Eu experimentei as novas ferramentas de tempo de tela da Apple para reduzir as mídias sociais
Contente
- Nova tecnologia de tempo de tela saudável
- O choque inicial
- Fazendo progresso
- A palavra final
- Revisão para
Como a maioria das pessoas com contas de mídia social, confesso que passo muito tempo olhando para uma pequena tela iluminada em minhas mãos. Com o passar dos anos, meu uso de mídia social aumentou cada vez mais, e até um ponto em que o uso da bateria do meu iPhone estimou que eu gastei sete a oito horas no meu telefone em uma média diária. caramba. O que eu fiz com todo aquele tempo extra que eu tinha ?!
Já que está claro que o Instagram e o Twitter (meu tempo principal é uma droga) não vão desaparecer - ou se tornar menos viciantes - tão cedo, decidi que era hora de me posicionar contra os aplicativos.
Nova tecnologia de tempo de tela saudável
Acontece que o pessoal da Apple e do Google tinha uma linha de pensamento semelhante. No início deste ano, os dois gigantes da tecnologia anunciaram novas ferramentas para ajudar a limitar o uso excessivo de smartphones. No iOS 12, a Apple lançou o Screen Time, que rastreia quanto tempo você gasta usando seu telefone, em determinados aplicativos e em categorias como redes sociais, entretenimento e produtividade. Você pode definir limites de tempo nas categorias do seu aplicativo, como uma hora nas redes sociais. No entanto, esses limites autoimpostos são muito fáceis de ignorar - basta tocar em "Lembre-me em 15 minutos" e seu feed do Instagram retornará em toda a sua glória colorida.
O Google parece ter uma posição mais forte. Assim como o Tempo de tela, o Bem-estar digital do Google mostra o tempo gasto no dispositivo e em certos aplicativos, mas quando você ultrapassa o limite de tempo designado, o ícone do aplicativo fica esmaecido pelo resto do dia. A única maneira de recuperar o acesso é acessar o painel do Bem-estar e remover manualmente o limite.
Como usuário do iPhone, fiquei animado em ter uma ideia mais clara de quanto tempo estava gastando (er, perdendo) nas redes sociais. Mas antes de tudo, me perguntei: quanto tempo era "muito" para gastar nas redes sociais, exatamente? Para saber mais, procurei os especialistas e descobri que não havia uma resposta única para todos.
"Um dos principais fatores para determinar se você está gastando muito tempo online é verificar se seu comportamento interfere em outras áreas de sua vida", diz Jeff Nalin, Psy.D., Ph.D., psicólogo, vício especialista e fundador dos Centros de Tratamento Paradigm.
Em outras palavras, se seus hábitos de mídia social estão afetando o tempo com a família ou amigos, ou se você está escolhendo seu telefone em vez de outras atividades recreativas, então seu tempo de tela se tornou problemático. (Gastar muito tempo nas redes sociais também pode afetar sua imagem corporal.)
Não acho que iria tão longe a ponto de dizer que tenho um "transtorno" quando se trata de mídia social, mas admito: peguei-me pegando meu telefone quando deveria estar me concentrando no trabalho . Fui convocado por amigos e familiares para parar de olhar o Instagram durante o jantar e odeio ser naquela pessoa.
Então, decidi colocar essas novas ferramentas em teste e definir um limite de uma hora nas mídias sociais no meu iPhone para conduzir um experimento pessoal de um mês. Foi assim que aconteceu.
O choque inicial
Rapidamente, minha empolgação com esse experimento se transformou em horror. Aprendi que uma hora era uma quantidade surpreendentemente curta de tempo para gastar nas redes sociais. No primeiro dia, fiquei chocado quando atingi meu limite de horas na hora em que estava tomando o café da manhã, graças às minhas sessões de rolagem matinais na cama.
Isso definitivamente serviu como um alerta. Foi realmente útil ou produtivo passar um tempo assistindo a histórias de estranhos no Instagram antes mesmo de sair da cama? De jeito nenhum. Na verdade, provavelmente estava causando muito mais danos à minha saúde mental - e produtividade - do que eu imaginava. (Relacionado: Como ser tão feliz IRL quanto você parece no Instagram)
Quando pedi conselhos aos especialistas sobre como reduzir, não houve uma resposta clara. Nalin recomendou agendar sessões de 15 a 20 minutos em horários específicos durante o dia, como um passo de bebê.
