7 maneiras de o verão causar estragos nas lentes de contato
Contente
- O problema: piscinas
- O problema: lagos
- O problema: ar condicionado
- O problema: aviões
- O problema: raios ultravioleta perigosos
- O problema: alergias
- O problema: protetor solar
- Revisão para
De piscinas ricas em cloro a alergias sazonais desencadeadas por grama recém-cortada, é uma piada cruel que os ingredientes de um verão incrível andam de mãos dadas com as situações oculares mais desconfortáveis. Veja como solucionar problemas enquanto você está no momento certo para garantir que os efeitos colaterais irritantes e incômodos não atrapalhem a espontaneidade do verão.
O problema: piscinas
Getty Images
Se você usa lentes de contato, inevitavelmente pensa duas vezes antes de mergulhar. "Há uma grande controvérsia sobre o que você deve fazer", diz Louise Sclafani, O.D., diretora de serviços de optometria da Universidade de Chicago. (Você consegue nadar com lentes? Você não consegue nadar com lentes?) "As lentes de contato são feitas para estar em uma solução com o mesmo pH e equilíbrio de sal que suas lágrimas", diz ela. "A água clorada tem um teor de sal mais alto, então a água das lentes de contato será retirada." Você fica com - você adivinhou - lentes que parecem estranhas e secas. "Recomendamos lentes descartáveis - aquelas que você coloca de manhã e joga fora quando termina de nadar", diz ela. Use óculos de proteção se você estiver nadando com lentes de contato e se for um nadador competitivo, escolha um par de óculos de grau, ela diz.
O problema: lagos
Getty Images
"Nadar com lentes de contato aumenta drasticamente o risco de infecção e acanthamoeba, um organismo que vive na água, principalmente em água doce estagnada", disse David C. Gritz, M.D., M.P.H, diretor da Divisão de Córnea e Uveíte do Montefiore Medical Center. "A bactéria adere às lentes de contato, então fica bem no seu olho." Assim como nas piscinas, a solução é escolher lentes descartáveis que você pode jogar fora depois de nadar. Isso elimina o risco de criar um terreno fértil para a multiplicação das bactérias nas lentes, diz ele.
O problema: ar condicionado
Thinkstock
O A / C oferece um alívio bem-vindo quando a temperatura atinge os 90 graus, mas também promove um ambiente seco. “É mais provável que você tenha secura, especialmente em ambientes com ar-condicionado, onde o ar é mais seco e não tão úmido”, diz Gritz. Quando você estiver no carro ou na frente das aberturas, aponte os ventiladores para que não soprem diretamente em você, diz Sclafani. Isso é uma tarefa difícil se você está lutando contra o ar frio e seco em um prédio comercial onde você tem pouco controle. Nesse caso, pegue um lubrificante que especifique "lente de contato" na garrafa. Tente atualizar as gotas de umidade do conforto da lente de contato para olhos secos. Ou, para encorajar mais hidratação naturalmente, tome um suplemento de óleo de peixe. Um estudo descobriu que tomar um suplemento de óleo de peixe por oito a 12 semanas melhorou os sintomas de olho seco.
O problema: aviões
Getty Images
Adicione lágrimas artificiais à sua bolsa antes de ir para o aeroporto e aplique algumas gotas durante e após o voo, conforme necessário. Fique longe de qualquer solução que prometa "tirar o vermelho", diz Gritz. "O uso contínuo deles causa problemas crônicos e diminui os vasos sanguíneos e não resolve o problema subjacente", diz ele.
O problema: raios ultravioleta perigosos
Getty Images
Proteja seus peepers com óculos de sol com proteção UV - quanto mais ampla for a cobertura, melhor. Algumas lentes, como as lentes de contato da marca Acuvue Advance com Hydraclear, na verdade fornecem proteção ultravioleta, mas sabem que não protegerão as áreas do olho não cobertas diretamente pelas lentes, diz Sclafani. A proteção UV, seja nas lentes de contato ou de óculos de sol, absorve os raios perigosos para evitar que cheguem ao interior do olho e danifiquem as células, diz ela. Sem ele, a córnea pode sofrer uma queimadura térmica, como uma queimadura de sol no olho, que acelera outros processos de doenças, como a degeneração macular.
O problema: alergias
Getty Images
“Se você é mais suscetível a alergias e está fora de casa, provavelmente está coletando alguns detritos nas lentes de contato”, diz Sclafani. Se suas alergias induzem coceira, esfregá-las só vai piorá-las porque a coceira faz com que as células alérgicas liberem mais produtos químicos que causam coceira, diz Gritz. Guarde suas lágrimas artificiais na geladeira para mantê-las resfriadas, sugere Gritz. "O resfriado ajuda a diminuir a atividade da substância química da coceira que já foi liberada pelas células." Se você não estiver em casa quando começar a coceira, compre uma lata de refrigerante e segure-a sobre os olhos. "Colocar a lata fria sobre os olhos pode ser muito calmante e é incrivelmente eficaz", diz Gritz. Pegue isso, Mãe Natureza.
O problema: protetor solar
Getty Images
Quando a solução pinga de suor em seus olhos enquanto você joga vôlei de praia, você começa a xingar a aplicação diligente de protetor solar. "Quando isso acontecer, você precisa lavar o rosto e os olhos muito bem", diz Gritz. "Não houve nenhum dano sério; é apenas desconfortável." Procure por filtros solares naturais que optem por óxido de zinco ou dióxido de titânio, que o FDA considera dois filtros físicos eficazes, em vez de alternativas químicas irritantes. Nós gostamos do Fluido Protetor Solar Ultraleve Mineral La Roche-Posay Anthelios 50.