16 razões para beijar: como beijar beneficia sua saúde
Contente
- Por que você deve fazer biquinho
- 1. Aumenta seus "hormônios da felicidade"
- 2. O que ajuda você a se relacionar com a outra pessoa
- 3. E tem um impacto tangível na sua auto-estima
- 4. Também alivia o estresse
- 5. E reduz a ansiedade
- 6. Ele dilata seus vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir sua pressão arterial
- 7. Isso também pode ajudar a aliviar as cólicas
- 8. E acalma as dores de cabeça
- 9. Pode impulsionar seu sistema imunológico
- 10. E reduzir a resposta alérgica
- 11. Está relacionado a melhorias no colesterol total
- 12. Até ajuda a prevenir cáries, aumentando a produção de saliva
- 13. É um barômetro sólido para compatibilidade física com um parceiro romântico
- 14. E beijar um parceiro romântico aumenta seu desejo sexual
- 15. Quanto mais você beija, mais você contrai e tonifica os músculos faciais
- 16. Até queima calorias
- O resultado final
Por que você deve fazer biquinho
O beijo diminuiu em seu relacionamento? Você é mais do tipo “beijo no ar” do que “beijo de verdade” ao cumprimentar seus amigos? Você se encolhe quando vê sua tia chegando para um grande beijo em eventos familiares? Pode ser hora de fazer biquinho!
Acontece que beijar - até mesmo sua família e amigos - traz muitos benefícios mentais e físicos que fazem seu beijo valer a pena. Aqui está o que a ciência diz.
1. Aumenta seus "hormônios da felicidade"
Beijar faz com que seu cérebro libere um coquetel de substâncias químicas que fazem você se sentir tão bem, acendendo os centros de prazer do cérebro.
Esses produtos químicos incluem a oxitocina, a dopamina e a serotonina, que podem fazer você se sentir eufórico e estimular sentimentos de afeto e união. Ele também reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse).
2. O que ajuda você a se relacionar com a outra pessoa
A oxitocina é uma substância química ligada à formação de pares. O fluxo de oxitocina liberado quando você beija causa sentimentos de afeto e apego. Beijar seu parceiro pode melhorar a satisfação no relacionamento e pode ser especialmente importante em relacionamentos de longo prazo.
3. E tem um impacto tangível na sua auto-estima
Além de aumentar seus hormônios felizes, o beijo pode reduzir seus níveis de cortisol - melhorando potencialmente sua sensação de autoestima.
Pesquisadores em um estudo de 2016 descobriram que os participantes que estavam insatisfeitos com sua aparência física tinham níveis mais altos de cortisol.
Embora mais pesquisas sejam necessárias, experimentar uma queda temporária no cortisol cada vez que você beija não é uma maneira ruim de passar o tempo.
4. Também alivia o estresse
Falando em cortisol, beijar também reduz os níveis de cortisol e o estresse. Beijar e outras formas de comunicação afetiva, como abraçar e dizer “eu te amo”, afetam os processos fisiológicos relacionados ao controle do estresse.
5. E reduz a ansiedade
O gerenciamento do estresse inclui o quão bem você lida com o estresse e a ansiedade. Não há nada como um beijo e algum carinho para ajudar a acalmá-lo. A oxitocina diminui a ansiedade e aumenta o relaxamento e o bem-estar.
6. Ele dilata seus vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir sua pressão arterial
Beijar aumenta sua frequência cardíaca de uma forma que dilata seus vasos sanguíneos, de acordo com Andrea Demirjian, autora do livro "Kissing: Everything You Ever Wanted to Know About One of Sweetest Pleasures."
Quando os vasos sanguíneos se dilatam, o fluxo sanguíneo aumenta e causa uma diminuição imediata da pressão arterial. Então, isso significa que beijar é bom para o coração, literal e metaforicamente!
7. Isso também pode ajudar a aliviar as cólicas
O efeito dos vasos sanguíneos dilatados e do aumento do fluxo sanguíneo pode ajudar a aliviar as cólicas - um aumento de produtos químicos para se sentir bem e alívio das cólicas menstruais? Dar um beijo quando você está passando por um período ruim pode valer a pena.
8. E acalma as dores de cabeça
Dê um beijo de despedida na desculpa do “esta noite não, querida, estou com dor de cabeça”. Essa dilatação dos vasos sanguíneos e a redução da pressão arterial também podem aliviar as dores de cabeça. Beijar também pode ajudar a prevenir dores de cabeça, reduzindo o estresse, que é um conhecido gatilho da dor de cabeça.
9. Pode impulsionar seu sistema imunológico
A troca de saliva pode aumentar sua imunidade, expondo-o a novos germes que fortalecem seu sistema imunológico. Um estudo de 2014 descobriu que casais que se beijam frequentemente compartilham a mesma microbiota na saliva e na língua.
10. E reduzir a resposta alérgica
Beijar foi mostrado para fornecer alívio significativo de urticária e outros sinais de reação alérgica associada ao pólen e ácaros da poeira doméstica. O estresse também piora as reações alérgicas, portanto, o efeito do beijo sobre o estresse também pode reduzir a resposta alérgica dessa forma.
11. Está relacionado a melhorias no colesterol total
Um estudo de 2009 descobriu que casais que aumentaram a frequência de beijos românticos tiveram melhora no colesterol total do sangue. Manter o colesterol sob controle diminui o risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas e derrames.
12. Até ajuda a prevenir cáries, aumentando a produção de saliva
Beijar estimula as glândulas salivares, o que aumenta a produção de saliva. A saliva lubrifica a boca, ajuda a engolir e ajuda a evitar que os restos de comida grudem nos dentes, o que pode ajudar a prevenir cáries e cáries.
13. É um barômetro sólido para compatibilidade física com um parceiro romântico
Acontece que o clássico de 1964 "The Shoop Shoop Song" estava certo - está em seu beijo! Um estudo de 2013 descobriu que beijar pode ajudá-lo a avaliar a adequação de um parceiro em potencial. De acordo com as mulheres pesquisadas, um primeiro beijo pode basicamente fazer isso ou quebrar quando se trata de sua atração.
14. E beijar um parceiro romântico aumenta seu desejo sexual
O beijo romântico leva à excitação sexual e muitas vezes é a força motriz por trás da decisão de uma mulher de fazer sexo com alguém. A saliva também contém testosterona - um hormônio sexual que desempenha um papel na excitação sexual. Quanto mais tempo e com mais paixão você beija, mais testosterona é liberada.
15. Quanto mais você beija, mais você contrai e tonifica os músculos faciais
O ato de beijar pode envolver de 2 a 34 músculos faciais. Beijar com frequência e usar esses músculos regularmente funciona como um treino para o rosto - e pescoço, se você realmente gosta!
Isso pode ajudar a fortalecer os músculos faciais. Exercitar os músculos faciais também pode aumentar a produção de colágeno, o que contribui para uma pele mais firme e com aparência mais jovem.
16. Até queima calorias
Usar os músculos faciais também queima calorias. Você pode queimar de 2 a 26 calorias por minuto, dependendo de quão apaixonadamente você beija. Este pode não ser o melhor regime de treino se você está tentando perder peso, mas com certeza é melhor do que suar no aparelho elíptico!
O resultado final
Beijar, independentemente de quem você está beijando, pode ter um impacto positivo em seu bem-estar emocional e físico.
Beijar faz com que ambas as partes se sintam bem consigo mesmas e pode ajudar a fortalecer relacionamentos de todos os tipos, então beije e beije com frequência. É bom para você!