Da mesma forma, você pode bloquear certos horários do dia para ser "amigável à mídia social", sugere Jessica Abo, jornalista e autora de Não filtrado: como ser tão feliz quanto parece nas redes sociais. Talvez você queira dedicar os 30 minutos que gasta no ônibus indo para o trabalho, 10 minutos que você sabe que vai passar na fila esperando seu café, ou cinco minutos durante o intervalo do almoço para verificar seus aplicativos, diz ela.
Uma advertência: "Faça o que for confortável para você no início, porque se você impor muitas regras muito rapidamente, poderá ficar menos motivado para se ater ao seu objetivo." Eu provavelmente deveria ter começado com um limite de tempo mais longo no início, mas honestamente pensei que uma hora seria viável. É muito chocante quando você começa a perceber o quanto seu telefone é uma droga.
Fazendo progresso
À medida que eu controlava o tempo que passava no telefone pela manhã, descobri que era mais administrável permanecer dentro do limite de horas. Comecei a atingir o limite de horas perto das 16h ou 17h, embora certamente houvesse alguns dias em que cheguei ao meio-dia. (Isso também foi muito surpreendente, especialmente nos dias em que me levantava às 8 da manhã. Isso significava que eu já havia passado pelo menos um quarto do meu dia olhando para aquela telinha.)
Para ser justo, parte do meu trabalho gira em torno da mídia social, então não foi tudo rolagem sem sentido. Eu administro uma conta profissional onde compartilho minhas dicas de redação e bem-estar, e também administro um blog e uma conta de mídia social para um cliente. Olhando para trás, eu deveria ter incluído talvez 30 minutos extras para permitir o tempo gasto "trabalhando" nas redes sociais.
Mesmo assim, mesmo nos fins de semana (quando provavelmente não estava trabalhando de verdade), não tive problemas para atingir o limite de horas às 17h. E eu vou ser honesto: todos os dias deste experimento de um mês, cliquei em "Lembre-me em 15 minutos" ... hum, várias vezes. Provavelmente somava cerca de uma hora adicional gasta nas redes sociais por dia, se não mais.
Perguntei aos especialistas o que poderia fazer para combater essa tendência doentia no futuro. (Relacionado: Passei um mês, deixando de seguir pessoas agressivamente nas redes sociais)
“Pare e pergunte-se em voz alta: 'Por que preciso de mais tempo aqui?'” Abo me disse. "Você pode descobrir que está apenas tentando curar o tédio e não precisa realmente passar mais tempo no telefone. Se puder, tente dar a si mesmo apenas uma extensão durante o dia, para manter um controle melhor quantas vezes você tenta ignorar esse aviso. "
Eu tentei isso e realmente ajuda. Eu me peguei dizendo em voz alta: "O que estou fazendo aqui?" e, em seguida, jogando meu telefone sobre a mesa (suavemente!). Ei, o que funciona, certo ?!
Nalin diz que se distrair também pode ajudar. Faça uma caminhada (sem telefone!), Pratique uma meditação de consciência plena de cinco minutos, ligue para um amigo ou passe alguns minutos com um animal de estimação, sugere ele. "Esses tipos de distrações nos ajudarão a não cair em tentações."
A palavra final
Após esse experimento, eu definitivamente me tornei mais ciente de meus hábitos de mídia social - e quanto tempo eles levam longe de um trabalho mais produtivo, bem como tempo de qualidade com a família e amigos. Embora eu não ache que tenho um "problema", eu seria gosto de reduzir minhas tendências automáticas de olhar para as redes sociais.
Então, qual é o veredicto sobre essas ferramentas de smartphone? Nalin expressa cautela. “É improvável que um aplicativo simples motive usuários frequentes de telefones ou viciados em mídia social a reduzir seu uso”, diz ele.
Ainda assim, essas ferramentas podem ajudá-lo a se tornar mais consciente de seu uso e, pelo menos, encorajá-lo a começar a mudar seus hábitos de forma mais permanente. "Como uma resolução de ano novo, você pode estar inicialmente motivado a usar a ferramenta como uma forma de alterar um hábito viciante. Mas outras estratégias mais eficazes podem ser implementadas para ajudá-lo a gerenciar melhor seu tempo nas redes sociais", disse Nalin. "Um aplicativo de limitação de tempo pode ajudá-lo a definir alguns limites, mas você não deve esperar uma cura mágica." (Experimente estas dicas sobre como fazer uma desintoxicação digital sem FOMO.)