Como lidar com a ansiedade antes da menstruação

Contente
- Por que isso acontece?
- Isso poderia ser um sinal de outra coisa?
- PMDD
- PME
- Há algo que eu possa fazer?
- Coisas para limitar
- Existe alguma maneira de prevenir isso?
- Devo consultar um médico?
- O resultado final
- Movimentos conscientes: Fluxo de ioga de 15 minutos para a ansiedade
Ponto final te deixou nervoso? Você não está sozinho. Embora você possa ouvir menos sobre isso do que cólicas e inchaço, a ansiedade é um sintoma característico da TPM.
A ansiedade pode assumir diferentes formas, mas geralmente inclui:
- excessivo preocupante
- nervosismo
- tensão
A síndrome pré-menstrual (TPM) é definida como uma combinação de sintomas físicos e psiquiátricos que ocorrem durante a fase lútea do seu ciclo. A fase lútea começa após a ovulação e termina quando você começa a menstruar - normalmente durando cerca de 2 semanas.
Durante esse tempo, muitos experimentam mudanças de humor de leve a moderada. Se seus sintomas forem graves, eles podem indicar um distúrbio mais sério, como distúrbio disfórico pré-menstrual (TDPM).
Continue lendo para saber mais sobre por que a ansiedade acontece antes da menstruação e como controlá-la.
Por que isso acontece?
Mesmo no século 21, os especialistas não têm uma grande compreensão dos sintomas e condições pré-menstruais.
Mas a maioria acredita que os sintomas da TPM, incluindo ansiedade, surgem em resposta às mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona. Os níveis desses hormônios reprodutivos aumentam e diminuem dramaticamente durante a fase lútea da menstruação.
Basicamente, seu corpo se prepara para a gravidez aumentando a produção de hormônios após a ovulação. Mas se um óvulo não se implanta, os níveis de hormônio caem e você começa a menstruar.
Essa montanha-russa hormonal pode afetar os neurotransmissores do cérebro, como a serotonina e a dopamina, que estão associados à regulação do humor.
Isso pode explicar em parte os sintomas psicológicos, como ansiedade, depressão e alterações de humor, que acontecem durante a TPM.
Não está claro por que a TPM atinge algumas pessoas com mais força do que outras. Mas algumas pessoas podem sofrer flutuações hormonais do que outras, possivelmente devido à genética.
Isso poderia ser um sinal de outra coisa?
A ansiedade pré-menstrual severa pode às vezes ser um sinal de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) ou exacerbação pré-menstrual (PME).
PMDD
O PMDD é um transtorno de humor que afeta até 5% das pessoas que menstruam.
Os sintomas geralmente são graves o suficiente para interferir em sua vida diária e podem incluir:
- sentimentos de irritabilidade ou raiva que muitas vezes afetam seus relacionamentos
- sentimentos de tristeza, desesperança ou desespero
- sentimentos de tensão ou ansiedade
- sentindo-se no limite ou tenso
- mudanças de humor ou choro frequente
- diminuição do interesse em atividades ou relacionamentos
- dificuldade em pensar ou se concentrar
- cansaço ou pouca energia
- ânsias de comida ou compulsão alimentar
- dificuldade em dormir
- sentindo-se fora de controle
- sintomas físicos, como cãibras, inchaço, sensibilidade mamária, dores de cabeça e dores nas articulações ou músculos
PMDD está intimamente associado a transtornos de saúde mental preexistentes. Se você tem um histórico pessoal ou familiar de ansiedade ou depressão, pode ter um risco aumentado.
PME
A PME está intimamente relacionada com o PMDD. Acontece quando uma condição pré-existente, como transtorno de ansiedade generalizada, se intensifica durante a fase lútea do seu ciclo.
Outras condições preexistentes que podem surgir antes da menstruação incluem:
- depressão
- transtornos de ansiedade
- enxaqueca
- apreensões
- transtorno de uso de substância
- distúrbios alimentares
- esquizofrenia
A diferença entre PMDD e PME é que aqueles com PME experimentam sintomas durante todo o mês, eles só pioram nas semanas anteriores à menstruação.
