Autor: Judy Howell
Data De Criação: 6 Julho 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Riesgo de diabetes y estatinas: implicaciones clínicas y opciones terapéuticas
Vídeo: Riesgo de diabetes y estatinas: implicaciones clínicas y opciones terapéuticas

Contente

Introdução

As estatinas, também conhecidas como inibidores da HMG-CoA redutase, são medicamentos prescritos que ajudam a melhorar os níveis de colesterol. As estatinas bloqueiam uma enzima do seu corpo que cria colesterol. Essa ação reduz o nível total de colesterol, incluindo a lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou o nível de colesterol "ruim". Também aumenta o seu nível de lipoproteína de alta densidade (HDL), que é considerado "bom" colesterol. Esses efeitos podem reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame.

A primeira estatina, chamada lovastatina, foi aprovada nos Estados Unidos em 1987. Desde então, outras seis estatinas foram desenvolvidas e aprovadas. Todos esses medicamentos vêm em um comprimido ou cápsula que você toma por via oral. Além dos 7 medicamentos apenas para estatina, existem 3 medicamentos que incluem uma estatina em combinação com outro medicamento.

Lista de estatinas

As tabelas a seguir listam as estatinas atualmente disponíveis nos Estados Unidos. A maioria desses medicamentos está disponível em versões genéricas. Medicamentos genéricos geralmente são mais baratos que os medicamentos de marca. Eles também têm maior probabilidade de serem cobertos por planos de saúde.


Todas as sete estatinas vêm em formas de liberação regular. Isso significa que o medicamento é liberado na corrente sanguínea de uma só vez. Duas das estatinas também vêm em formas de liberação prolongada, que são liberadas na corrente sanguínea mais lentamente.

EstatinaMarcaDisponível como genéricoLiberação regularLibertação prolongadaFormato
atorvastatinaLipitorsimsimnãotábua
fluvastatinaLescol, Lescol XLsimsimsimcápsula, comprimido
lovastatinaMevacor *, Altoprevsimsimsimtábua
pitavastatinaLivalonãosimnãotábua
pravastatinaPravacholsimsimnãotábua
rosuvastatinaCrestorsimsimnãotábua
sinvastatinaZocorsimsimnãotábua†

* Esta marca foi descontinuada.


Este medicamento também está disponível como uma suspensão oral, composta por partículas sólidas do medicamento em um líquido que você engole.

Medicamentos combinados com estatina

Três produtos combinam estatinas com outros medicamentos. Dois deles associam uma estatina à ezetimiba, que também ajuda a diminuir o seu nível total de colesterol. O terceiro produto combina uma estatina com amlodipina, o que ajuda a diminuir o seu nível de pressão arterial.

Medicamento combinadoMarcaDisponível como genéricoFormato
atorvastatina / amlodipinaCaduetsimtábua
atorvastatina / ezetimibaLiptruzet *simtábua
sinvastatina / ezetimibaVytorinsimtábua

* Esta marca foi descontinuada. Este medicamento agora está disponível apenas em uma versão genérica.

Considerações para selecionar uma estatina

Nem todas as estatinas são criadas iguais. Certas estatinas são mais potentes, o que significa que reduzem seus níveis de LDL e colesterol total mais do que outras estatinas. Foi demonstrado que algumas estatinas reduzem o risco de ataque cardíaco e derrame em pessoas que nunca tiveram esses eventos. Esse uso é chamado de prevenção primária. Com a prevenção secundária, os medicamentos são usados ​​para prevenir a recorrência ou ataque cardíaco ou derrame.


Os médicos geralmente recomendam apenas produtos combinados com estatina quando você precisa de terapia dupla. Por exemplo, se seus níveis de colesterol não responderem como deveriam ao tratamento com apenas uma estatina, seu médico poderá solicitar que você tome um medicamento que combine uma estatina com a ezetimiba.

