Tudo o que você deve saber sobre celulite mamária
Contente
- Visão geral
- Sintomas
- Causas
- Celulite da mama vs. câncer de mama inflamatório
- Quando consultar seu médico
- Tratamento
- Complicações
- Outlook
- Prevenção
Visão geral
A celulite mamária é um tipo de infecção bacteriana grave que afeta a pele da mama.
Essa condição pode ocorrer com a pele quebrada, mas geralmente é o resultado de complicações de cirurgias ou tratamentos contra o câncer.Enquanto a maioria das mulheres passa por cirurgia de mama sem desenvolver uma infecção, cerca de 1 em cada 20 mulheres são afetadas.
Se não for diagnosticada e tratada prontamente, a celulite mamária pode levar a complicações com risco de vida.
Sintomas
Os sintomas da celulite mamária tendem a ocorrer logo após a ruptura da pele de qualquer maneira. Isso inclui cirurgia de câncer de mama e outras incisões relacionadas. Se você tem um sistema imunológico enfraquecido devido a tratamentos contra o câncer, um simples corte pode levar à celulite.
Os sintomas da celulite mamária podem incluir:
- vermelhidão e inchaço
- ternura
- febre
- arrepios
- dor quando tocada
- uma ferida que está escorrendo líquidos claros ou amarelos
- erupção cutânea
- listras vermelhas em desenvolvimento a partir da erupção cutânea
Consulte o seu médico imediatamente se desenvolver algum sintoma que possa indicar celulite mamária.
Causas
A celulite é um tipo de infecção de pele que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. É uma infecção bacteriana que afeta os tecidos da pele logo abaixo da superfície da pele. Staphylococcus aureus e Streptococcus são os dois tipos mais comuns de bactérias que causam celulite. Eles podem causar a infecção entrando em cortes expostos. Uma diminuição do sistema imunológico também pode aumentar o risco de celulite.
Normalmente, a celulite mamária não é causada por cortes infectados, como outras formas de infecção. Em vez disso, esse tipo de infecção geralmente se manifesta em tratamentos ou cirurgias de câncer. A remoção dos linfonodos pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar o risco de celulite na parte superior do corpo. Isso inclui seus seios. Esta infecção também pode ocorrer após cirurgias de aumento ou redução de mama.
Celulite da mama vs. câncer de mama inflamatório
Às vezes, a celulite mamária pode ser causada por câncer de mama inflamatório. No entanto, essas são duas condições separadas. Às vezes, a celulite dos seios é confundida com câncer de mama inflamatório e vice-versa.
O câncer de mama inflamatório é uma forma rara de câncer de mama. Os sintomas incluem:
- vermelhidão
- inchaço
- dor
A celulite pode causar febre ou calafrios, que não são sintomas de câncer de mama inflamatório.
Quaisquer alterações significativas em seus seios devem ser avaliadas por um médico o mais rápido possível, para que eles possam determinar a causa.
Quando consultar seu médico
A celulite tende a se desenvolver e se espalhar rapidamente. Consulte o seu médico o mais rapidamente possível se suspeitar de celulite mamária ou notar alterações repentinas nos seus seios. Isso pode ajudar a impedir que a infecção piore e cause mais complicações.
O seu médico fará primeiro um exame físico. Às vezes, um exame de sangue também pode ajudar seu médico a diagnosticar celulite mamária.
Se, por algum motivo, você não puder consultar um médico imediatamente, procure ajuda em um centro de atendimento de urgência ou na sala de emergência.
Tratamento
A celulite da mama, como em outras formas de celulite, é tratada com antibióticos. Normalmente, são tomadas por 7 a 10 dias para garantir que a infecção não volte. Tome a receita inteira conforme indicado. É provável que o seu médico queira vê-lo após algumas semanas para garantir que a infecção esteja totalmente limpa.
Pergunte ao seu médico se você pode tomar analgésicos de venda livre (OTC), como acetaminofeno (Tylenol), para ajudar a aliviar o desconforto enquanto os antibióticos seguem seu curso.
Se você não responder aos antibióticos prescritos, seu médico poderá recomendar antibióticos intravenosos administrados no hospital.
Complicações
Se não tratada, a celulite mamária pode levar a complicações graves. Uma infecção no sangue pode levar a envenenamento (septicemia), que é potencialmente fatal.
A celulite mamária também pode levar ao linfedema. O linfedema é uma condição em que os linfonodos não conseguem drenar adequadamente. Você pode estar especialmente em risco se tiver removido um ou mais linfonodos.
Outlook
Depois de começar a tomar antibióticos, você deve notar uma melhora nos sintomas em alguns dias. Se você não encontrar nenhuma melhora, ligue para seu médico. Eles podem querer vê-lo novamente e possivelmente prescrever um curso diferente de tratamento.
Se o seu sistema imunológico estiver comprometido com os tratamentos contra o câncer, há uma chance de a celulite poder recorrer. Converse com seu médico sobre maneiras de aumentar sua imunidade. Eles podem fornecer-lhe um suprimento de emergência de antibióticos, caso você tenha celulite mamária novamente.
Quando capturada e tratada precocemente, a celulite mamária tem uma perspectiva positiva. Se não for tratado, é possível o envenenamento do sangue e a morte.
Prevenção
A celulite que ocorre a partir de um corte ou uma picada de inseto geralmente pode ser evitada com a limpeza e o curativo da área afetada. Se você receber um corte ou uma mordida no peito, poderá usar pomadas e coberturas OTC para garantir que não se transforme em celulite.
A celulite da mama resultante de cirurgias e tratamentos relacionados ao câncer também pode ser evitada com alguns pequenos ajustes. Pergunte ao seu médico sobre:
- lavando a área antes de fazer qualquer incisão
- realizar procedimentos em ambulatório, porque o risco de infecção após uma internação é estatisticamente maior em comparação
- tomar antibióticos antes ou depois de qualquer procedimento como medida de precaução, especialmente se você é mais propenso a infecções
Se você suspeitar de celulite mamária, chame seu médico imediatamente.