Qual é a melhor cerveja sem glúten?
Contente
- Cerveja sem glúten vs. sem glúten
- Tipos de cerveja sem glúten
- Como fazer cerveja sem glúten
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
As cervejas tradicionais são feitas de água, fermento, lúpulo e trigo ou cevada - dois grãos que contêm glúten (1).
Como alternativa, estão disponíveis muitas cervejas sem glúten, feitas com grãos sem glúten, como sorgo, arroz e milho.
Este artigo analisa o mercado de cerveja sem glúten e alguns fatores a serem considerados ao escolher o melhor para você.
Cerveja sem glúten vs. sem glúten
Diferentemente da maioria das cervejas tradicionais, as variedades sem glúten são feitas a partir de grãos sem glúten e regulamentadas pela Food and Drug Administration (FDA) em vez do Bureau de Tributação e Comércio de Álcool e Tabaco (TTB) (2).
De acordo com o regulamento da FDA, as cervejas sem glúten devem conter menos de 20 partes por milhão (ppm) de glúten (3).
Você provavelmente encontrará cervejas rotuladas como "sem glúten" ou "sem glúten" em sua busca por cerveja sem glúten, mas elas não são sem glúten.
A cerveja sem glúten é feita a partir de um grão que contém glúten, como cevada, trigo ou centeio. É processado usando enzimas que digerem partículas de glúten em fragmentos menores, o que pode representar um baixo risco de causar uma resposta imune em alguém com alergia ou intolerância ao glúten (4).
Dito isto, a eficácia do processo de remoção não foi cientificamente validada e o conteúdo de glúten da cerveja com glúten ou com glúten pode variar entre os lotes (5, 6).
Além disso, um estudo em tubo de ensaio revelou que a cerveja sem glúten ainda pode causar uma resposta imune em algumas pessoas com doença celíaca (7).
Portanto, cervejas sem glúten não são recomendadas se você tiver uma intolerância ou alergia grave ao glúten.
RESUMO
Cerveja sem glúten é feita com grãos sem glúten, como sorgo, arroz ou milho, em vez de trigo ou cevada. As cervejas removidas de glúten passam por um processo destinado a reduzir seu conteúdo de glúten.
Tipos de cerveja sem glúten
Um número crescente de cervejas sem glúten está disponível.
Se você gosta de cerveja comum, pode achar que as cervejas sem glúten têm um perfil de sabor diferente devido aos grãos utilizados. As primeiras cervejas sem glúten costumavam usar sorgo, mas muitos fabricantes se afastaram deste ingrediente por causa de seu sabor azedo.
Em vez disso, muitos fabricantes de cerveja sem glúten agora produzem cervejas saborosas, brancos belgas e cervejas pálidas da Índia (IPAs) usando ingredientes criativos e outros grãos sem glúten, como milho, trigo sarraceno, arroz e milho.
Algumas cervejarias são cervejarias sem glúten dedicadas, o que significa que não lidam com ingredientes que contêm glúten.
Aqui estão algumas cervejas populares sem glúten disponíveis em todo o mundo:
- Buck Wild Pale Ale por Alpenglow Beer Company (Califórnia, EUA)
- Copperhead Copper Ale por Alt Brew (Wisconsin, EUA)
- Redbridge Lager por Anheuser-Busch (Missouri, EUA)
- Felix Pilsner por Bierly Brewing (Oregon, EUA)
- Pyro American Pale Ale por Burning Brothers Brewing (Minnesota, EUA)
- Terceiro contato IPA da Divine Science Brewing (Califórnia, EUA)
- Glutenator IPA da Epic Brewing Company (Utah, EUA)
- Celia Saison por Ipswich Ale Brewery (Massachusetts, EUA)
- English Pale Ale da Autumn Brewing Company (Seaham, Reino Unido)
- G-Free (Pilsner) por St. Peter's Brewery (Bungay, Reino Unido)
- Forager Amber Pale Ale por Whistler Brewing Company (Colúmbia Britânica, Canadá)
- Massager Millet Lager por Microbrasserie Nouvelle France (Quebec, Canadá)
- Cerveja inglesa sem glúten da Scott's Brewing Company (Oamaru, Nova Zelândia)
- Pale Ale por Wild Polly Brewing Co. (Austrália Ocidental, Austrália)
- Ginger Beer por Billabong Brewing (Austrália Ocidental, Austrália)
Como você pode ver, é fácil encontrar cerveja sem glúten em todo o mundo.
RESUMOA disponibilidade de cervejas sem glúten aumentou significativamente nos últimos anos. Agora você pode encontrar muitas opções sem glúten de todo o mundo.
Como fazer cerveja sem glúten
Você pode encontrar kits para preparar sua própria cerveja sem glúten em lojas especializadas ou online. Eles geralmente incluem um xarope de sorgo doce como principal fonte de carboidratos, bem como leveduras, lúpulos e outros ingredientes aromatizantes.
As receitas para cerveja sem glúten variam, mas aqui estão as etapas básicas para fazer uma simples cerveja de sorgo em casa:
- Leve a água para ferver e adicione o xarope de sorgo.
- Adicione o lúpulo e deixe ferver por 1 hora.
- Desligue o fogo e misture o mel. Deixe esfriar.
- Transferir para um fermentador limpo e higienizado. Adicione água suficiente para produzir a quantidade desejada de líquido, geralmente em torno de 19 litros. Descarte o fermento.
- Fermentar a cerveja e colocá-lo em garrafas higienizadas com açúcar de milho.
A cerveja sem glúten pode ser feita em casa da mesma forma que a cerveja tradicional, embora você use ingredientes sem glúten, como xarope de sorgo. Estão disponíveis kits homebrew sem glúten para facilitar o processo.
A linha inferior
Graças à fabricação sem glúten, a cerveja agora pode ser apreciada por pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten.
Cerveja sem glúten é feita com grãos sem glúten no lugar de trigo ou cevada, que são usados para fazer cerveja tradicional.
Cervejas com e sem glúten também estão disponíveis, mas podem não ser adequadas para pessoas com aversão ao glúten, pois podem conter traços de glúten.
Encontrar a melhor cerveja sem glúten depende das suas preferências de gosto. Felizmente, você pode encontrar muitas cervejas sem glúten de todo o mundo ou até fazer sua própria em casa.
Por fim, certifique-se de beber cerveja e outras bebidas alcoólicas com moderação. Beber moderadamente é definido como não mais que uma bebida por dia para mulheres e duas bebidas por dia para homens (8).