Certas posições para dormir podem prevenir danos cerebrais melhor do que outras?
Contente
Soneca suficiente é um ingrediente chave para felicidade e produtividade, mas acontece Como as você dorme - não apenas o quanto - pode afetar a saúde de seu cérebro nos próximos anos. Na verdade, dormir de lado pode ajudá-lo a evitar doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson no futuro, relata um novo estudo em the Journal of Neuroscience. (No entanto, outras posições têm vantagens diferentes. Descubra as maneiras estranhas pelas quais as posições de dormir afetam sua saúde.)
"O cérebro é um dos órgãos mais metabolicamente ativos do corpo", diz a principal autora do estudo, Helene Benveniste, M.D., Ph.D., professora de anestesiologia e radiologia da Stony Brook University em Nova York. Ao longo do dia, a desordem se acumula em nossos cérebros - o que os pesquisadores chamam de desperdício. Quando essa desordem se acumula, pode ter efeitos graves a longo prazo, incluindo aumentar suas chances de desenvolver doenças neurológicas graves.
Dormir, entretanto, ajuda seu corpo a se livrar dos resíduos. "A via glifática é o sistema responsável por limpar os resíduos do cérebro. É quase como se o nosso cérebro precisasse podar", explica Benveniste. Esse caminho é projetado de uma maneira muito especial, pois funciona melhor sob certas condições. Especificamente, parece limpar melhor os resíduos quando você está dormindo do que quando está acordado e, de acordo com o estudo dela, sua posição de dormir também pode ajudá-lo a ter um desempenho mais eficiente. (Outra surpresa: como seu estilo de sono afeta seu relacionamento.)
A equipe de Benveniste analisou a qualidade do sono e o desempenho da via glinfática em ratos dormindo de barriga para cima, de costas e do lado do corpo. Eles descobriram que o cérebro era cerca de 25% mais eficiente na remoção de resíduos quando os ratos dormiam de lado. Curiosamente, dormir de lado já é a posição mais popular para a maioria das pessoas, já que dois terços dos americanos preferem fechar os olhos nessa posição.
Esvaziar os resíduos cerebrais com mais eficiência ajudará nas doenças neurológicas no futuro, mas e quanto ao funcionamento do seu cérebro agora? “Certamente precisamos que nosso sono funcione adequadamente, mas ainda não conhecemos os efeitos de curto prazo”, diz Benveniste. (Otimize os benefícios do seu z com 5 maneiras de dormir bem durante todo o verão.)
Se você ainda não é um dorminhoco? "Você fica inconsciente quando dorme, então não pode simplesmente dizer 'ah, vou dormir assim agora' se essa não for sua tendência natural", diz Benveniste. Ela sugere um travesseiro especial que promova dormir de lado, como o travesseiro em forma de L do The Pillow Bar (US $ 326; bedbathandbeyond.com) ou o travesseiro de dormir lateral Tempur-Pedic Tempur (US $ 130; bedbathandbeyond.com), que fornecem suporte para o ombro e pescoço. Quer uma opção de baixo custo? Empilhe os travesseiros de forma que seja mais confortável adormecer de lado, como colocar um travesseiro entre as pernas ou dormir com um próximo ao corpo.