Pergunte ao especialista: o que saber sobre seu diagnóstico HER2 +
Contente
- 1. O que exatamente significa HER2-positivo?
- 2. Vou precisar de cirurgia? Se sim, quais são minhas opções?
- 3. Quais opções de tratamento estão disponíveis?
- 4. Quais são os objetivos do tratamento?
- 5. Quais são as perspectivas para o câncer de mama HER2-positivo?
- 6. Existem efeitos colaterais do tratamento e como posso controlá-los?
- 7. Há alguma mudança no estilo de vida que devo fazer após meu diagnóstico?
- 8. Qual é o meu risco de recorrência do câncer de mama HER2-positivo?
1. O que exatamente significa HER2-positivo?
HER2-positivo significa receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano. As células do corpo normalmente recebem mensagens para crescer e se espalhar a partir de receptores localizados no exterior da célula. Esses receptores são sensíveis a diferentes enzimas, ou mensageiros, que são produzidos no corpo. Os receptores regulam células diferentes e dizem a elas o que fazer (ou seja, crescer, se espalhar ou morrer).
Esses receptores também estão do lado de fora das células cancerosas. Mas, as células cancerosas podem ter muito mais receptores do que uma célula normal. Esse número aumentado, junto com outras mudanças ao redor da célula cancerosa, permite que elas recebam mais mensagens para crescer e se espalhar quando comparadas às células normais não cancerosas. Chamamos esses receptores de “oncodrivers”, o que significa que eles levam o câncer a crescer.
Nesses casos, o câncer pode ser muito dependente desses receptores para continuar a crescer e se espalhar. Quando esses receptores são bloqueados e não podem receber mensagens, a célula não pode crescer ou se espalhar.
No câncer de mama HER2-positivo, o número de receptores HER2-positivos na parte externa da célula é maior do que seria em uma célula normal não cancerosa. Isso ajuda a impulsionar o câncer a crescer e se espalhar.
2. Vou precisar de cirurgia? Se sim, quais são minhas opções?
Sua equipe de oncologia determinará se você precisa de cirurgia e discutirá qual tipo de cirurgia é melhor para você. Muitos fatores diferentes influenciam na decisão de que tipo de cirurgia ser submetido e quando fazer a cirurgia (antes ou depois do tratamento sistêmico). Seus médicos discutirão suas opções em detalhes e, juntos, vocês podem chegar a uma decisão.
3. Quais opções de tratamento estão disponíveis?
As opções de tratamento incluem radioterapia, cirurgia, quimioterapia e terapia endócrina. Você também terá acesso a tratamentos que visam especificamente os receptores HER2.
Muitos fatores determinam o tipo e a duração do tratamento que você receberá. Isso inclui sua idade, outras condições de saúde, o estágio do câncer e suas preferências pessoais. Sua equipe de oncologia deve discutir todas as opções de tratamento disponíveis para o seu caso específico.
4. Quais são os objetivos do tratamento?
Os objetivos do tratamento dependem do estágio do câncer de mama que você tem no momento do diagnóstico. Para aquelas com câncer de mama em estágio 0 a 3, o objetivo do tratamento é curar o câncer e prevenir recorrências futuras.
O câncer de mama em estágio 4 significa que o câncer se espalhou para além da mama e dos gânglios linfáticos locais. Nesse estágio, o objetivo do tratamento é controlar o crescimento do câncer e prevenir qualquer dano ou dor aos órgãos.
Infelizmente, o câncer de mama em estágio 4 não pode ser curado. Mas com o advento de medicamentos novos e inovadores, é possível permanecer em um período de doença estável por longos períodos de tempo.
5. Quais são as perspectivas para o câncer de mama HER2-positivo?
A perspectiva do câncer de mama HER2-positivo depende de alguns fatores diferentes. Isso inclui o estágio do câncer, sua capacidade de tolerar tratamentos, sua idade e seu estado de saúde atual.
O advento de muitos medicamentos direcionados novos e eficazes trabalhando em combinação com outras terapias continua a melhorar as perspectivas para mulheres com câncer de mama HER2-positivo.
6. Existem efeitos colaterais do tratamento e como posso controlá-los?
Os efeitos colaterais do tratamento dependerão do tipo de tratamento que você fizer. Em geral, os pacientes podem tolerar bem os anticorpos monoclonais usados para direcionar os receptores HER2-positivos.
Alguns efeitos colaterais potenciais incluem fadiga, dor nas articulações, dor de cabeça e insônia. A maioria desses efeitos colaterais são de gravidade mínima.
Raramente, os anticorpos monoclonais usados para tratar o câncer de mama HER2-positivo podem causar um enfraquecimento dos músculos do coração. Sua equipe de oncologia irá discutir esse risco com você e monitorá-lo de perto para quaisquer sinais desta complicação rara.
7. Há alguma mudança no estilo de vida que devo fazer após meu diagnóstico?
Em geral, você deve seguir um estilo de vida saudável após o diagnóstico de câncer de mama. Pare de fumar se fumar, limite a ingestão de álcool a uma bebida ou menos por dia e faça exercícios moderados diariamente.
Você também deve seguir uma dieta saudável rica em frutas, vegetais e proteínas com baixo teor de gordura. Limite a ingestão de açúcares refinados e alimentos ricos em gordura.
8. Qual é o meu risco de recorrência do câncer de mama HER2-positivo?
Em pacientes com câncer de mama HER2-positivo em estágio inicial (estágios 0 a 3), a sobrevida local de recidiva em 10 anos varia de 79 a 95 por cento. O intervalo depende do estágio do câncer no momento do diagnóstico e do tipo de cirurgia.
No entanto, muitos fatores podem contribuir para o risco pessoal de recorrência. Discuta seu risco individual com sua equipe de oncologia.
Conselhos oferecidos por Hope Qamoos, enfermeira profissional em saúde da mulher. Hope tem mais de 15 anos de experiência trabalhando com saúde feminina e oncologia. Ela passou sua carreira profissional trabalhando com os principais líderes de opinião da área em hospitais universitários como Stanford, Northwestern e Loyola. Além disso, Hope trabalha com uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar o atendimento às mulheres com câncer na Nigéria.