Dispositivos intra-uterinos (DIUs)
Contente
- O que é um DIU?
- Como funciona um DIU?
- Como um DIU é inserido?
- Qual a eficácia de um DIU?
- Quais são as vantagens de um DIU?
- Quais são as desvantagens de um DIU?
- Quais são os riscos de um DIU?
O que é um DIU?
Os dispositivos intra-uterinos (DIU) são pequenos dispositivos colocados no seu útero para interromper o processo de inseminação. O DIU está dentro e fora do mercado há décadas. Eles são muito populares em todo o mundo e uma das formas mais eficazes de controle de natalidade.
Estima-se que 2 a 8 em cada 1.000 mulheres (0,2 por 100 mulheres para Mirena) que têm DIU engravidam em um ano de uso típico.
Existem dois tipos de DIU: cobre e hormonal. Atualmente, existem quatro marcas de DIU disponíveis nos Estados Unidos. O ParaGard é um DIU de cobre, e Mirena, Liletta e Skyla são DIUs hormonais que usam progestina.
O DIU é uma excelente opção de controle de natalidade para muitas mulheres. No entanto, elas não são a melhor opção para mulheres com alto risco de infecções sexualmente transmissíveis (DSTs).
Como funciona um DIU?
Tanto o cobre como os tipos hormonais de DIU funcionam, dificultando o acesso dos espermatozóides ao óvulo.
ParaGard causa uma resposta inflamatória no revestimento do útero. Esta inflamação é tóxica para o esperma. Também torna seu útero hostil à implantação, se ocorrer fertilização.
Mas estudos recentes não conseguiram encontrar evidências de que a fertilização ocorra. ParaGard trabalha por até 10 anos após a inserção.
Mirena trabalha para afinar o revestimento do útero para impedir o transporte de espermatozóides para as trompas de falópio, onde a fertilização deve ocorrer. A progestina liberada também engrossa o muco cervical e pode impedir a ovulação.
Mirena pode durar até cinco anos após a inserção. Skyla e Liletta são menores e contêm uma dose mais baixa de progestina. Ambos afinam o revestimento do útero e podem durar até três anos.
Como um DIU é inserido?
Um DIU é inserido por um profissional de saúde. Marque uma consulta com seu médico para determinar se o DIU é a melhor opção de controle de natalidade para você. Um DIU pode ser inserido a qualquer momento, é certo que você não está grávida.
O seu médico irá inserir o DIU através do seu colo do útero e no seu útero. O procedimento geralmente leva menos de 15 minutos. Isso pode ser feito com ou sem anestesia local. Você provavelmente sentirá cólicas ou desconforto.
Há um risco muito pequeno de expulsão quando o DIU é implantado. Nos primeiros meses, é importante verificar se ainda está em vigor. Você deve fazer isso todo mês.
Para verificar seu DIU:
- Lave suas mãos com sabão e água.
- Coloque o dedo na vagina até tocar o colo do útero.
- Sinta o fim das cordas.
Você deve sentir a corda. Se a corda parecer mais curta ou mais longa que o normal, pode haver um problema. Você não deve sentir o final difícil do DIU contra seu colo do útero.
Se houver algum problema, não puxe a corda ou tente reinserir o DIU você mesmo. Em vez disso, marque uma consulta com seu médico. Eles podem verificar se o DIU parece bom e o status da string.
A expulsão é rara. Se isso acontecer, provavelmente será durante o seu período. É provável que a expulsão ocorra nos primeiros meses após a inserção. Enquanto você espera que o DIU seja reinserido, use uma forma alternativa de contracepção.
Qual a eficácia de um DIU?
Ambos os tipos de DIU são mais de 99% eficazes na prevenção da gravidez. Eles são um dos tipos mais eficazes de controle de natalidade disponíveis.
Eles também são uma das formas mais convenientes de controle de natalidade, porque trabalham entre 3 e 10 anos.
Quais são as vantagens de um DIU?
Um DIU tem muitos benefícios. Entre eles estão:
- eficácia
- longevidade
- conveniência; O DIU não precisa de preparação antes do sexo
- pode ser usado durante a amamentação
- rapidamente reversível se você quiser engravidar
- barato; após o custo inicial de inserção, não há mais custos por 3 a 10 anos
Mirena, Liletta e Skyla também podem ajudar a aliviar:
- dor menstrual
- períodos pesados
- dor de endometriose
O ParaGard também pode ser usado como uma forma de contracepção de emergência. De acordo com a Planned Parenthood, é 99,9% eficaz na prevenção de uma gravidez se inserido dentro de 5 dias após a relação sexual desprotegida.
Quais são as desvantagens de um DIU?
Como em qualquer método de controle de natalidade, existem prós e contras que você terá que pesar antes de tomar sua decisão sobre o uso.
Os DIUs têm as seguintes desvantagens:
- eles não protegem contra ISTs
- inserção pode ser dolorosa
- ParaGard pode tornar seus períodos mais pesados
- ParaGard também pode piorar suas cólicas menstruais
- Mirena, Liletta e Skyla podem tornar seus períodos irregulares
Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem nos primeiros seis meses de uso.
Quais são os riscos de um DIU?
Existe um risco de infecção quando você usa um DIU. Esse risco é mais alto durante a inserção. Você não deve obter um DIU se tiver ou tiver uma IST.
Além disso, o DIU não é recomendado para mulheres que:
- pode estar grávida
- tem câncer cervical não tratado
- tem câncer uterino
- tem sangramento vaginal inexplicável
- ter vários parceiros sexuais (devido ao risco aumentado de DSTs)
O ParaGard não é recomendado para mulheres que são, ou podem ser, alérgicas ao cobre ou mulheres que têm a doença de Wilson.
Em situações raras, um DIU pode penetrar na parede uterina. Se a gravidez ocorrer com um DIU, há um risco aumentado para a gravidez.
Mirena, Liletta e Skyla não são recomendadas para mulheres com doença hepática grave ou para mulheres que têm ou podem ter câncer de mama.
Como existe um pequeno risco de infecção quando o médico insere o DIU, eles podem testar as DSTs primeiro.