Perigos da explosão brasileira: você deve se preocupar?
Contente
- O que há em uma explosão brasileira?
- Efeitos colaterais de uma explosão brasileira
- Riscos potenciais de uma explosão brasileira
- Gravidez e blowout brasileiro
- Como posso tratar os sintomas de uma ruptura brasileira?
- Outras dicas para aliviar os sintomas de uma explosão brasileira
- A linha inferior
As explosões brasileiras são anunciadas para se livrar do frizz e proporcionar cabelos mais suaves, fortes e brilhantes. No entanto, os pesquisadores alertam que alguns dos produtos químicos em um tratamento de blowout brasileiro podem ser prejudiciais à sua saúde.
Esse tratamento profissional para alisar os cabelos às vezes é chamado de tratamento brasileiro de queratina ou BKT. Brazilian Blowout também é uma marca para este tratamento de salão. Outros tratamentos capilares com queratina podem apresentar os mesmos riscos.
O que há em uma explosão brasileira?
Uma ruptura brasileira cria uma camada protetora em torno de cada fio de cabelo. Ele usa uma fórmula líquida de queratina. A queratina é um tipo de proteína naturalmente encontrada em cabelos, pele, unhas e até dentes.
A adição de mais queratina pode ajudar a fortalecer e suavizar os fios. Isso faz temporariamente o seu cabelo parecer mais cheio e brilhante.
Essa proteína também é encontrada em chifres, cascos, garras, penas e lã. A queratina usada para fazer tratamentos de blowout brasileiros geralmente vem de pássaros e animais.
Outros produtos químicos também são necessários para ajudar a colar a queratina no cabelo.
produtos químicos em potencial em produtos blowout brasileirosOs ingredientes de uma explosão brasileira podem incluir produtos químicos como:
- formaldeído
- formalina
- metileno glicol
- óxido de metileno
- paraformar
- aldeído fórmico
- metanol
- oximetileno
- oxometano
- Número CAS 50-00-0
- ácido timonácico
- vários perfumes ou aromas
As fórmulas de blowout brasileiras também podem incluir ingredientes naturais de plantas provenientes do Brasil, como:
- Açaí
- semente de urucum
- camu camu
Efeitos colaterais de uma explosão brasileira
A Food and Drug Administration (FDA) adverte que blowouts brasileiros e outros produtos para suavizar os cabelos podem causar efeitos colaterais sérios.
Os sintomas são mais comuns em estilistas e outras pessoas que trabalham com esses tratamentos.
Um estudo comparativo descobriu que a solução brasileira Blowout é quase 12% de formaldeído. Isso é quase três vezes maior do que outras marcas de tratamentos capilares com queratina.
Você também pode ter uma reação depois de receber uma ruptura brasileira. Os sintomas podem ocorrer enquanto você está recebendo o tratamento ou podem começar horas ou até dias depois.
Os efeitos colaterais incluem:
- dores de cabeça
- tontura
- problemas respiratórios
- náusea
- vômito
- dor no peito
- coceira
- erupção cutânea
- queima do couro cabeludo
- bolhas
- irritação no nariz ou na garganta
- ardor nos olhos ou vermelhidão
- olhos marejados
- hemorragias nasais
Os estilistas geralmente usam um secador de cabelo e um alisador de cabelo para selar a queratina em um tratamento de blowout brasileiro.
O calor faz com que os produtos químicos sejam liberados no ar através da fumaça quente. Se você tem asma ou é mais sensível a substâncias químicas respiratórias, isso pode desencadear sintomas como chiado no peito.
Uma ruptura brasileira pode não ser boa para o seu cabelo a longo prazo. Algumas pessoas têm problemas de cabelo depois de receber esse e outros tipos de tratamentos químicos para alisamento. Você pode ter:
- quebra de cabelo
- cabelos secos e quebradiços
- perda de cabelo
- manchas no cabelo
Riscos potenciais de uma explosão brasileira
Um estudo de comparação descobriu que a solução da marca Brazilian Blowout contém 11,5% de formaldeído. Isso é quase três vezes maior do que as outras três marcas de tratamentos capilares com queratina.
O FDA classificou oficialmente o formaldeído como um produto químico causador de câncer em 1987.
