A biotina pode ajudar os homens a crescerem cabelo?
Contente
- O que é biotina?
- Deficiência
- Biotina e crescimento de cabelo
- Crescimento geral do cabelo
- Calvície masculina
- Precauções
- Falsos testes de laboratório
- Interações medicamentosas
- O resultado final
A biotina é uma vitamina e um suplemento popular conhecido por impulsionar o crescimento do cabelo.
Embora o suplemento não seja novo, sua popularidade está crescendo - particularmente entre os homens que desejam promover o crescimento do cabelo e interromper a queda.
No entanto, pouco se sabe sobre o papel da biotina na saúde do cabelo e se este suplemento pode realmente ajudar.
Este artigo explora as pesquisas disponíveis para dizer se a biotina pode ajudar os homens a crescer o cabelo e se há algum risco de tomar o suplemento.
O que é biotina?
A biotina, ou vitamina B7, é uma vitamina solúvel em água que pertence à família da vitamina B ().
É responsável por muitas funções metabólicas em seu corpo - particularmente por converter alimentos em energia ().
Além disso, é importante para manter cabelos, pele e unhas saudáveis. Na verdade, também é conhecida como vitamina H, que significa "Haar und Haut", que significa "cabelo e pele" em alemão ().
A biotina é encontrada em muitos alimentos, como gema de ovo, fígado, couve-flor, cogumelos, soja, feijão, lentilha, amêndoa, nozes e grãos inteiros. Também está amplamente disponível na forma de suplemento, isoladamente ou combinado com outras vitaminas e minerais (,).
Além disso, é produzido naturalmente em seu corpo por bactérias intestinais, tornando mais fácil atingir níveis saudáveis ().
resumoA biotina é uma vitamina solúvel em água que pertence à família das vitaminas B. É responsável por muitas funções em seu corpo e é bem conhecido por seu papel na saúde do cabelo e da pele.
Deficiência
A deficiência de biotina é extremamente rara, pois o nutriente é encontrado em uma ampla variedade de alimentos e pode ser produzido em seu corpo por bactérias intestinais ().
Certos grupos podem ter maior risco de deficiência leve da vitamina, como crianças e mulheres grávidas, aqueles que fazem mau uso do álcool e pessoas com deficiência de biotinidase - uma enzima que libera biotina livre em seu corpo (,).
Além disso, o consumo regular de clara de ovo crua pode levar à deficiência secundária de biotina. Os brancos crus contêm a proteína avidina, que impede a absorção da biotina. Portanto, certifique-se de cozinhar as claras antes de comê-las ().
Os sinais de deficiência de biotina incluem perda de cabelo e erupção cutânea escamosa e vermelha ao redor da boca, olhos e nariz (,).
resumoA deficiência de biotina é rara entre indivíduos saudáveis, pois o nutriente é amplamente encontrado nos alimentos e é produzido pelo corpo. Mulheres grávidas, crianças, pessoas que fazem uso indevido de álcool e pessoas com deficiência de biotinidase podem estar em maior risco.
Biotina e crescimento de cabelo
Muitas pessoas juram que os suplementos de biotina promovem o crescimento do cabelo, embora essa conexão seja controversa.
Crescimento geral do cabelo
A biotina desempenha um papel fundamental no crescimento do cabelo devido ao seu papel na síntese de queratina. A queratina é a principal proteína que compõe a estrutura do cabelo e contribui para um fio de cabelo forte e saudável ().
Níveis de biotina muito baixos podem levar a um crescimento deficiente e queda de cabelo. No entanto, considerando que a maioria das pessoas tem níveis adequados, adicionar mais à sua dieta por meio de suplementos provavelmente não ajudará ().
Na verdade, embora os anúncios possam alegar que esses suplementos promovem o crescimento do cabelo, estudos limitados em grande escala apóiam isso (,).
Em uma revisão de 2017, os suplementos de biotina foram encontrados para aumentar o crescimento do cabelo em pessoas com uma deficiência subjacente do nutriente. No entanto, devido à raridade dessa deficiência, os autores concluíram que esses suplementos não são eficazes para a população em geral ().
