Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 12 Abril 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Inalação oral de budesonida - Medicamento
Inalação oral de budesonida - Medicamento

Contente

A budesonida é usada para prevenir a dificuldade de respirar, aperto no peito, respiração ofegante e tosse causada pela asma. Budesonida pó para inalação oral (Pulmicort Flexhaler) é usado em adultos e crianças com 6 anos de idade ou mais. A suspensão de budesonida (líquido) para inalação oral (Pulmicort Respules) é usada em crianças com 12 meses a 8 anos de idade. A budesonida pertence a uma classe de medicamentos chamados corticosteróides. Ele age diminuindo o inchaço e a irritação nas vias aéreas para permitir uma respiração mais fácil.

A budesonida é apresentada como um pó para inalar pela boca usando um inalador e como uma suspensão para inalar pela boca usando um nebulizador de jato especial (máquina que transforma o medicamento em névoa que pode ser inalada). A budesonida em pó para inalação oral é geralmente inalada duas vezes ao dia. A suspensão de budesonida para inalação oral é geralmente inalada uma ou duas vezes por dia. Tente usar a budesonida por volta da (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use budesonida exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Converse com seu médico sobre como você deve usar seus outros medicamentos orais e inalados para asma durante o tratamento com inalação de budesonida. Se você estava tomando um esteróide oral como dexametasona, metilprednisolona (Medrol) ou prednisona (Rayos), seu médico pode querer diminuir gradualmente sua dose de esteróide começando após você começar a usar budesonida.

A budesonida controla os sintomas da asma, mas não a cura. A melhora da sua asma pode ocorrer logo após o uso da medicação, mas os efeitos totais de podem não ser vistos em 1 a 2 semanas após o uso do pó e 4 a 6 semanas após o uso regular da suspensão. Continue a usar a budesonida mesmo que se sinta bem. Não pare de usar budesonida sem falar com seu médico. Ligue para o seu médico se os seus sintomas ou os sintomas do seu filho não melhorarem durante as primeiras 2 semanas (pó) ou primeiras 6 semanas (suspensão) ou se eles piorarem.

A budesonida ajuda a prevenir ataques de asma (episódios repentinos de falta de ar, respiração ofegante e tosse), mas não interrompe um ataque de asma que já começou. O seu médico irá prescrever um inalador de ação curta para usar durante as crises de asma. Informe o seu médico se a sua asma piorar durante o tratamento.


Cada inalador de budesonida é projetado para fornecer 60 ou 120 inalações, dependendo de seu tamanho. Depois que o número rotulado de inalações foi usado, as inalações posteriores podem não conter a quantidade correta de medicamento. Você deve controlar o número de inalações que usou. Você pode dividir o número de inalações em seu inalador pelo número de inalações que você usa a cada dia para descobrir quantos dias seu inalador vai durar. Descarte o inalador após ter usado o número de inalações indicado, mesmo que ainda contenha algum líquido e continue a soltar um spray quando pressionado.

Não engula a suspensão para nebulizador de budesonida.

Antes de usar o inalador de budesonida ou o nebulizador a jato pela primeira vez, leia as instruções escritas que o acompanham. Observe os diagramas com atenção e certifique-se de reconhecer todas as peças do inalador ou nebulizador. Peça ao seu médico, farmacêutico ou terapeuta respiratório para mostrar a maneira correta de usar o inalador ou nebulizador. Pratique o uso do inalador ou nebulizador na frente dele, para ter certeza de que está fazendo da maneira certa.


Para inalar o pó usando o inalador, siga estas etapas:

