Esta mulher está se tornando viral no TikTok por seus vídeos hilariantes sobre sonambulismo
Contente
Sempre que um personagem de um filme ou programa de TV acorda repentinamente no meio da noite e começa a andar como um sonâmbulo pelo corredor, a situação normalmente parece bastante assustadora. Seus olhos geralmente estão bem abertos, seus braços estão estendidos, eles estão se arrastando muito mais como um zumbi do que como uma pessoa viva de verdade. E, claro, eles provavelmente estão murmurando algo que te assombra pelo resto da noite.
Apesar dessas representações populares assustadoras, os casos legítimos de sonambulismo tendem a ser bem diferentes. Caso em questão: TikToker @celinaspookyboo, também conhecida como Celina Myers, postou imagens da câmera de segurança dela durante o sono durante a noite, e é provavelmente a coisa mais histérica que você verá durante toda a semana. (ICYMI, os TikTokers também estão debatendo se você deve dormir sem meias para descansar melhor.)
Myers - autora, dona de uma marca de beleza e apresentadora de podcast por dia - postou pela primeira vez sobre sua condição de sono em dezembro. No vídeo estilo selfie, agora viral, ela diz que saiu da cama como um sonâmbulo, trancou-se para fora do quarto de hotel em que estava hospedada e acordou no corredor. A pior parte: ela disse que estava completamente nua. (Forma entrou em contato com Myers e não recebeu uma resposta até o momento da publicação.)
@@ celinaspookybooNos meses seguintes, Myers postou vários outros clipes mostrando suas escapadas de sonambulismo, todos gravados por câmeras que ela e seu marido instalaram em toda a casa. Em um vídeo de janeiro, Myers é vista agarrando uma estátua de Baby Yoda em sua cozinha e sacudindo-o para aparentemente "salgar a calçada", que, neste caso, é o chão da sua sala de estar. Mais tarde na noite, Myers vagueia de volta para a sala de estar, aparentemente sonâmbulo novamente, e começa a murmurar coisas sem sentido - como, "Eu lutei com você, Chad," com um sotaque inglês - e apontando para toda a sala. É uma cena que parece ter sido puxada diretamente de Atividade Paranormal, mas é difícil parar de rir. (Relacionado: este distúrbio do sono é um diagnóstico médico legítimo por ser uma coruja noturna extrema)
@@ celinaspookyboo
E isso é apenas o começo. Myers também compartilhou clipes dela bebendo leite com chocolate (para sua informação, ela diz que é intolerante à lactose), rindo como uma vilã do mal em um filme da Disney Pixar, lutando com um polvo empalhado e espalhando sementes de abóbora no chão da sala - tudo isso enquanto era sonâmbulo .
@@ celinaspookybooEsses TikToks que dão tapinhas no joelho podem ser loucos demais para acreditar, mas Myers disse em um vídeo do final de janeiro que eles são, de fato, genuínos. “Assim que comecei a ver que vocês gostavam do sonambulismo [vídeos], comecei a acioná-lo”, explicou ela no vídeo. "Como digo em muitos dos meus vídeos, se eu comer queijo ou chocolate antes de ir para a cama, como ir imediatamente para a cama, [o sonambulismo] geralmente vai acontecer, tipo 80 por cento de chance."
Se você está planejando tentar desencadear um episódio de sonambulismo na esperança de se tornar um sonâmbulo viral como Myers, suas chances são muito pequenas. O sonambulismo é raro, embora seja mais comum em crianças e em pessoas com histórico familiar do distúrbio, explica Lauri Leadley, um educador clínico do sono e fundador do Valley Sleep Center no Arizona, que se recusou a comentar sobre a situação específica de Myers. Leadley diz que os especialistas diagnosticam principalmente duas parassonias, ou distúrbios do sono que causam comportamento anormal durante o sono: sonambulismo (também conhecido como sonambulismo) e distúrbio de comportamento do sono de movimento rápido dos olhos (ou RBD). E cada um deles ocorre em pontos distintos do seu ciclo de sono.