Além disso, não há evidências para apoiar que os suplementos de biotina promovem o crescimento do cabelo.
Calvície masculina
Calvície de padrão masculino, ou alopecia androgenética masculina (MAA), é a perda gradual de cabelo no couro cabeludo. Com 30–50% dos homens experimentando algum grau de MAA por volta dos 50 anos, muitos estão procurando maneiras de prevenir mais queda de cabelo ().
Em uma revisão de 2019, os pesquisadores descobriram que os homens com MAA tinham níveis ligeiramente mais baixos de biotina do que aqueles sem queda de cabelo. No entanto, a diferença não foi significativa o suficiente para indicar uma ligação direta entre biotina e MAA ().
Além desta revisão, parece não haver estudos clínicos sobre suplementos de biotina e queda de cabelo masculino, embora existam alguns estudos em mulheres ().
Um ensaio duplo-cego controlado por placebo em 30 mulheres com perda de cabelo percebida descobriu que a suplementação com um suplemento de proteína marinha contendo uma quantidade não revelada de biotina melhorou significativamente o crescimento e o volume do cabelo após 90 dias ().
Embora promissor, não se sabe se os participantes tinham uma deficiência de biotina existente e se os mesmos resultados seriam encontrados em homens ().
Além disso, o suplemento continha outros nutrientes conhecidos por promover o crescimento do cabelo, como aminoácidos, zinco e vitamina C, por isso não está claro se a biotina afetou os resultados ().
Portanto, é provável que a suplementação só seja garantida em pessoas com deficiência de biotina, embora mais pesquisas sejam necessárias.
Se você estiver enfrentando queda de cabelo, é melhor falar com um profissional de saúde para determinar se há alguma causa subjacente.
resumoPesquisas limitadas apóiam que os suplementos de biotina auxiliam no crescimento do cabelo, especialmente naqueles sem deficiência do nutriente.
Precauções
Embora não haja efeitos colaterais conhecidos do excesso de biotina, existem outras preocupações significativas com os suplementos de biotina.
Falsos testes de laboratório
Os suplementos de biotina são conhecidos por interagir com certos testes de diagnóstico que usam a tecnologia de biotina-estreptavidina, e isso pode levar a resultados incorretos (,,).
Essa tecnologia é comumente usada em testes que medem os níveis de vitamina D, hormônio e tireóide. Na verdade, descobriu-se que a biotina interfere no diagnóstico da doença de Graves e hipotireoidismo (,,).
A ingestão excessiva dessa vitamina também foi associada à medição dos níveis de falsa troponina - usada para indicar ataques cardíacos - levando ao retardo do tratamento e até mesmo à morte (,,).
Portanto, se você estiver tomando um suplemento de biotina e receber quaisquer testes de diagnóstico, é importante informar ao seu médico.
Interações medicamentosas
A biotina é conhecida por interagir com certos medicamentos. Por exemplo, medicamentos para convulsões como carbamazepina (Tegretol), fenitoína (Dilantin), primidona (Mysoline) e fenobarbital (Luminal) podem reduzir os níveis dessa vitamina em seu corpo ().
Embora não haja muitas interações medicamentosas conhecidas com esses suplementos, é melhor divulgar quaisquer suplementos que você está tomando com seu médico.
resumoAltos níveis de biotina podem interferir em vários testes de diagnóstico, levando a resultados falsos. Certifique-se de falar com seu médico se estiver tomando esses suplementos.
O resultado final
A biotina é um suplemento popular, anunciado como uma forma de crescer cabelos saudáveis.
Embora a queda de cabelo seja um efeito colateral da deficiência de biotina, a maioria da população tem níveis adequados do nutriente porque está amplamente disponível nos alimentos e é produzido em seu corpo.
Embora as vendas estejam disparando, apenas pesquisas limitadas apóiam o uso de suplementos de biotina para o crescimento do cabelo - especialmente em homens.
Portanto, se você está procurando uma solução para um cabelo mais saudável, é melhor pular esses suplementos e optar por alimentos ricos em biotina.