Broncopneumonia: sintomas, fatores de risco e tratamento
Contente
- Sintomas de broncopneumonia em adultos e crianças
- Sintomas em crianças
- Como a broncopneumonia se espalha?
- Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento de broncopneumonia?
- Como seu médico fará o teste de broncopneumonia?
- Como você trata a broncopneumonia?
- Cuidados em casa
- Tratamento médico
- Cuidados hospitalares
- Complicações
- Tratamento em bebês e crianças
- Como prevenir broncopneumonia
- Qual é a perspectiva de broncopneumonia?
O que é broncopneumonia?
A pneumonia é uma categoria de infecções pulmonares. Ocorre quando vírus, bactérias ou fungos causam inflamação e infecção nos alvéolos (pequenos sacos de ar) nos pulmões. Broncopneumonia é um tipo de pneumonia que causa inflamação nos alvéolos.
Alguém com broncopneumonia pode ter problemas para respirar porque suas vias aéreas estão contraídas. Devido à inflamação, seus pulmões podem não receber ar suficiente. Os sintomas de broncopneumonia podem ser leves ou graves.
Sintomas de broncopneumonia em adultos e crianças
Os sintomas de broncopneumonia podem ser como outros tipos de pneumonia. Essa condição geralmente começa com sintomas semelhantes aos da gripe, que podem se tornar mais graves em alguns dias. Os sintomas incluem:
- febre
- uma tosse que expele muco
- falta de ar
- dor no peito
- respiração rápida
- suando
- arrepios
- dores de cabeça
- dores musculares
- pleurisia ou dor no peito que resulta de inflamação devido à tosse excessiva
- fadiga
- confusão ou delírio, especialmente em pessoas mais velhas
Os sintomas podem ser especialmente graves em pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou outras doenças.
Sintomas em crianças
Crianças e bebês podem apresentar sintomas de forma diferente. Embora a tosse seja o sintoma mais comum em bebês, eles também podem ter:
- uma frequência cardíaca rápida
- baixos níveis de oxigênio no sangue
- retrações dos músculos do peito
- irritabilidade
- diminuição do interesse em se alimentar, comer ou beber
- febre
- congestionamento
- Dificuldade em dormir
Consulte um médico imediatamente se tiver sintomas de pneumonia. É impossível saber que tipo de pneumonia você tem sem um exame completo do seu médico.
Como a broncopneumonia se espalha?
Muitos casos de broncopneumonia são causados por bactérias. Fora do corpo, as bactérias são contagiosas e podem se espalhar entre pessoas próximas por meio de espirros e tosses. Uma pessoa é infectada ao respirar a bactéria.
As causas bacterianas comuns de broncopneumonia incluem:
- Staphylococcus aureus
- Haemophilus influenzae
- Pseudomonas aeruginosa
- Escherichia coli
- Klebsiella pneumoniae
- Proteus espécies
A condição é comumente contraída em um ambiente hospitalar. As pessoas que vão ao hospital para tratamento de outras doenças geralmente apresentam comprometimento do sistema imunológico. Estar doente afeta a forma como o corpo combate as bactérias.
Nessas condições, o corpo terá dificuldade em lidar com uma nova infecção. A pneumonia que ocorre em um ambiente hospitalar também pode ser o resultado de bactérias resistentes aos antibióticos.
Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento de broncopneumonia?
Existem vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver broncopneumonia. Esses incluem:
Era: Pessoas com 65 anos de idade ou mais e crianças com 2 anos ou menos têm maior risco de desenvolver broncopneumonia e complicações decorrentes da doença.
De Meio Ambiente: Pessoas que trabalham ou costumam visitar hospitais ou clínicas de repouso têm maior risco de desenvolver broncopneumonia.
Estilo de vida: Fumar, má nutrição e histórico de uso excessivo de álcool podem aumentar o risco de broncopneumonia.
Condições médicas: Ter certas condições médicas pode aumentar o risco de desenvolver esse tipo de pneumonia. Esses incluem:
- doença pulmonar crônica, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
- HIV / AIDS
- ter um sistema imunológico enfraquecido devido à quimioterapia ou ao uso de drogas imunossupressoras
- doenças crônicas, como doenças cardíacas ou diabetes
- doenças autoimunes, como artrite reumatóide ou lúpus
- Câncer
- Tosse crônica
- dificuldades para engolir
- suporte de ventilador
Se você estiver em um dos grupos de risco, converse com seu médico sobre dicas de prevenção e gerenciamento.
Como seu médico fará o teste de broncopneumonia?
Apenas um médico pode diagnosticar broncopneumonia. Seu médico começará realizando um exame físico e perguntando sobre seus sintomas. Eles usarão um estetoscópio para ouvir chiado e outros sons respiratórios anormais.
Eles também ouvirão os lugares em seu peito onde é mais difícil ouvir sua respiração. Às vezes, se seus pulmões estiverem infectados ou cheios de fluido, seu médico pode notar que os sons de sua respiração não estão tão altos quanto o esperado.