Algo deu errado. Ocorreu um erro e sua entrada não foi enviada. Por favor, tente novamente.
Ao longo da noite, seu corpo percorre o sono não REM (o tipo profundo e restaurador) e o sono REM (quando você sonha a maior parte do tempo). O sonambulismo ocorre com mais frequência durante o estágio 3 do sono não REM, quando seus batimentos cardíacos, respiração , e as ondas cerebrais desaceleram para seus níveis mais baixos, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Conforme o cérebro tenta passar de um estágio do sono para o seguinte, pode haver uma desconexão, fazendo com que o cérebro fique excitado e potencialmente levando ao sonambulismo, diz Leadley. Durante um episódio de sonambulismo, você pode sentar-se na cama e parecer que está acordado; levante-se e ande; ou até mesmo realizar atividades complexas como reorganizar móveis, colocar ou tirar roupas ou dirigir um carro, de acordo com o NLM. A parte assustadora: "A maioria das pessoas que são sonâmbulas não se lembram ou lembram de seus sonhos porque não acordam de verdade", acrescenta Leadley. "Eles estão em estágios tão profundos de sono." (Relacionado: O NyQuil pode causar perda de memória?)
Por outro lado, pessoas que têm RBD - comumente encontrado em homens com mais de 50 anos e pessoas com doenças neurodegenerativas (como doença de Parkinson ou demência) - posso lembre-se de seus sonhos ao acordar, diz Leadley. No sono REM típico, seus principais músculos (pense: braços e pernas) estão, essencialmente, "temporariamente paralisados", de acordo com a Cleveland Clinic. Mas se você tem RBD, esses músculos ainda funcionam durante o sono REM, então seu corpo pode representar seus sonhos, explica Leadley. “Quer você tenha sonambulismo ou RBD, ambos são muito perigosos porque você não tem consciência do que está ao seu redor; você está em um estado inconsciente”, diz ela. "Se você estiver inconsciente, o que o impedirá de sair pela porta, cair na piscina e bater com a cabeça no caminho?"
Mas os perigos físicos imediatos que vêm com o sonambulismo e RBD são apenas metade do problema. Pense no seu cérebro como um telefone celular, diz Leadley. Se você se esquecer de conectar o telefone antes de dormir ou se ele for desconectado do carregador no meio da noite, não terá bateria suficiente para durar o dia todo, explica ela. Da mesma forma, se o seu cérebro não percorre corretamente os estágios do sono não REM e REM - devido às interrupções ou despertares que podem causar sonambulismo ou encenar seus sonhos - seu cérebro não carrega totalmente, diz Leadley. Isso pode levar à fadiga em curto prazo e, se acontecer com frequência, pode até tirar anos de sua vida, diz ela.
É por isso que gerenciar seus gatilhos é fundamental. Se você tem tendência ao sonambulismo ou tem DCR, cafeína, álcool, certos medicamentos (como sedativos, antidepressivos e drogas usadas para tratar narcolepsia), estresse físico e emocional e horários de sono inconsistentes podem aumentar suas chances de um episódio, disse Leadley. "Normalmente aconselharíamos esses pacientes a se concentrarem em garantir que vão para a cama ao mesmo tempo e acordam ao mesmo tempo, mantendo uma rotina e controlando os níveis de estresse [para evitar sonambulismo ou DCR]", acrescenta ela. (Relacionado: Como dormir melhor quando o estresse está arruinando o seu Zzz)
@@ celinaspookybooEnquanto Myers ainda não compartilhou se ela viu um especialista em sono ou se ela tenta manter seus gatilhos sob controle, parece que ela está aproveitando ao máximo sua situação única - e seriamente divertida. "O mundo é um lugar bagunçado e, tipo, é bom que as pessoas estejam rindo disso", disse Myers em um vídeo no mês passado. "Adam [meu marido] sempre fica acordado e nunca estou em perigo. Honestamente, assistir os vídeos me faz rir tanto porque sou eu, mas tipo, não eu, porque não me lembro. fim do dia, sim, eles são reais. "