Tudo o que você deve saber sobre ataques de asma e ataques de pânico
Contente
- O que é um ataque de asma?
- o que é um ataque de pânico?
- Semelhanças vs. diferenças
- Gestão da asma
- Gerenciamento de estresse e ansiedade
- O takeaway
Um dos principais objetivos quando você vive com asma é gerenciar seus sintomas para evitar um ataque de asma. Gatilhos ambientais, como pólen e pêlos de animais, podem causar complicações na asma. Outro gatilho comum para os sintomas da asma é o estresse severo.
O estresse em si é uma parte normal da vida. Mas quando deixado sem controle, o estresse pode levar à ansiedade. Também é possível ter estresse e um transtorno de ansiedade. Ansiedade grave pode até levar a um ataque de pânico.
Às vezes, é difícil distinguir entre um ataque de asma e um ataque de pânico porque eles apresentam sintomas semelhantes. Mas essas são duas condições diferentes que exigem considerações separadas para gerenciamento e tratamento.
Quanto melhor você conseguir gerenciar asma e ansiedade, menor será a probabilidade de sofrer um ataque de asma ou pânico.
O que é um ataque de asma?
A asma é causada por inflamação subjacente e constrição das vias aéreas ou tubos brônquicos. Tanto a inflamação quanto a constrição podem dificultar a respiração. Isso causa sintomas como chiado, aperto no peito e tosse.
Quando você tem um ataque de asma, seus tubos brônquicos se contraem ainda mais, dificultando a respiração. O chiado no peito pode ser audível e você pode sentir um aperto ou sensação de chocalho no peito. Dependendo da gravidade do seu ataque de asma, seus sintomas podem durar de alguns minutos a horas ou até dias.
Medicamentos de alívio rápido (broncodilatadores) podem reduzir seus sintomas e interromper o ataque. Mas se seus sintomas continuarem a piorar, talvez você precise procurar atendimento médico de emergência.
Um ataque de asma é causado por gatilhos que irritam seus pulmões. Estes podem incluir:
- alérgenos, como pólen, pêlos de animais e ácaros
- produtos químicos, incluindo perfume, fumaça e produtos de limpeza
- exercício, especialmente se for mais árduo do que você costumava
- calor ou frio extremo
- estresse e ansiedade
- infecções do trato respiratório superior
- alergias a comida
o que é um ataque de pânico?
Um ataque de pânico é um ataque grave de ansiedade que surge repentinamente.
Quando você está tendo um ataque de pânico, pode sentir falta de ar e aperto no peito. Isso pode parecer semelhante a um ataque de asma.
Mas, diferentemente da tosse e chiado associado à asma, os ataques de pânico também podem causar:
- hiperventilação (respirações curtas e rápidas)
- sentindo que você está sendo sufocado
- tonturas ou tonturas
- desmaio
- formigamento nas mãos e no rosto
- náusea
- sudorese ou calafrios
- aumento da frequência cardíaca
- sentimentos de desapego de si e do seu entorno
- sentindo que você está perdendo o controle
- medos de morrer
Um ataque de pânico pode atingir o pico após 10 minutos e, geralmente, começa a diminuir. Enquanto um ataque de pânico pode ocorrer no meio de um estado de ansiedade severa, esses sintomas também podem ocorrer inesperadamente quando você se sente calmo.
Semelhanças vs. diferenças
Os ataques de asma e de pânico podem causar dificuldades respiratórias e sensação de aperto no peito.
Uma diferença importante é que a constrição das vias aéreas durante um ataque de asma pode diminuir a ingestão de oxigênio, enquanto a hiperventilação em um ataque de pânico pode aumentar fluxo de oxigênio.
Os ataques de pânico também apresentam uma ampla gama de sintomas além das dificuldades respiratórias. Chiado e tosse também são sintomas geralmente associados apenas a ataques de asma.
Psicologicamente, tanto a asma quanto a ansiedade podem criar estresse. Pode parecer um ciclo interminável se você viver com essas duas condições. Mas reconhecer a diferença entre asma e ansiedade pode ajudar você e seu médico a criar um plano de tratamento mais eficaz.
Por exemplo, alguns medicamentos usados para tratar a asma, como broncodilatadores, têm o efeito colateral de agravar a ansiedade.
Gestão da asma
Gerenciar sua asma pode fazer a diferença na função das vias aéreas. Além disso, experimentar menos sintomas pode fazer você se sentir menos estressado com sua condição geral.
Você deve consultar seu médico sobre como fazer alterações no seu plano atual de tratamento de asma se:
- Você está sibilando mais ao longo do dia e da noite.
- Seus sintomas o acordam durante o sono.
- Você experimenta tosse frequente e aperto no peito que dificultam o sono.
- Você tem dificuldade em se exercitar sem chiado.
- Você está confiando no seu inalador de resgate mais de algumas vezes por semana.
Um ataque de asma geralmente é tratado com um medicamento de alívio rápido, como o inalador de resgate. Se você continuar tendo ataques de asma, pode precisar de um inalador de corticosteroides ou um modificador de leucotrienos para diminuir a inflamação das vias aéreas.
Pode ser necessário atendimento médico de emergência se você continuar com falta de ar.
Gerenciamento de estresse e ansiedade
A ansiedade que se acumula pode levar a ataques de pânico. Se você sentir ansiedade frequente, considere procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a superar sua ansiedade e reduzir a probabilidade de estressores externos desencadearem um ataque de pânico.
Mesmo se você não tiver um transtorno de ansiedade, o estresse em si é um fato da vida. No entanto, o estresse também pode desencadear sua asma, por isso é importante gerenciá-lo da melhor maneira possível.
Algumas etapas que você pode executar para reduzir o estresse diário incluem:
- técnicas de relaxamento, como meditação e exercícios de respiração profunda
- exercício físico regular
- ingestão reduzida de álcool e cafeína
- dormindo o suficiente
- reservar tempo para socializar e realizar atividades que você gosta fora do trabalho e outras obrigações
O takeaway
Enquanto ataques de asma e ataques de pânico compartilham algumas semelhanças, eles apresentam sintomas muito diferentes no geral. É possível experimentar ansiedade e asma ao mesmo tempo, o que pode dificultar a distinção entre os dois.
Se você está constantemente enfrentando ataques de asma ou pânico, pode ser porque não está recebendo tratamento adequado para um. Rastrear seus sintomas pode ajudar seu médico a fazer o tratamento correto.