue para o 911 ou vá imediatamente para a sala de emergência mais próxima se:
- tem sangramento sério que não para
- tem sangramento do seu reto
- tossir uma substância como grãos de café
Problemas cardíacos
Em casos raros, certos antibióticos podem causar problemas cardíacos, como batimentos cardíacos irregulares ou pressão arterial baixa.
Os antibióticos mais frequentemente associados a esses efeitos colaterais são a eritromicina e algumas fluoroquinolonas, como a ciprofloxacina. A terbinafina antifúngica também pode causar esse problema.
O que fazer
Se você tem um problema cardíaco, informe o seu médico antes de começar a tomar qualquer tipo de antibiótico. Esta informação ajudará seu médico a escolher o antibiótico certo para você.
Quando ligar para o seu médico
Ligue para o seu médico se você tiver uma dor no coração nova ou piorando, um ritmo cardíaco irregular ou dificuldade em respirar. Se seus sintomas forem graves, ligue para o 911 ou vá para a sala de emergência mais próxima.
Tendinite
Tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão. Os tendões são cordões grossos que ligam o osso ao músculo e podem ser encontrados em todo o corpo.
Foi relatado que antibióticos como a ciprofloxacina causam tendinite ou ruptura de tendão. É quando o tendão rasga ou rasga.
Todas as pessoas correm o risco de ter problemas nos tendões ao tomar certos antibióticos. No entanto, certas pessoas correm um risco maior de ruptura do tendão. Isso inclui pessoas que:
- tem insuficiência renal existente
- teve um transplante de rim, coração ou pulmão
- tiveram problemas no tendão passado
- estão tomando esteróides
- tem mais de 60 anos
O que fazer
Converse com seu médico antes de iniciar um novo antibiótico se você encontrar algum dos fatores de risco aumentados. Esta informação ajudará seu médico a escolher o antibiótico correto para você.
Quando ligar para o seu médico
Se você tiver dores nos tendões novas ou agravadas após tomar o antibiótico, ligue para o seu médico. Se a dor for intensa, vá ao pronto-socorro mais próximo.
Convulsões
É raro os antibióticos causarem convulsões, mas isso pode acontecer. As convulsões são mais comuns com antibióticos ciprofloxacina, imipenem e cefalosporina, como cefixima e cefalexina.
O que fazer
Se você tiver epilepsia ou histórico de convulsões, informe o seu médico antes de começar a tomar qualquer tipo de antibiótico. Dessa forma, seu médico pode escolher um antibiótico que não agrave sua condição ou interagir com seus medicamentos para convulsões.
Quando ligar para o seu médico
Ligue para o seu médico se você tiver novas convulsões ou se as convulsões piorarem ao tomar um antibiótico.
Converse com seu médico
Se o seu médico prescrever antibióticos para você, saiba que existem maneiras de gerenciar os efeitos colaterais. Algumas perguntas que você pode querer perguntar ao seu médico sobre os efeitos colaterais dos antibióticos incluem:
- É provável que eu tenha efeitos colaterais com este medicamento?
- Quais são as suas sugestões para lidar com os efeitos colaterais?
- Existe algum antibiótico que possa me ajudar e que tenha menos efeitos colaterais?
Também pode ajudar a mostrar ao seu médico este artigo e discuti-lo. Juntos, você pode gerenciar quaisquer efeitos colaterais que possa ter com o antibiótico.
Q:
Se eu tiver efeitos colaterais ruins do meu antibiótico, posso parar de tomar o medicamento?
UMA:
Esse é um grande "não". Você nunca deve parar de tomar um antibiótico sem antes conversar com seu médico.
A interrupção de um tratamento com antibióticos antes de terminar pode causar o retorno da infecção, talvez até mais forte do que antes. Se retornar, pode ser resistente ao antibiótico que você estava tomando. Isso significa que o medicamento não funcionaria para tratar sua infecção.
Porém, os efeitos colaterais negativos do seu antibiótico podem ser difíceis, então chame seu médico. Eles podem sugerir maneiras de reduzir seus efeitos colaterais. Se eles não funcionarem, eles podem sugerir outro medicamento. A parte importante é terminar seu ciclo completo de antibióticos.
As Respostas Médicas da Healthline representam as opiniões de nossos médicos especialistas. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado aconselhamento médico.