Tudo o que você precisa saber sobre a circuncisão do bebê
Contente
- O que é circuncisão?
- Quais são os benefícios, conforme declarado por grupos médicos respeitados?
- Quais são os riscos do próprio procedimento?
- Considerações adicionais a serem lembradas sobre o procedimento
- O que acontece durante o procedimento
- Cuidando da ferida cirúrgica do seu bebê
- Banho do bebê após a circuncisão
- Qual é o tempo de recuperação esperado?
- Aspectos a serem observados durante a recuperação
- O takeaway
O que é circuncisão?
A circuncisão provavelmente não é algo em que você pensa todos os dias. Ou seja, a menos que você esteja prestes a receber um novo bebê em sua família.
Então, independentemente de ser algo que você sempre soube que fez ou que ainda está indeciso, provavelmente deseja aprender mais sobre o procedimento em si e tudo o que o acompanha.
A circuncisão masculina é a remoção cirúrgica da pele que cobre a ponta do pênis. Este pedaço de pele é conhecido como prepúcio.
A maioria dos homens que são circuncidados no Ocidente - incluindo os Estados Unidos - realiza o procedimento quando são recém-nascidos. (Em algumas culturas, ou por certas razões médicas, a circuncisão pode ser realizada em meninos mais velhos ou homens adultos.)
Você é não médico ou legalmente exigido para circuncidar seu bebê. Mas há vários fatores médicos, religiosos e sociais que você pode considerar ao decidir se deve ou não circuncidar seu filho.
Você já pode estar confiante em sua decisão de circuncidar seu filho ou pode estar se sentindo tonto com o simples pensamento de realizar um procedimento médico em seu novo bebê.
Portanto, forneceremos os fatos corretos - os benefícios, os riscos, como é realizado e como cuidar do seu bebê após o procedimento, se você escolher.
Quais são os benefícios, conforme declarado por grupos médicos respeitados?
A circuncisão é um procedimento antigo que remonta a milhares de anos - que você talvez saiba, se estiver escolhendo por motivos religiosos. Também é uma prática bem estudada. Há uma série de extensas pesquisas apoiando os benefícios da circuncisão.
A atual política da Academia Americana de Pediatria em relação à circuncisão afirma: "A avaliação das evidências atuais indica que os benefícios de saúde da circuncisão masculina recém-nascida superam os riscos".
Alguns dos benefícios pesquisados da circuncisão incluem:
- Diminuição do risco de infecções do trato urinário (ITU), especialmente no primeiro ano de vida de uma criança. UTIs graves ou recorrentes podem levar a danos nos rins ou até sepse (uma infecção da corrente sanguínea).
- Diminuição do risco de contrair o HIV, bem como de outras doenças compartilhadas por contato sexual. (Mas é importante lembrar que a circuncisão é não um preventivo para infecções sexualmente transmissíveis!)
- Diminuição do risco de doenças da pele que podem afetar o pênis, como fimose.
- Menor risco de desenvolver câncer de pênis (embora esse seja muito raro, para começar).
- Diminuição do risco de câncer do colo do útero nas parceiras de homens circuncidados.
Muitos meninos e homens acham mais fácil manter uma boa higiene genital quando o prepúcio é removido. Mas queremos ser claros aqui: boa higiene é boa higiene. Ensine seu filho a manter a área genital limpa - prepúcio ou não - e eles estarão em boa forma.
Houve estudos indicando que não há efeito da circuncisão na sensação ou no prazer sexual. Outros estudos, como este de 2008, descobriram um aumento na sensibilidade sexual de homens circuncidados.
Embora isso possa ser uma coisa desconfortável - e reconhecidamente distante - para se pensar quando se trata de seu recém-nascido, vale a pena considerar.
Quais são os riscos do próprio procedimento?
Como um novo pai, você pode estar muito nervoso com essa parte.Como em qualquer procedimento cirúrgico, há alguns riscos a serem considerados na decisão de circuncidar seu bebê.
Para tranquilizar, a circuncisão é um procedimento muito comum e as complicações são raras. Mas os riscos podem incluir:
- sangramento no momento do procedimento
- infecção
- dor
- dano ou deformidade no pênis, que pode aparecer mais tarde no desenvolvimento
A incidência de complicações graves (como danos ao pênis) é extremamente baixa, estimada em 0,2% e geralmente ocorre com circuncisões realizadas fora de um ambiente hospitalar. A incidência de complicações menores (como sangramento ou infecção) é relatada em cerca de 3%.
Certamente há riscos a serem considerados. Mas esses riscos são mínimos quando o procedimento é realizado por um profissional médico treinado em um ambiente estéril.
Considerações adicionais a serem lembradas sobre o procedimento
Nós não vamos dar a volta. A circuncisão é um procedimento controverso.
Em algum lugar entre 60 e 90% dos meninos nascidos nos Estados Unidos são circuncidados.
Em todo o mundo, a circuncisão é mais comum nos Estados Unidos, Canadá, Oriente Médio, Austrália e África. A circuncisão é muito menos comum na Ásia, Europa e América do Sul.
