Perguntando por um amigo: o ronco é realmente tão ruim?
!["Energy Redirection" | Perpetual Testing #235 | Portal 2 Community Maps & Mods](https://i.ytimg.com/vi/cI_uquPKOYo/hqdefault.jpg)
Contente
Há duas ocasiões em que você pode ignorar o ronco como nenhum problema: quando você tem um resfriado ou alergia sazonal e depois de uma noite de bebedeira, diz Kathleen Bennett, D.D.S., presidente da Academia Americana de Medicina Dentária do Sono. Ambas as coisas podem torná-lo mais propenso a roncar - quando você está doente, é porque está congestionado (o que estreita as passagens nasais), e quando você bebe, é porque o álcool é um depressor, então faz suas vias aéreas mais dobráveis. (Pergunte ao Diet Doctor: Alcohol and Immunity.)
Caso contrário, odiamos dizer a você, mas ronco é uma grande coisa, diz Shalini Paruthi, M.D., presidente do Comitê de Educação da Academia Americana de Medicina do Sono. Geralmente é um sinal de alerta de que você tem pelo menos algum grau de apneia obstrutiva do sono, uma condição que ocorre quando você para de respirar por curtos períodos durante a noite. (Sempre cansado? A culpa pode ser da apnéia do sono.) Isso evita que você caia em um sono profundo e reparador. Como resultado, a apnéia do sono pode causar fadiga diurna severa e aumentar o risco de ganho de peso, hipertensão, diabetes e derrame, diz Paruthi. Um novo estudo na revista Neurologia até descobri que o ronco e a apnéia do sono podem prejudicar o cérebro, acelerando a progressão da perda de memória com a idade.
Resumindo, geralmente não é uma coisa boa. Se você ronca três ou mais noites por semana, Bennett sugere uma visita a um dentista do sono para tratamento. (Encontre um em localsleepdentist.com.) Existem vários remédios possíveis: Como o ronco costuma ser pior quando você dorme de barriga para cima, muitas pessoas acham útil conseguir algo como Cinto Anti-ronco (US $ 30; amazon.com), o que o incentiva a dormir de lado, diz Paruthi. (Não perca esses 12 mitos comuns do sono, detonado.)
O médico do sono também pode recomendar terapia com aparelhos orais - um tipo de protetor bucal que puxa ligeiramente a mandíbula para a frente para manter as vias respiratórias abertas a noite toda, acrescenta Bennett. O ronco também pode ser corrigido com aparelhos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) e cirurgia - mas essas são opções mais invasivas, normalmente reservadas para os casos mais extremos de apneia do sono.