5 tratamentos caseiros para eczema de bebê
Contente
- Visão geral
- Locais precipitados
- Causas
- Objetivos do tratamento
- 1. Banho quente com hidratante
- 2. Use uma pomada
- 3. Identifique os gatilhos do seu bebê
- 4. Aplique um curativo molhado
- 5. Anti-histamínicos orais
- Outlook
Visão geral
Eczema é um termo genérico para várias condições da pele que causam áreas vermelhas, comichão e inflamação. Eczema em crianças pequenas é geralmente o tipo chamado dermatite atópica.
Acredita-se que afeta pelo menos 10% das crianças nos Estados Unidos, de acordo com um relatório de 2014 da Academia Americana de Pediatria (AAP). Em 85% dos casos, ele se desenvolve antes dos 5 anos de idade, mas em mais da metade aparece no primeiro ano de vida.
Locais precipitados
Em bebês (com menos de 12 meses), o eczema geralmente afeta:
- bochechas
- couro cabeludo
- tronco
- extremidades
Crianças e adultos mais velhos geralmente apresentam mais crises nas mãos e nos pés, embora joelhos e cotovelos também sejam bastante comuns. Eczema é muito coceira e desconfortável. O desconforto pode interferir na qualidade de vida, interrompendo o sono e as atividades diárias.
Causas
O eczema resulta de uma reação exagerada do sistema imunológico. Não há uma causa exata exata. Em vez disso, os médicos acreditam que muitas coisas diferentes podem levar a isso e que provavelmente é uma combinação de fatores genéticos e ambientais (como viver com um animal de estimação).
Bebês com histórico familiar de asma, alergias ou eczema em si são mais propensos a desenvolvê-lo. As teorias sobre as causas e gatilhos do eczema incluem vários alérgenos, bactérias e até variações e mutações genéticas.
Entre 20 e 30% das pessoas com eczema têm uma variação genética que compromete a camada mais externa da pele. Isso dificulta a retenção de umidade da pele e a proteção de substâncias estranhas. Este é apenas um dos muitos genes provavelmente envolvidos no eczema.
Objetivos do tratamento
Segundo a AAP, os quatro principais objetivos para o tratamento de eczema são:
- Cuidados com a pele de manutenção. Isso é o mais importante, pois pode ajudar a reparar e manter uma barreira saudável da pele, além de potencialmente prevenir futuros surtos.
- Medicamentos anti-inflamatórios para a pele. Isso ajuda a reduzir a resposta inflamatória durante uma crise. (Eles nem sempre podem ser adequados ou necessários para os bebês.)
- Controle de coceira. Coçar geralmente aumenta a gravidade da coceira.
- Gerenciando gatilhos. Evitar ou gerenciar gatilhos ajuda a reduzir os surtos.
Mantendo esses quatro objetivos em mente, aqui estão cinco maneiras de tratar o eczema do seu bebê em casa.
1. Banho quente com hidratante
Dar um banho quente ao bebê é uma das coisas mais eficazes que você pode fazer para tratar e gerenciar o eczema em casa. Um banho quente diário por no máximo 5 ou 10 minutos é geralmente benéfico, desde que você aplique imediatamente um hidratante na pele do bebê após o banho.
Use água morna no banho. Fique longe de sabonetes sintéticos ou agentes de limpeza que sejam duros ou perfumados. Cada criança é diferente, portanto, preste atenção na forma como a pele do seu bebê responde à frequência dos banhos. Alguns bebês podem responder melhor aos banhos todos os dias.
É importante secar suavemente o bebê após o banho, deixando um pouco de umidade na pele. Em seguida, aplique hidratante na pele úmida para ajudar a impedir que a pele seque.
2. Use uma pomada
Seu bebê pode se opor à sensação oleosa de pomada na pele, em oposição à loção hidratante mais leve. Mas estudos descobriram que as pomadas para a pele são mais eficazes no tratamento do eczema, porque mantêm mais umidade. Cremes mais espessos também são úteis.
Você deve escolher a fórmula mais natural disponível, pois fragrâncias e conservantes podem ser irritantes para bebês com eczema. Em geral, os cremes prescritos não são mais eficazes do que os hidratantes vendidos sem receita para o eczema.
Economize seu dinheiro e escolha a pomada ou creme hidratante adequado ao seu orçamento.
3. Identifique os gatilhos do seu bebê
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo eczema do seu bebê é procurar no seu ambiente coisas que parecem desencadear crises ou agravá-las. Os produtos em sua casa podem estar causando ou contribuindo para o problema.
Nos bebês, os gatilhos mais comuns são coisas que tocam a pele. Raramente, alérgenos ambientais como mofo ou pólen podem ser um gatilho. Outros gatilhos conhecidos que são raros em bebês são infecções e estresse. Gatilhos comuns para bebês são:
- sabões e detergentes abrasivos
- fragrâncias
- tecidos para vestuário ásperos ou não respiráveis
- suor
- excesso de saliva
4. Aplique um curativo molhado
Se o seu bebê estiver sofrendo de eczema particularmente grave, pergunte ao seu pediatra sobre como usar um curativo úmido ou uma terapia de envoltório úmido. Às vezes, este tratamento é usado com creme esteróide sob prescrição médica.
O envoltório ajuda a garantir que os tratamentos tópicos permaneçam úmidos e sejam melhor absorvidos pela pele.
Como aplicar um curativo úmido:
- Dê um banho ao seu bebê e seque suavemente a pele.
- Aplique creme ou hidratante.
- Molhe as roupas de gaze ou algodão com água limpa e morna e aplique na área afetada.
- Cubra a camada úmida com outra camada leve de roupa seca e deixe o curativo por três a oito horas.
Você pode continuar aplicando o curativo por 24 a 72 horas ou durante a noite. Continue por no máximo uma semana.
Antes de usar a terapia de capa úmida, sempre converse com seu pediatra.
5. Anti-histamínicos orais
Coceira é uma das coisas mais difíceis sobre o eczema. Para pais de bebês e crianças pequenas, pode parecer impossível impedi-los de coçar as áreas afetadas. Arranhões que ferem a pele podem permitir a entrada de bactérias e causar uma infecção.
Manter a pele do bebê coberta com roupas de algodão soltas pode ajudar a evitar arranhões.
Esteja ciente de que a aplicação de um creme anti-histamínico, como o cloridrato de difenidramina (Benadryl), diretamente na pele pode piorar o eczema.
Dar ao seu bebê um anti-histamínico oral pode ajudar a diminuir a sensação de coceira. Os anti-histamínicos "não sonolentos", como a loratadina (Claritin) e a cetirizina (Zyrtec), não ajudam na coceira. O tipo que ajuda, a difenidramina (Benadryl) e outros anti-histamínicos mais antigos, geralmente deixa os bebês com sono.
Isso pode ser útil, especialmente à noite, mas anti-histamínicos não devem ser administrados a crianças menores de 2 anos sem a recomendação de um médico.
Outlook
O eczema é uma condição da pele bastante comum em crianças pequenas, mas pode ser difícil descobrir as causas e os gatilhos específicos para o seu bebê. Trabalhe com seu pediatra para desenvolver o melhor plano de tratamento. A boa notícia é que o eczema geralmente melhora ou desaparece completamente à medida que seu filho cresce.
Chaunie Brusie, BSN, é uma enfermeira com experiência em trabalho de parto e parto, cuidados intensivos e enfermagem de longo prazo. Ela mora em Michigan com o marido e quatro filhos pequenos e é autora do livro "Pequenas linhas azuis.”