Os melhores sapatos para fascite plantar: o que procurar e 7 a considerar
Contente
- O que procurar em um sapato se você tiver fascite plantar
- Suporte para arco e calcanhar
- Rigidez extra na sola e amortecimento no meio do pé
- Contraforte de calcanhar firme
- Impacto suave com o solo
- O que evitar em um sapato se você tiver fascite plantar
- Sapatos a considerar se você tiver fascite plantar
- Tênis de corrida
- Asics Gel Nimbus 20 e 22
- New Balance 1080v10
- Sapatos de caminhada todos os dias
- Hoka One One Bondi x Cerimônia de Abertura
- Saucony Grid Omni Walking
- Tênis para caminhada
- Keen Targhee
- Sandálias
- Slide de recuperação Hoka One One Ora
- NAOT Krista
- Devo usar órteses em meus sapatos?
- Leve embora
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Se você já sentiu uma pontada persistente no calcanhar - especialmente ao se levantar da cama pela manhã - então você sabe tudo sobre a fascite plantar.
Essa queixa ortopédica comum pode causar um desconforto persistente que torna a caminhada quase insuportável. Embora muitos corredores lutem contra essa condição durante o exercício, ela também pode afetar sua vida diária.
As boas notícias? Existem várias maneiras de controlar a fascite plantar, incluindo a escolha e o uso de calçados adequados para o trabalho, exercícios e lazer.
Consultamos vários especialistas para obter sua opinião sobre os melhores sapatos para fascite plantar. Também escolhemos sete sapatos que você pode considerar. Continue lendo para aprender mais.
O que procurar em um sapato se você tiver fascite plantar
Quer o seu nível de dor seja 1 ou 10, o objetivo final é apoiar com conforto. Os especialistas recomendam que você procure estes recursos principais:
Suporte para arco e calcanhar
Embora o amortecimento possa ser ótimo para o conforto, o Dr. Mohammad Rimawi, DPM, AACFAS, diz que o suporte é fundamental.
“É o apoio do arco e do calcanhar, e não o amortecimento proporcionado pelo calçado, que é fundamental na prevenção da fascite plantar”, diz Rimawi.
Rigidez extra na sola e amortecimento no meio do pé
Quando se trata de escolher os sapatos, a Dra. Nelya Lobkova, DPM, diz que alguém que sofre de fascite plantar precisa de rigidez extra na planta do pé e amortecimento no mediopé para evitar impacto no calcanhar, onde há dor associada à fascite plantar.
“Um calçado com sola intermédia grossa ou fundo de rocha é o calçado ideal para quem tem esta condição”, diz ela.
Contraforte de calcanhar firme
Lobkova também recomenda um contraforte do calcanhar firme, a parte posterior do calcanhar em torno da inserção de Aquiles.
“Um contador de calcanhar firme minimiza o alongamento anormal da fáscia plantar e diminui a dor e a inflamação no calcanhar e no arco do pé, que estão associadas à fascite plantar”, diz ela.
Impacto suave com o solo
Além disso, o Dr. Ricardo Cook, cirurgião ortopédico do The Centers for Advanced Orthopaedics, afirma que, além do conforto, os pacientes com fascite plantar devem procurar um calçado que proporcione o menor impacto quando o pé tocar em uma superfície dura.
A partir daí, ele diz que as características realmente dependem do pé da pessoa específica e do que ela está tentando controlar.
Por exemplo, se você tem um arco mais alto, a junta está em um ângulo que restringe a amplitude de movimento, então Cook diz que um suporte de arco rígido causaria mais restrição. Por outro lado, ele explica que as pessoas com pés chatos e fascite plantar devem procurar calçados com suporte adequado para o arco.
O que evitar em um sapato se você tiver fascite plantar
Quanto ao que você deve evitar, Lobkova diz que o calçado mais importante a evitar é um calçado minimalista, como o Vibram FiveFingers.
“Há estabilidade mínima na sola, sem amortecimento sob o calcanhar e tensão máxima no osso do calcanhar”, diz ela. Todos esses fatores podem exacerbar a fascite plantar preexistente.
Sapatos a considerar se você tiver fascite plantar
Muitos especialistas, como podólogos e fisioterapeutas, hesitam em recomendar um calçado específico para a fascite plantar, uma vez que cada pessoa precisa ser avaliada para descobrir o que é melhor para seus pés específicos.
“Muitas vezes, as pessoas vão a uma loja de sapatos e são‘ adequadas ’para um determinado sapato com base em critérios que o vendedor determina serem importantes sem levar em consideração a característica mais importante: conforto”, diz Cody Meashaw, PT, DPT.
Infelizmente, sapatos que não são confortáveis devido ao acolchoamento, tamanho ou construção podem resultar em um padrão de marcha alterado e, portanto, podem levar a mais desconforto.
No entanto, os especialistas dizem que algumas marcas têm uma seleção melhor se você está lidando com fascite plantar. Abaixo estão as recomendações para tênis para corrida, caminhada e caminhada, junto com sugestões de sandálias.