O formaldeído e os produtos químicos liberadores de formaldeído são prejudiciais às pessoas. O Programa Nacional de Toxicologia adverte que o formaldeído é um produto químico causador de câncer.
As explosões brasileiras são bastante novas. Eles foram vendidos pela primeira vez em 2006. No entanto, o formaldeído era conhecido por ser um produto químico perigoso desde 1980.
Um estudo do Brasil descobriu que um tratamento de blowout brasileiro pode causar problemas de pele. Sete pessoas no estudo tiveram erupções no couro cabeludo após o tratamento capilar.
Outras pessoas tinham erupções cutâneas e bolhas semelhantes a eczema no couro cabeludo, rosto, pescoço, braços e até na parte superior do peito e nas costas. Segundo os pesquisadores, produtos químicos no tratamento de blowout brasileiro podem causar reações graves na pele e no couro cabeludo. As condições da pele eram mais como reações a medicamentos do que alergia.
O formaldeído pode aumentar seus riscos de alguns tipos de câncer se você estiver exposto a ele o suficiente. Este produto químico pode desencadear leucemia e cânceres do nariz.
Gravidez e blowout brasileiro
Evite uma ruptura brasileira ou outros tratamentos químicos para o cabelo se estiver grávida.
Um estudo descobriu que o uso de corantes capilares e tratamentos de alisamento durante a gravidez pode estar relacionado a alguns tipos de leucemia em crianças menores de 2 anos.
Como posso tratar os sintomas de uma ruptura brasileira?
Se você sentir algum sintoma ou reação ao sofrer uma ruptura brasileira, peça ao seu estilista para interromper o tratamento imediatamente. Peça ao estilista para lavar qualquer produto em seu cabelo. Além disso, certifique-se de lavar as mãos e o rosto.
Vá para uma área bem ventilada ou saia para fora, se puder. A remoção de qualquer produto químico da pele e do couro cabeludo pode ajudar a reduzir as erupções cutâneas. Evitar a fumaça química pode ajudar a respirar, nariz e olhos efeitos colaterais.
quando consultar seu médicoConsulte o seu médico se os efeitos colaterais não desaparecerem ou se você tiver:
- erupções ou bolhas no couro cabeludo ou na pele
- dificuldade para respirar
- inchaço
- irritação no nariz ou na garganta
- irritação ou dor nos olhos
- manchas ou perda de cabelo
Você pode precisar de tratamento médico para queimaduras químicas ou irritação na pele ou no couro cabeludo. O seu médico ou dermatologista também pode recomendar:
- gel de aloe vera
- cremes entorpecentes
- creme esteróide para reduzir a inflamação
- prednisona oral
- anti-histamínicos orais ou tópicos para reduzir a coceira
Outras dicas para aliviar os sintomas de uma explosão brasileira
Deixe o cabelo secar ao ar se você tiver sintomas após uma ruptura brasileira. Evite secar ou alisar o cabelo. O calor ativa o formaldeído na fórmula de blowout brasileira e libera mais produtos químicos.
Evite ir a salões que oferecem blowouts brasileiros e outros tratamentos para alisar a queratina. A fumaça de outros clientes entra no ar e pode causar sintomas ou reação.
Usar uma máscara facial pode ajudar a combater a fumaça. No entanto, é melhor evitar áreas internas onde produtos químicos capilares são usados.
A linha inferior
Uma explosão brasileira pode ser prejudicial à sua saúde e cabelos. Um de seus principais ingredientes é um conhecido químico causador de câncer, o formaldeído. Blowouts brasileiros e outros tratamentos de suavização também contêm outros produtos químicos que podem causar efeitos colaterais e reações alérgicas.
Mais pesquisas são necessárias sobre os efeitos a longo prazo das explosões brasileiras nos estilistas e nas pessoas que recebem esse tratamento.
Existem tratamentos capilares naturais para ajudá-lo a obter cabelos mais suaves, fortes e brilhantes. Outras opções para hidratantes naturais que condicionam profundamente o cabelo incluem óleo de coco e óleo de argan. Faça cortes regulares e evite lavar demais o cabelo.
Se você estiver pensando em um tratamento para alisar os cabelos, peça ao seu estilista que recomende um que não contenha formaldeído. Faça sua pesquisa e verifique todos os ingredientes. Alguns produtos podem alegar estar livres de formaldeído quando não estão.