Eles também podem enviar você para exames para descartar outras causas possíveis que podem levar a sintomas semelhantes. Outras condições incluem bronquite, asma brônquica ou pneumonia lobar. Os testes podem incluir:
Testes | Resultados |
Raio-x do tórax | A broncopneumonia geralmente se manifesta como várias áreas irregulares de infecção, geralmente em ambos os pulmões e principalmente nas bases pulmonares. |
Hemograma completo (CBC) | Um grande número de leucócitos totais, junto com um grande número de certos tipos de leucócitos, pode indicar uma infecção bacteriana. |
Culturas de sangue ou escarro | Esses testes mostram o tipo de organismo que causa a infecção. |
Tomografia computadorizada | Uma tomografia computadorizada fornece uma visão mais detalhada dos tecidos pulmonares. |
Broncoscopia | Este instrumento iluminado pode examinar mais de perto os tubos respiratórios e coletar amostras de tecido pulmonar, enquanto verifica se há infecções e outras condições pulmonares. |
Oximetria de pulso | Este é um teste simples e não invasivo que mede a porcentagem de oxigênio na corrente sanguínea. Quanto menor o número, menor o nível de oxigênio. |
Como você trata a broncopneumonia?
As opções de tratamento para broncopneumonia incluem tratamentos caseiros e tratamentos médicos por prescrição.
Cuidados em casa
A broncopneumonia viral normalmente não requer tratamento médico, a menos que seja grave. Geralmente melhora por conta própria em duas semanas. As causas bacterianas ou fúngicas da broncopneumonia podem exigir medicação.
Tratamento médico
Seu médico prescreverá antibióticos se uma bactéria for a causa de sua pneumonia. A maioria das pessoas começa a se sentir melhor três a cinco dias após o início dos antibióticos.
É importante que você termine todo o curso de antibióticos para evitar que a infecção volte e para se certificar de que ela desaparece completamente.
Em casos de infecção viral como a gripe, seu médico pode prescrever antivirais para ajudar a reduzir a duração da doença e a gravidade dos sintomas.
Cuidados hospitalares
Você pode precisar ir ao hospital se sua infecção for grave e você atender a qualquer um dos seguintes critérios:
- você tem mais de 65 anos
- você tem dificuldade para respirar
- voce tem dor no peito
- você tem respiração rápida
- você tem pressão baixa
- você mostra sinais de confusão
- você precisa de assistência respiratória
- você tem doença pulmonar crônica
O tratamento no hospital pode incluir antibióticos e líquidos intravenosos (IV).Se os seus níveis de oxigênio no sangue estiverem baixos, você pode receber terapia de oxigênio para ajudá-los a voltar ao normal.
Complicações
As complicações da broncopneumonia podem ocorrer dependendo da causa da infecção. As complicações comuns podem incluir:
- infecções da corrente sanguínea ou sépsis
- Abscesso pulmonar
- acúmulo de líquido ao redor dos pulmões, conhecido como derrame pleural
- Parada respiratória
- falência renal
- doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca, ataques cardíacos e ritmos irregulares
Tratamento em bebês e crianças
Seu médico irá prescrever antibióticos se seu filho tiver uma infecção bacteriana. O atendimento domiciliar para aliviar os sintomas também é uma etapa importante no manejo dessa condição. Certifique-se de que seu filho receba líquidos e descanse o suficiente.
Seu médico pode sugerir Tylenol para reduzir febres. Um inalador ou nebulizador pode ser prescrito para ajudar a manter as vias aéreas o mais abertas possível. Em casos graves, uma criança pode precisar de hospitalização para receber o seguinte:
- Fluidos IV
- medicamento
- oxigênio
- terapia respiratória
Sempre pergunte ao médico do seu filho antes de dar medicamentos para a tosse. Raramente são recomendados para crianças menores de 6 anos. Leia mais sobre hábitos de higiene para crianças.
Como prevenir broncopneumonia
Medidas de cuidado simples podem reduzir o risco de adoecer e desenvolver broncopneumonia. Leia mais sobre a maneira correta de lavar as mãos.
A vacinação também pode ajudar a prevenir certos tipos de pneumonia. Certifique-se de tomar sua vacina anual contra a gripe, pois a gripe pode causar pneumonia. Os tipos comuns de pneumonia bacteriana podem ser evitados com as vacinas pneumocócicas. Estas informações estão disponíveis para adultos e crianças.
Converse com seu médico para determinar se essas vacinas podem beneficiar você ou sua família. Leia mais sobre esquemas de vacinas para bebês e crianças pequenas.
Qual é a perspectiva de broncopneumonia?
A maioria das pessoas com broncopneumonia se recupera em algumas semanas. Quanto tempo leva para se recuperar depende de vários fatores:
- sua idade
- quanto de seus pulmões foram afetados
- a gravidade da pneumonia
- o tipo de organismo que causa a infecção
- sua saúde geral e quaisquer condições subjacentes
- quaisquer complicações que você experimentou
Não deixar seu corpo descansar pode resultar em um período de recuperação mais longo. Pessoas com maior risco para essa condição podem desenvolver complicações graves com risco de vida, como insuficiência respiratória, sem tratamento.
Consulte um médico se você acha que pode ter qualquer tipo de pneumonia. Eles podem garantir que você tenha o diagnóstico correto e esteja recebendo o melhor tratamento para sua condição.