Há vários motivos pelos quais os pais podem optar por circuncidar o filho:
- razões religiosas
- preocupações higiênicas
- sentindo que isso beneficia a saúde de seus filhos tanto na infância quanto mais tarde na vida
- querendo que seu filho se pareça com outros homens da família
Outros pais acham que a circuncisão causa dor ou desfiguração desnecessária, ou querem esperar e dar ao filho a chance de escolher por si mesmo quando ficar mais velho. Essas considerações também podem ser válidas para sua família e recomendamos que você fale sobre elas ao fazer essa escolha pessoal.
Se seu bebê nascer muito cedo ou com certos problemas penianos, o médico do bebê também poderá receber recomendações sobre circuncisão.
O que acontece durante o procedimento
A maioria das circuncisões é realizada 24 a 72 horas após o nascimento, se realizada em um hospital por um pediatra ou obstetra.
Você também pode levar seu filho ao consultório do pediatra nos primeiros 10 dias de vida para realizar a circuncisão no local.
É considerado mais seguro realizar uma circuncisão em um ambiente médico. Também é geralmente considerado seguro ter a circuncisão realizada por um mohel treinado, se você é da fé judaica e deseja que a circuncisão seja feita em casa como parte de um bris (uma cerimônia judaica de circuncisão).
O procedimento geralmente leva entre 10 e 20 minutos. Você pode ficar com seu bebê durante a coisa toda.
Geralmente, seu bebê é levado para uma sala de procedimentos (junto com você ou seu parceiro) e colocado em uma mesa especial com restrições macias para os braços e pernas. Os recém-nascidos ainda têm esse adorável reflexo de sobressalto, então isso é realmente útil para tornar todos mais confortáveis - bebê e o médico que executa o procedimento.
Seu doce bebê provavelmente estará envolto em toalhas quentes e poderá receber um pouco de água com açúcar em uma chupeta para conforto, se você der o seu OK.
Um anestésico (medicamento para entorpecer a dor) pode ser injetado na base do pênis com uma agulha ou aplicado como creme tópico na pele.
Dependendo do método que o seu médico preferir - e você pode conversar sobre isso com ele antes do nascimento do bebê - eles colocarão um anel de plástico ou um grampo especial ao redor do prepúcio para cortar o suprimento de sangue e remover o prepúcio.
Cuidando da ferida cirúrgica do seu bebê
Imediatamente após a circuncisão, a gaze macia revestida com vaselina será frouxamente enrolada em torno da ponta do pênis para evitar que grude na fralda do bebê.
Continue trocando a fralda do bebê com a frequência necessária! Reaplique um pouco de vaselina e uma nova gaze solta, se necessário, a cada troca de fralda.
Aperte a fralda frouxamente e seja gentil ao segurar seu bebê, para não pressionar o pênis de cura.
Banho do bebê após a circuncisão
É totalmente bom dar banho no seu bebê após a circuncisão.
A maioria dos pediatras recomenda apenas tomar banho de esponja uma ou duas vezes na primeira semana de qualquer maneira; portanto, quando você estiver dando banhos mais regulares, o pênis deve estar completamente curado.
Enquanto o pênis está cicatrizando, seja gentil ao colocar o bebê dentro e fora da banheira e não esfregue com sabão ou um pano. Basta enxaguar com água morna.
Uma vez curado o pênis, você pode lavá-lo com água e sabão.
Qual é o tempo de recuperação esperado?
Provavelmente haverá vermelhidão, inchaço e sangramento ou escorrimento leve por alguns dias após a circuncisão. Isso pode ser difícil para você, como pai ou mãe, mas é perfeitamente normal.
A maioria dos recém-nascidos se recupera totalmente da circuncisão dentro de 7 a 10 dias.
Se a circuncisão foi realizada usando o método Plastibell, o anel deve cair dentro de 5 a 7 dias por conta própria. Ligue para o médico do bebê se o anel não cair dentro de duas semanas.
Aspectos a serem observados durante a recuperação
Nós conversamos sobre o que é normal. Mas esteja atento a sinais anormais que possam sinalizar infecção. Se o pênis do seu bebê ficar extremamente vermelho ou começar a escorrer líquido amarelo espesso, ele pode ter desenvolvido uma infecção no local da circuncisão.
Uma febre também pode ser um sinal de infecção. Qualquer febre em um recém-nascido exige uma visita ao médico imediatamente.
Infecções em recém-nascidos devem sempre sejam tratados com cautela, mesmo que sejam menores. É melhor ligar para o médico do bebê se você notar algum desses sinais nos dias após a circuncisão.
Também ligue imediatamente para o médico do bebê se notar que ele não está usando fraldas molhadas, está usando menos fraldas molhadas ou parece chorar quando faz xixi.
O takeaway
A circuncisão é um procedimento cirúrgico menor para remover a pele que cobre a ponta do pênis. Ele é realizado em recém-nascidos do sexo masculino há muitos anos e é considerado geralmente seguro.
No entanto, não importa quantos milhões de vezes esse procedimento foi realizado - se for novo para você, você pode ter preocupações. É isso que faz de você um ótimo pai!
Esperamos ter abordado alguns de seus medos. Lembre-se: circuncidar seu bebê é uma decisão muito pessoal entre você e seu parceiro - não há uma resposta certa.
Se você tiver dúvidas sobre a circuncisão, o pediatra escolhido para o seu bebê pode ajudar a discutir os benefícios e riscos. Outras pessoas que você pode querer consultar são amigos de confiança, líderes em sua comunidade de fé, se seu raciocínio for religioso, e pessoas de ambos os lados do debate que respeitarão sua escolha.