Chave de preços:
- $: <100
- $$: 100 a 150
- $$$: >150
Categoria | Marca e nome do sapato | Ponto de preço |
Tênis de corrida: | Asics Gel Nimbus 20 e 22 | $$ |
New Balance 1080v10 | $$ | |
Sapatos de caminhada: | Hoka One One Bondi x Cerimônia de Abertura | $$$ |
Saucony Grid Omni Walking | $ | |
Tênis de caminhada: | Keen Targhee | $$ |
Sandálias: | Slide de recuperação Hoka One One Ora | $ |
NAOT Krista | $$ |
Saiba mais sobre cada um desses sapatos abaixo.
Tênis de corrida
Asics Gel Nimbus 20 e 22
- Prós: Fornece o suporte de arco e calcanhar necessário para uma pessoa com fascite plantar.
- Contras: Pode ser estreito demais para pés largos.
- Preço: $$
- Encontre online: Calçados femininos, calçados masculinos
Quando se trata de pegar a estrada para uma corrida, a Rimawi recomenda Asics Gel Nimbus 20 e 22. Conhecido por seu design externo rígido, o Gel Nimbus visa especificamente a estabilidade do calcanhar.
New Balance 1080v10
- Prós: Fornece o suporte de arco e calcanhar necessário para uma pessoa com fascite plantar. Também é um ótimo tênis para corridas mais longas.
- Contras: Os tênis de corrida de espuma não são para todos. Experimente antes de comprar.
- Preço: $$
- Encontre online: Calçados femininos, calçados masculinos
Outro favorito da Rimawi, o New Balance 1080v10 tem uma biqueira larga, excelente amortecimento e ótima absorção de choque.
Sapatos de caminhada todos os dias
Hoka One One Bondi x Cerimônia de Abertura
- Prós: Feito de couro, o que é bom para um calçado de caminhada diária, mas ainda assim leve.
- Contras: Caro.
- Preço: $$$
Para sapatos de caminhada, a cerimônia de abertura Hoka Bondi x é uma das favoritas de Lobkova. Este sapato possui suporte, estabilidade e uma palmilha larga.
Saucony Grid Omni Walking
- Prós: Tem uma taxa de pronação mais lenta - a causa da dor sentida na fascite plantar - em comparação com outros calçados do mercado.
- Contras: Só vem em branco e preto e pode ser um pouco volumoso para algumas pessoas.
- Preço: $
- Encontre online: Calçados femininos, calçados masculinos
O sapato Saucony Grid Omni Walking é uma opção mais acessível para quem procura suporte e alívio da fascite plantar.
Tênis para caminhada
Keen Targhee
- Prós: Calcanhar elevado para máximo suporte e excelente suporte do tornozelo em terrenos mais difíceis.
- Contras: Um pouco mais pesado do que outros sapatos de caminhada que fornecem suporte para fascite plantar.
- Preço: $$
- Encontre online: Calçados femininos, calçados masculinos
Para sapatos de caminhada, Lobkova recomenda Keen Targhee, que vêm em uma variedade de estilos, incluindo Targhee III e Targhee VENT. À prova d'água, respirável e durável, essas botas de caminhada também são suficientes para pessoas com fascite plantar.
Sandálias
Slide de recuperação Hoka One One Ora
- Prós: Conforto e suporte.
- Contras: Algumas pessoas podem considerá-los volumosos.
- Preço: $
Os slides de recuperação da Hoka Ora são os favoritos de Lobkova, especialmente para caminhadas no quintal e corridas de cachorro.
NAOT Krista
- Prós: Vem em várias cores, elegante, vistoso, confortável e de suporte.
- Contras: Caro.
- Preço: $$
Para caminhadas mais longas e roupas elegantes, Lobkova gosta da Krista by NAOT. A sandália é elegante o suficiente para ser usada no trabalho, mas confortável e adequada para ser usada nas férias.
Devo usar órteses em meus sapatos?
Órteses são inserções de sapato que você coloca em seus sapatos para ajudar a gerenciar condições específicas, como:
- dor no calcanhar
- desconforto geral nos pés
- dor no arco
- fascite plantar
Dependendo da intensidade da sua dor, você pode comprar órteses personalizadas feitas especificamente para o seu problema. Mas eles tendem a ser caros. Marcas comuns são uma opção mais acessível, mas não são feitas sob medida para seus pés.
De acordo com Lobkova, as órteses personalizadas são feitas para manter o pé em uma posição ideal durante a caminhada para eliminar as forças mecânicas que causam a fascite plantar. Órteses de venda livre geralmente fornecem alívio temporário para a fáscia plantar na forma de amortecimento sob o calcanhar.
As órteses são de grande utilidade quando se trata de diminuir a tensão e o estresse na fáscia plantar, diz Rimawi. Além disso, eles podem reafirmar qualquer suporte de arco que possa faltar em seu sapato. Eles também têm um calcanhar profundo, que Rimawi diz que pode ajudar a absorver o choque a cada passo.
Leve embora
Quando se trata de escolher um calçado para a fascite plantar, sua melhor aposta é conversar com um especialista - um podólogo ou fisioterapeuta - e experimentar vários estilos diferentes.
Embora cada sapato discutido neste artigo seja projetado para fornecer suporte e conforto, seu objetivo é descobrir qual deles se sente melhor em seus pés.