O seu médico escolherá uma estatina apropriada com base em fatores como:

  • sua idade
  • outras condições de saúde que você tem
  • quanto efeito de baixar o colesterol você precisa
  • quão bem você tolera uma estatina
  • outros medicamentos que você toma

Era

É raro, mas algumas crianças têm uma condição genética que causa um aumento considerável dos níveis de colesterol. Se seu filho precisar tomar estatina para diminuir o nível de colesterol, o médico poderá recomendar um dos seguintes procedimentos:

  • atorvastatina, para uso em crianças de 10 a 17 anos
  • fluvastatina, para uso em crianças de 10 a 16 anos
  • lovastatina, para uso em crianças de 10 a 17 anos
  • pravastatina, para uso em crianças de 8 a 18 anos
  • rosuvastatina, para uso em crianças de 7 a 17 anos
  • sinvastatina, para uso em crianças de 10 a 17 anos

Condições de saúde existentes

Certas condições de saúde ou riscos de condições podem levar em consideração a recomendação do seu médico. O seu médico pode sugerir uma terapia com estatinas de alta potência, que funciona de forma mais agressiva para diminuir seu nível de colesterol, se você:

  • tem doença cardíaca ativa
  • têm níveis muito altos de LDL (190 mg / dL ou mais)
  • têm entre 40 e 75 anos, com diabetes e um nível de LDL entre 70 mg / dL e 189 mg / dL
  • têm entre 40 e 75 anos, com nível de LDL entre 70 mg / dL e 189 mg / dL e alto risco de desenvolver doença cardíaca

Atorvastatina e rosuvastatina são normalmente usadas para terapia com estatinas de alta potência.

Se você não puder tolerar uma terapia com estatinas de alta potência ou se tiver diabetes e um risco menor de desenvolver doenças cardíacas, seu médico poderá recomendar uma terapia com estatinas de potência moderada. Isso pode incluir:

  • sinvastatina
  • pravastatina
  • lovastatina
  • fluvastatina
  • pitavastatina
  • atorvastatina
  • rosuvastatina

Outros medicamentos que você toma

O seu médico também precisará conhecer os outros medicamentos que você toma para recomendar uma estatina para você. É importante informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo medicamentos de venda livre, além de suplementos e ervas.

Se você tomar vários medicamentos, seu médico poderá recomendar uma estatina com menor probabilidade de interagir com outros medicamentos, como pravastatina e rosuvastatina.

Converse com seu médico

Se você precisar tomar uma estatina para ajudar a diminuir seus níveis de colesterol, você tem várias opções. Dê ao seu médico um histórico médico completo para ajudá-lo a decidir a estatina mais apropriada para você. Os pontos importantes a serem discutidos incluem:

  • seus níveis de colesterol
  • sua história ou histórico familiar de doença cardíaca
  • medicamentos que você toma
  • quaisquer condições médicas que você tenha

Todos esses fatores podem afetar sua capacidade de tomar uma estatina e as opções disponíveis. Seu médico deve poder iniciar uma estatina que não apenas melhore com segurança seus níveis de colesterol e diminua o risco de ataque cardíaco e derrame, mas também funcione bem com outros medicamentos que você toma.

Você não poderá julgar se sua estatina está funcionando com base em como você se sente. Portanto, é importante manter consultas com seu médico para monitorar sua terapia com estatinas. O seu médico fará exames de sangue que medem seus níveis de colesterol para garantir que sua estatina esteja funcionando. As estatinas geralmente levam de 2 a 4 semanas para se tornarem totalmente eficazes, inclusive após alterações na dose.

Converse com seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais que você tenha. O seu médico poderá ajustar sua dosagem, alterná-lo para outra estatina ou interromper sua terapia com estatinas para lhe dar um medicamento diferente para baixar o colesterol.

Compartilhado

Ganglioneuroblastoma

Ganglioneuroblastoma

Ganglioneurobla toma é um tumor intermediário que urge de tecido nervo o . Um tumor intermediário é aquele que e tá entre benigno (de cre cimento lento e com probabilidade de ...
Ablação endometrial

Ablação endometrial

A ablação endometrial é uma cirurgia ou procedimento feito para danificar o reve timento do útero a fim de minimizar o fluxo men trual inten o ou prolongado. E e reve timento é...