Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 21 Setembro 2021
Data De Atualização: 17 Junho 2024
Anonim
Prolapso de Órgãos Pélvicos - Aula
Vídeo: Prolapso de Órgãos Pélvicos - Aula

Contente

O que é colpocleise?

A colpocleise é um tipo de cirurgia usada para tratar o prolapso de órgãos pélvicos em mulheres. No prolapso, os músculos do assoalho pélvico que antes sustentavam o útero e outros órgãos pélvicos enfraquecem. Esse enfraquecimento permite que os órgãos pélvicos fiquem pendurados na vagina e criem uma protuberância.

O prolapso pode causar uma sensação de peso na pelve. Pode tornar o sexo doloroso e dificultar a micção.

Até 11 por cento das mulheres acabarão por precisar de cirurgia para tratar o prolapso. Dois tipos de cirurgia tratam esta condição:

  • Cirurgia obliterativa. Este procedimento estreita ou fecha a vagina para apoiar os órgãos pélvicos.
  • Cirurgia reconstrutora. Este procedimento move o útero e outros órgãos de volta à sua posição original e, em seguida, os apóia.

A colpocleise é um tipo de cirurgia obliterativa. O cirurgião costura as paredes frontal e posterior da vagina para encurtar o canal vaginal. Isso evita que as paredes da vagina fiquem salientes para dentro e fornece suporte para segurar o útero.


A cirurgia reconstrutiva geralmente é realizada por meio de incisões no abdômen. A colpocleise é feita pela vagina. Isso leva a uma cirurgia e recuperação mais rápidas.

Quem é um bom candidato para este procedimento?

A cirurgia é recomendada em geral para mulheres cujos sintomas de prolapso não melhoraram com tratamentos não invasivos como um pessário. A colpocleise é menos invasiva do que a cirurgia reconstrutiva.

Você pode escolher a colpocleise se for mais velho e tiver condições médicas que o impedem de fazer uma cirurgia mais extensa.

Este procedimento não é recomendado para mulheres sexualmente ativas. Você não poderá mais fazer sexo vaginal após a colpocleise.

A cirurgia também limita a capacidade de fazer um teste de Papanicolaou e acessar o colo do útero e o útero para exames anuais. Um histórico médico de problemas pode excluir o procedimento.

Como se preparar para a cirurgia

Antes da cirurgia, você se encontrará com seu médico ou outro membro de sua equipe médica. Você verá como se preparar para a cirurgia e o que esperar durante o procedimento.


Informe o seu cirurgião sobre todos os medicamentos que você toma, mesmo aqueles que comprou sem receita. Você pode precisar parar de tomar certos medicamentos, incluindo anticoagulantes ou analgésicos AINEs, como aspirina, antes da cirurgia.

Você pode precisar fazer exames de sangue, raios-X e outros exames para ter certeza de que está saudável o suficiente para a cirurgia.

Se você fuma, tente parar de seis a oito semanas antes do procedimento. Fumar pode dificultar a cicatrização do corpo após a cirurgia e aumentar o risco de vários problemas.

Pergunte ao seu cirurgião se você precisa parar de comer algumas horas antes do procedimento.

O que acontece durante o procedimento?

Você estará dormindo e sem dor (usando anestesia geral) ou acordado e sem dor (usando uma anestesia regional) durante este procedimento. Pode ser necessário usar meias de compressão nas pernas para evitar coágulos sanguíneos.

Durante a cirurgia, o médico fará uma abertura na vagina e costurará as paredes frontal e posterior da vagina. Isso estreitará a abertura e encurtará o canal vaginal. Os pontos se dissolvem por conta própria em alguns meses.


A cirurgia dura cerca de uma hora. Você terá um cateter na bexiga por cerca de um dia depois. Um cateter é um tubo inserido na uretra para remover a urina da bexiga.

Como é a recuperação?

Você irá para casa no mesmo dia da cirurgia ou ficará no hospital durante a noite. Você precisará de alguém para levá-lo para casa.

Você pode voltar a dirigir, caminhar e outras atividades leves dentro de alguns dias a semanas após a cirurgia. Pergunte ao seu médico quando você poderá retornar às atividades específicas.

Comece com caminhadas curtas e aumente gradualmente o seu nível de atividade. Você deve poder voltar ao trabalho após cerca de quatro a seis semanas. Evite levantar peso, treinos intensos e esportes por pelo menos seis semanas.

Os riscos desta cirurgia incluem:

  • coágulos de sangue
  • infecções
  • sangrando
  • dano a um nervo ou músculo

Você pode fazer sexo após o procedimento?

Após a cirurgia, você não poderá ter relações sexuais vaginais. A abertura da vagina será muito curta. Certifique-se de que você está ok em não fazer sexo antes de fazer esta cirurgia, porque ela não é reversível. Vale a pena discutir isso com seu parceiro, seu médico e aqueles amigos cuja opinião você valoriza.

Você pode ser íntimo de seu parceiro de outras maneiras. O clitóris é totalmente funcional e capaz de proporcionar orgasmo. Você ainda pode fazer sexo oral e se envolver em outros tipos de toque e atividade sexual que não envolvem penetração.

Você poderá urinar normalmente após a cirurgia.

Quão bem esse procedimento funciona?

A colpocleise tem taxas de sucesso muito altas. Ele alivia os sintomas em cerca de 90 a 95 por cento das mulheres que se submetem ao procedimento. Cerca de mulheres pesquisadas posteriormente disseram que estão “muito satisfeitas” ou “satisfeitas” com o resultado.

Nossa Escolha

Como a endometriose é diagnosticada?

Como a endometriose é diagnosticada?

A endometrioe é uma condição doloroa que afeta cerca de 200 milhõe de peoa em todo o mundo, de acordo com a Endometrioi Foundation of America.A condição e deenvolve quand...
O que é anemia sideroblástica?

O que é anemia sideroblástica?

A anemia ideroblática não é apena uma condição, ma na verdade um grupo de doença do angue. Ee ditúrbio podem cauar intoma como fadiga, fraqueza e complicaçõ...