Pergunte ao médico da dieta: mudando sua dieta com a estação
Contente
Q: Devo mudar minha dieta conforme as estações mudam?
UMA: Na verdade sim. Seu corpo passa por mudanças conforme as estações mudam. As diferenças de períodos de luz e escuridão que ocorrem têm efeitos profundos em nossos ritmos circadianos. Na verdade, a pesquisa mostra que temos grupos inteiros de genes que são afetados pelos ritmos circadianos e muitos desses genes podem afetar o peso corporal (causando perda ou ganho) e hormônios como a adiponectina, que aumenta a sensibilidade à insulina e queima de gordura. Portanto, faça essas quatro mudanças fáceis para ajudar seu corpo a se ajustar às mudanças das estações.
1. Suplemento com vitamina D. Mesmo durante o verão, a maioria das pessoas não ingere o suficiente da "vitamina do sol". A suplementação com vitamina D não vai curar sua tristeza de inverno, mas vai ajudá-lo a manter os níveis sanguíneos ideais quando seu corpo não está convertendo grande parte da vitamina da luz solar. D também é muito importante para a saúde óssea e manter níveis ideais pode ajudar a combater certos tipos de câncer, ajudar na perda de peso e aumentar a função imunológica, o que é extremamente importante durante a temporada de gripes e resfriados.
2. Mantenha o compromisso com os exercícios. Quando o tempo está ameno e o sol está brilhando, é fácil querer correr, mas os dias mais frios e curtos de outono e inverno não são tão motivadores. Ainda assim, você deve se espremer para um treino pelo bem de sua cintura (alô, festas de fim de ano!) E humor. Um estudo de 2008 publicado em PLoS One relataram que as mudanças sazonais no humor causadas pela mudança nos ciclos de luz podem aumentar muito o risco de síndrome metabólica, mas os exercícios durante o outono e inverno podem compensar isso. Ainda mais interessante (ou assustador): esses efeitos negativos de pular o treino eram tão fortes quanto os efeitos positivos do exercício!
3. Monitore as mudanças de peso do outono para a primavera. Pesquisa do National Institutes of Health mostra que entre setembro a outubro e fevereiro a março, as pessoas ganham em média um quilo (alguns mais de quase cinco libras) a cada ano. Embora meio quilo possa parecer insignificante, esse quilo a mais (ou cinco) pode levar a um ganho de peso lento e incremental ao longo dos anos.
Isso pode ser agravado pelo fato de que, à medida que envelhecemos, podemos perder até 1% de nossa massa corporal magra a cada ano. Aumentar o peso corporal e diminuir a massa magra é uma receita para o desastre! Para evitar isso, monitore seu peso pelo menos uma vez por semana ao longo do ano. A pesquisa mostra que as pessoas que se pesam com mais frequência têm mais sucesso em manter o peso. Também o ajudará a ficar por dentro das adições sazonais à sua cintura, garantindo que elas não se aproximem de você.
4. Aumente a ingestão de carboidratos. À medida que os dias escurecem, você pode começar a sofrer de uma forma leve de depressão conhecida como transtorno afetivo sazonal.Adicionar mais carboidratos ao seu dia é uma estratégia de dieta que pode ajudá-lo a se recuperar da depressão. Um estudo de Psiquiatria Biológica descobriram que uma refeição rica em carboidratos (mas não rica em proteínas) melhorava o humor. Isso pode ser devido à capacidade da insulina (um hormônio liberado pelo corpo quando você come carboidratos) de conduzir o triptofano para o cérebro, onde é convertido no neurotransmissor serotonina. Quanto mais serotonina seu cérebro produz, melhor você se sentirá.