Ultra-som mamário
Contente
- Por que é realizada uma ultrassonografia da mama?
- Como me preparo para um ultrassom de mama?
- Como é feito um ultrassom da mama?
- Quais são os riscos de um ultra-som mamário?
- Resultados de um ultrassom de mama
O que é um ultrassom da mama?
A ultrassonografia da mama é uma técnica de imagem comumente usada para rastrear tumores e outras anormalidades da mama. O ultrassom usa ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens detalhadas do interior das mamas. Ao contrário dos raios X e tomografias computadorizadas, os ultrassons não usam radiação e são considerados seguros para mulheres grávidas e mães que amamentam.
Por que é realizada uma ultrassonografia da mama?
O seu médico pode realizar um ultrassom da mama se um nódulo suspeito for descoberto em sua mama. O ultrassom ajuda o médico a determinar se o nódulo é um cisto cheio de líquido ou um tumor sólido. Também permite determinar a localização e o tamanho do caroço.
Embora um ultrassom da mama possa ser usado para avaliar um nódulo na mama, não pode ser usado para determinar se o nódulo é canceroso. Isso só pode ser estabelecido se uma amostra de tecido ou fluido for removida do nódulo e testada em um laboratório. Para obter uma amostra de tecido ou fluido, o médico pode realizar uma biópsia com agulha grossa guiada por ultrassom. Durante este procedimento, o médico usará um ultrassom da mama como guia enquanto remove a amostra de tecido ou fluido. A amostra será então enviada para um laboratório para análise. Você pode se sentir nervoso ou assustado enquanto espera pelos resultados da biópsia, mas é importante ter em mente que quatro em cada cinco nódulos mamários são benignos ou não cancerosos.
Além de ser usado para determinar a natureza de uma anormalidade mamária, um ultrassom mamário também pode ser realizado em mulheres que devem evitar a radiação, como:
- mulheres com menos de 25 anos
- mulheres que estão grávidas
- mulheres que estão amamentando
- mulheres com implantes mamários de silicone
Como me preparo para um ultrassom de mama?
A ultrassonografia da mama não requer nenhuma preparação especial.
Também é importante evitar a aplicação de pós, loções ou outros cosméticos nos seios antes do ultrassom. Isso pode interferir na precisão do teste.
Como é feito um ultrassom da mama?
Antes do ultrassom, o médico examinará sua mama. Eles então pedirão que você se despe da cintura para cima e se deite de costas em uma mesa de ultrassom.
Seu médico aplicará um gel transparente em sua mama. Este gel condutor ajuda as ondas sonoras a viajarem pela pele. O médico então moverá um dispositivo em forma de varinha, denominado transdutor, sobre sua mama.
O transdutor envia e recebe ondas sonoras de alta frequência. À medida que as ondas ricocheteiam nas estruturas internas de sua mama, o transdutor registra as mudanças em sua intensidade e direção. Isso cria uma gravação em tempo real da parte interna de sua mama em um monitor de computador. Se encontrarem algo suspeito, eles tirarão várias fotos.
Assim que as imagens forem gravadas, o médico limpará o gel de sua mama e você poderá se vestir.
Quais são os riscos de um ultra-som mamário?
Uma vez que um ultrassom mamário não requer o uso de radiação, não apresenta riscos. Os testes de radiação não são considerados seguros para mulheres grávidas. A ultrassonografia é o método preferido de exame das mamas para mulheres grávidas. Na verdade, o teste usa o mesmo tipo de ondas de ultra-som usadas para monitorar o desenvolvimento de um feto.
Resultados de um ultrassom de mama
As imagens produzidas por um ultrassom mamário são em preto e branco. Cistos, tumores e crescimentos aparecerão como áreas escuras na varredura.
Uma mancha escura em seu ultrassom não significa que você tem câncer de mama. Na verdade, a maioria dos caroços mamários é benigna. Existem várias condições que podem causar nódulos benignos na mama, incluindo as seguintes:
- Um adenofibroma é um tumor benigno do tecido mamário.
- Seios fibrocísticos são seios doloridos e protuberantes devido a alterações hormonais.
- Um papiloma intraductal é um pequeno tumor benigno do ducto lácteo.
- A necrose da gordura mamária é o tecido adiposo contundido, morto ou ferido que causa caroços.
Se o seu médico encontrar um nódulo que requer mais testes, ele pode realizar uma ressonância magnética primeiro e, em seguida, fará uma biópsia para remover uma amostra de tecido ou fluido do nódulo. Os resultados da biópsia ajudarão o médico a determinar se o nódulo é maligno ou canceroso.