Há algo que eu possa fazer?
Há várias coisas que você pode fazer para diminuir a ansiedade pré-menstrual e outros sintomas da TPM, a maioria das quais envolve mudanças em seu estilo de vida e dieta.
Mas não entre em pânico - eles não são muito drásticos. Na verdade, você já está trabalhando na primeira etapa: Conscientização.
O simples fato de saber que sua ansiedade está ligada ao seu ciclo menstrual pode ajudá-la a se equipar melhor para lidar com os sintomas à medida que eles surgem.
Coisas que podem ajudar a manter a ansiedade sob controle incluem:
- Exercício aeróbico. mostra que aqueles que praticam exercícios regularmente ao longo do mês apresentam sintomas de TPM menos graves. Os praticantes de exercícios regulares têm menos probabilidade do que a população em geral de apresentar alterações de humor e comportamento, como ansiedade, depressão e problemas de concentração. Os exercícios também podem reduzir os sintomas físicos dolorosos.
- Técnicas de relaxamento. Usar técnicas de relaxamento para reduzir o estresse pode ajudar a controlar sua ansiedade pré-menstrual. As técnicas comuns incluem ioga, meditação e massagem terapêutica.
- Dormir. Se sua vida ocupada está atrapalhando seus hábitos de sono, pode ser hora de priorizar a consistência. Dormir o suficiente é importante, mas não é a única coisa. Tente desenvolver um esquema regular de sono em que você acorde e vá dormir no mesmo horário todos os dias - incluindo fins de semana.
- Dieta. Coma carboidratos (sério). Comer uma dieta rica em carboidratos complexos - pense em grãos inteiros e vegetais ricos em amido - pode reduzir o mau humor e a compulsão alimentar que induz a ansiedade durante a TPM. Você também pode querer consumir alimentos ricos em cálcio, como iogurte e leite.
- Vitaminas. Estudos descobriram que tanto o cálcio quanto a vitamina B-6 podem reduzir os sintomas físicos e psicológicos da TPM. Saiba mais sobre vitaminas e suplementos para TPM.
Coisas para limitar
Existem também certas coisas que podem desencadear os sintomas da TPM. Uma ou duas semanas antes da menstruação, você pode querer ficar longe ou limitar a ingestão de:
- álcool
- cafeína
- comidas gordurosas
- sal
- açúcar

Existe alguma maneira de prevenir isso?
As dicas discutidas acima podem ajudar a controlar os sintomas ativos da TPM e reduzir suas chances de experimentá-los. Mas não há muito mais que você possa fazer sobre a TPM.
No entanto, você pode conseguir mais retorno com essas dicas rastreando seus sintomas ao longo do ciclo usando um aplicativo ou diário. Adicione dados sobre as mudanças no seu estilo de vida para que você possa ter uma ideia melhor do que é mais eficaz e o que você pode pular.
Por exemplo, anote os dias em que você faz pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos. Veja se seus sintomas diminuem com o tempo, conforme aumenta seu nível de condicionamento.
Devo consultar um médico?
Se os seus sintomas não melhorarem após as mudanças no estilo de vida ou você achar que pode ter PMDD ou PME, vale a pena consultar o seu médico.
Se você está monitorando seu período e os sintomas de TPM, traga-os para a consulta, se puder.
Se você tem PME ou PMDD, a primeira linha de tratamento para ambas as condições são os antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs). Os SSRIs aumentam os níveis de serotonina no cérebro, o que pode ajudar a diminuir a depressão e a ansiedade.
O resultado final
Um pouco de ansiedade nas duas semanas anteriores à menstruação é totalmente normal. Mas se seus sintomas estão tendo um impacto negativo em sua vida, há coisas que você pode tentar para obter alívio.
Comece fazendo algumas mudanças no estilo de vida. Se isso não parece funcionar, não hesite em falar com seu médico ou ginecologista.