A verdade sobre o uso de gel de arnica para contusões e músculos doloridos
Contente
- O que é Arnica?
- Quais são os benefícios potenciais da arnica?
- Arnica é realmente eficaz?
- Você deve usar Arnica?
- Revisão para
Se você já andou de um lado para o outro na seção de analgésicos de qualquer farmácia, provavelmente viu tubos de gel de arnica ao lado de curativos e ataduras ACE. Mas, ao contrário de outros produtos médicos simples, a arnica tem não foi aprovado pelo FDA. Na verdade, uma rápida varredura no site do FDA informa que eles classificam a arnica como uma "droga homeopática OTC não aprovada para humanos". (Para registro, o FDA também não aprova suplementos dietéticos ou produtos de CBD.) Ainda assim, muitas pessoas confiam na arnica para o alívio de dores musculares e nas articulações e hematomas (incluindo alguns treinadores de fitness). Aqui está o que você precisa saber sobre o remédio altamente contestado.
O que é Arnica?
Normalmente encontrado na forma de gel ou creme (embora existam suplementos também), umrnica montana tem sido usada para fins medicinais há séculos, de acordo com Suzanne Fuchs, D.P.M., uma podólogo e cirurgiã de tornozelo em Palm Beach, Flórida. Também conhecida como margarida da montanha, "a arnica é uma erva favorita entre os médicos homeopatas para o tratamento do inchaço causado por lesões esportivas", diz Lynn Anderson, Ph.D., uma especialista em fitoterapia.
Quais são os benefícios potenciais da arnica?
A razão pela qual a arnica funciona é porque, como muitas plantas, ela tem propriedades anti-sépticas e antiinflamatórias, diz Anderson. Quando o creme de arnica ou o gel de arnica é aplicado, ele estimula a circulação, ajudando o próprio sistema de cura do corpo a reagir - o que estimula um alívio rápido. TL; DR: Ajuda o corpo a reduzir o inchaço e a aliviar a dor.
Fuchs faz seus pacientes usarem gel ou creme de arnica após a cirurgia, bem como para áreas de inflamação nos pés e tornozelos. Eles também o usam em ligamentos e tendões para coisas como fascite plantar, entorses de pé e tornozelo e tendinite de Aquiles. "A arnica ajuda a curar e diminuir a inflamação, alivia a dor e a dor e ajuda a diminuir os hematomas", diz ela. (Aliás, é por isso que você se machuca tão facilmente.)
Da mesma forma, Timur Lokshin, D.A.C.M., um acupunturista licenciado em Nova York, recomenda arnica para inflamação aguda. Ele acredita que você precisa seguir um método de aplicação específico (conhecido no mundo da massagem como efleuragem centrípeta, que é um movimento em direção ao centro da lesão / fonte de dor) para que seja realmente eficaz.
Como a arnica é uma substância genérica, "não há uma empresa farmacêutica interessada nela o suficiente para financiar um estudo prospectivo duplo-cego controlado por placebo - o padrão da indústria - para avaliar sua eficácia", diz Jen Wolfe, um conselho farmacêutico geriátrico credenciado. Mas existe algum pesquisa para mostrar que funciona. Tome, por exemplo, um estudo de 2016 publicado em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, que descobriu que a aplicação tópica de arnica após rinoplastias (leia-se: plástica no nariz) foi eficaz na redução do inchaço e hematomas. No entanto, este tipo de estudo demonstra apenas uma correlação, não causalidade. Um similar Anais de Cirurgia Plástica estudo descobriu que a ingestão de comprimidos de arnica (uma forma menos comum de arnica) acelerou o tempo de recuperação da rinoplastia em comparação com o tempo de recuperação de pacientes que tomaram pílulas de placebo. No entanto, havia apenas 24 indivíduos - dificilmente representativos de toda a população.
Pesquisas iniciais também mostram que o gel de arnica pode ser benéfico para pessoas com osteoartrite nas mãos ou joelhos: um estudo descobriu que o uso do gel de arnica duas vezes ao dia durante 3 semanas reduziu a dor e a rigidez e melhorou a função, e outras pesquisas mostram que usar o mesmo gel funciona bem como o ibuprofeno na redução da dor e na melhora da função das mãos, de acordo com o Natural Medicines Comprehensive Database.
Arnica é realmente eficaz?
Enquanto alguns especialistas recomendam, outros dizem que é uma besteira total. Por exemplo, Brett Kotlus, M.D., F.A.C.S., um cirurgião plástico oculofacial na cidade de Nova York, diz que a arnica não é eficaz, realmente, para nada. "Eu realizei um estudo clínico usando a arnica homeopática mais popular antes e depois da cirurgia da pálpebra superior (blefaroplastia) usando um design duplo-cego controlado por placebo e não houve benefício no conforto ou hematomas", disse Kotlus.
Embora os médicos naturopatas e quiropráticos sejam fortes defensores da homeopatia, eles apenas citam evidências anedóticas porque não existem bons estudos mostrando os trabalhos da arnica, acrescenta Kotlus. Da mesma forma, Stuart Spitalnic, M.D., um médico de emergência em Rhode Island, atribui qualquer benefício ao efeito placebo e não recomenda a arnica nem a usa com nenhum de seus pacientes. (Relacionado: A meditação é melhor para o alívio da dor do que a morfina?)
Você deve usar Arnica?
Talvez Wolfe resuma isso melhor: "A dor é uma medida subjetiva. Em uma escala de dor de 1 a 10 (sendo 10 a pior dor que alguém já experimentou), o 4 de uma pessoa pode ser o 8 de outra pessoa." Em outras palavras, embora possa haver evidência limitada de que funciona, os benefícios são subjetivos.
Não há mal nenhum em aplicar um gel de arnica topicamente (ei, até mesmo um efeito placebo pode ser uma coisa boa), mas você provavelmente deve evitar tomar suplementos, uma vez que não é aprovado pela FDA.