  1. Vire a tampa protetora e levante-a.
  2. A primeira vez que usar um novo inalador de budesonida, você deve prepará-lo. Para fazer isso, segure o inalador na posição vertical (com o bocal para cima), gire o punho marrom totalmente para a direita o máximo que puder e, em seguida, de volta totalmente para a esquerda. Você ouvirá um clique. Repetir. A unidade agora está preparada e pronta para carregar a primeira dose. Não é necessário preparar o inalador novamente depois disso, mesmo que não o use por um longo tempo.
  3. Segurando o inalador na posição vertical, carregue a primeira dose girando o punho totalmente para a direita e totalmente para a esquerda até ouvir um clique.
  4. Afaste a cabeça do inalador e expire. Não sopre ou expire para o inalador. Não agite o inalador após carregá-lo.
  5. Segure o inalador na posição vertical (bocal para cima) ou horizontal. Coloque bem o bocal entre os lábios. Incline ligeiramente a cabeça para trás. Feche bem os lábios ao redor do bocal, mas não morda ou mastigue o bocal. Inspire profundamente e com força. Certifique-se de que a névoa penetre na garganta e não seja bloqueada pelos dentes ou pela língua.
  6. Remova o inalador da boca e prenda a respiração por cerca de 10 segundos. Não sopre ou expire pelo inalador.
  7. Se você for inalar duas baforadas, repita os passos 4-6. Para a próxima baforada, o inalador deve ser colocado na posição vertical imediatamente antes de seu uso. Gire a alça totalmente para a direita e depois totalmente para a esquerda até ouvir um clique.
  8. Recoloque a tampa protetora do inalador e gire para fechá-la.
  9. Após cada tratamento, enxágue a boca com água e cuspa. Não engula a água.
  10. Mantenha o inalador limpo e seco com a tampa bem colocada o tempo todo.

Para inalar a suspensão usando o nebulizador a jato, siga estas etapas:

  1. Remova uma ampola de suspensão para inalação da bolsa de alumínio.
  2. Agite suavemente a ampola em movimentos circulares.
  3. Segure a ampola na posição vertical e gire a parte superior da ampola. Despeje todo o líquido no reservatório do nebulizador. Não misture outros medicamentos com budesonida no reservatório.
  4. Conecte o reservatório do nebulizador ao bocal ou máscara facial.
  5. Conecte o nebulizador ao compressor.
  6. Coloque o bocal na boca do seu filho ou use a máscara facial. Faça com que seu filho se sente em uma posição ereta e confortável e ligue o compressor.
  7. Diga a seu filho para inspirar calma, profunda e uniformemente até que a névoa pare de se formar na câmara.
  8. Após cada tratamento, peça para seu filho enxaguar a boca com água e saliva; não engula a água.
  9. Descarte a ampola vazia e sua tampa em uma lata de lixo fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  10. Limpe seu nebulizador regularmente. Siga as instruções do fabricante com cuidado e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você tiver alguma dúvida sobre a limpeza do seu nebulizador.

Este medicamento às vezes é prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar a inalação de budesonida,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à budesonida, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes do pó para inalação de budesonida ou da solução para nebulização. Se for usar o pó para inalação, informe também o seu médico se você é alérgico às proteínas do leite. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou tomou recentemente.Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antifúngicos como itraconazol (Onmel, Sporanox) e cetoconazol (Nizoral); claritromicina (Biaxin); Inibidores da protease do HIV, tais como atazanavir (Reyataz, em Evotaz), indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept), ritonavir (Norvir, em Kaletra, em Viekira Pak, outros) e saquinavir (Invirase); medicamentos para convulsões, nefazodona; esteróides orais, como dexametasona, metilprednisolona (Medrol) e prednisona (Rayos); e telitromicina (Ketek). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a inalação de budesonida, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • não use budesonida durante um ataque de asma. O seu médico irá prescrever um inalador de ação curta para usar durante as crises de asma. Chame seu médico se você tiver um ataque de asma que não pare com o uso da medicação de ação rápida ou se precisar usar mais medicação de ação rápida do que o normal.
  • informe o seu médico se você ou alguém da sua família tem ou já teve osteoporose (uma condição em que os ossos se tornam finos e fracos e se quebram facilmente) e se você tem ou já teve tuberculose (TB; uma infecção pulmonar grave) em seu pulmões, catarata (turvação do cristalino do olho), glaucoma (uma doença ocular) ou hipertensão ocular ou doença hepática. Informe também o seu médico se você tiver qualquer tipo de infecção não tratada em qualquer parte do seu corpo ou uma infecção ocular por herpes (um tipo de infecção que causa feridas na pálpebra ou na superfície dos olhos).
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver usando budesonida, chame seu médico.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a utilizar budesonida.
  • se você tiver quaisquer outras condições médicas, como asma, artrite ou eczema (uma doença de pele), elas podem piorar quando a dose de esteróide oral é reduzida. Informe o seu médico se isso acontecer ou se você sentir algum dos seguintes sintomas durante este período: cansaço extremo, fraqueza muscular ou dor; dor repentina no estômago, parte inferior do corpo ou pernas; perda de apetite; perda de peso; dor de estômago; vômito; diarréia; tontura; desmaio; depressão; irritabilidade; e escurecimento da pele. Seu corpo pode ser menos capaz de lidar com o estresse, como cirurgia, doença, crise grave de asma ou ferimentos durante esse período. Ligue para o seu médico imediatamente se ficar doente e certifique-se de que todos os profissionais de saúde que o tratam saibam que você substituiu recentemente o esteróide oral pela inalação de budesonida. Leve um cartão ou use uma pulseira de identificação médica para que o pessoal de emergência saiba que você pode precisar ser tratado com esteróides em uma emergência.
  • informe o seu médico se você nunca teve varicela ou sarampo e não foi vacinado contra essas infecções. Fique longe de pessoas doentes, especialmente pessoas com catapora ou sarampo. Se você for exposto a uma dessas infecções ou se desenvolver os sintomas de uma dessas infecções, ligue para o seu médico imediatamente. Você pode precisar de tratamento para protegê-lo dessas infecções.
  • você deve saber que a inalação de budesonida às vezes causa sibilos e dificuldade para respirar imediatamente após ser inalada. Se isso acontecer, use imediatamente o seu medicamento de ação rápida (resgate) para a asma e ligue para o seu médico. Não use a inalação de budesonida novamente, a menos que seu médico lhe diga que deveria.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

