Antes de ir para o ginecologista ...
Contente
Antes de você ir
• Registre seu histórico médico.
“Para um exame anual, reserve alguns minutos para revisar sua 'história de saúde' do ano passado”, aconselha Michele Curtis, M.D., M.P.H., uma ginecologista em Houston. "Anote tudo o que mudou, tanto coisas importantes como cirurgias quanto coisas menores como novas vitaminas [ou ervas] que você está tomando." Observe também quaisquer problemas de saúde que surgiram entre seus pais, avós e irmãos, ele sugere - seu médico pode recomendar medidas para ajudar a prevenir os mesmos problemas.
• Obtenha seus registros.
Se você fez uma cirurgia ginecológica ou uma mamografia, solicite uma cópia dos registros do procedimento ao seu cirurgião ou especialista para trazer (e guarde uma cópia para você também).
• Liste suas preocupações.
Escreva suas três principais preocupações em ordem de prioridade. "A pesquisa mostrou que o terceiro item que os pacientes trazem durante uma visita é geralmente o que os trouxe", diz Curtis. "As pessoas ficam constrangidas e querem nos 'aquecer' primeiro, mas o tempo é curto, então você deve sempre fazer a pergunta mais importante primeiro."
Durante a visita
• Anote seus "números".
Se o seu exame anual OB-GYN é o único checkup que você faz durante todo o ano, anote as seguintes estatísticas: pressão arterial, nível de colesterol, peso e índice de massa corporal e altura (se você encolheu até um milímetro, pode ser um sinal de perda óssea). Arquive as informações para comparar com os números do próximo ano.
• Faça o teste de doenças sexualmente transmissíveis.
Se você já fez sexo desprotegido pelo menos uma vez, peça exames de clamídia e gonorreia. Essas infecções podem ter consequências graves, incluindo infertilidade. Se você fez sexo desprotegido com um parceiro não monogâmico, você também deve fazer o teste de HIV, hepatite B e sífilis.
• Solicite backup.
Se o seu médico está lotado de consultas e não tem tempo para entrar no âmago de cada uma de suas preocupações, pergunte se há um assistente médico, enfermeiro ou enfermeira disponível (ou parteira, se você estiver grávida). "Eles são ótimas fontes de aconselhamento e muitas vezes têm mais tempo para sentar com os pacientes", diz Mary Jane Minkin, M.D., professora clínica de obstetrícia e ginecologia na Escola de Medicina da Universidade de Yale em New Haven, Connecticut.