A inalação de budesonida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça
  • nariz entupido ou escorrendo
  • dor de garganta
  • diarréia
  • perda de apetite
  • dor de estômago
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • pescoço ou dor nas costas
  • infecções de ouvido
  • hemorragias nasais

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes sintomas ou aqueles na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • manchas brancas ou feridas na boca
  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • rouquidão
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • respiração ofegante
  • tosse
  • dor no peito
  • ansiedade
  • febre, calafrios ou outros sinais de infecção
  • cansaço
  • náusea
  • vomitando
  • fraqueza
  • mudanças na visão

A inalação de budesonida pode fazer com que as crianças cresçam mais lentamente. Não há informações suficientes para dizer se o uso de budesonida diminui a altura final que as crianças alcançam quando param de crescer. O médico do seu filho observará o crescimento do seu filho cuidadosamente enquanto ele estiver usando budesonida. Converse com o médico do seu filho sobre os riscos de dar este medicamento ao seu filho.

Em casos raros, pessoas que usaram budesonida por muito tempo desenvolveram glaucoma ou catarata. Converse com seu médico sobre os riscos do uso de budesonida e com que freqüência você deve ter seus olhos examinados durante o tratamento.

A budesonida pode aumentar o risco de desenvolver osteoporose (uma doença em que os ossos se tornam finos e fracos e quebram facilmente). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento.

A inalação de budesonida pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Mantenha as ampolas do nebulizador lacradas em suas bolsas de alumínio até que esteja pronto para usá-las. Armazene o inalador e a solução para nebulização em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro). Não refrigerar ou congelar a solução para nebulização. Se você estiver usando o pó para inalação, substitua o inalador antigo toda vez que reabastecer sua receita. Se estiver usando a solução para nebulização, você deve descartar as ampolas se não forem usadas 2 semanas após a abertura da embalagem.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Pulmicort®
  • Pulmicort® Flexhaler
  • Pulmicort® Respules
  • Symbicort® (contendo budesonida, formoterol)

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/11/2015

Popular No Portal

Peritonite

Peritonite

Peritonite é a inflamação do peritônio, a fina camada de tecido que cobre o interior do abdome e a maioria de eu órgão. A inflamação é geralmente o reultad...
Tudo o que você precisa saber sobre tesoura

Tudo o que você precisa saber sobre tesoura

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar o link deta página, podemo receber uma pequena comião. Aqui etá o noo proceo.Não etamo falando ...