Gráfico de dilatação do colo do útero: as fases do parto
Contente
- Estágio 1 de trabalho
- Fase latente do parto
- Estágio ativo do parto
- Quanto tempo dura o estágio 1 do parto?
- Estágio 2 do trabalho de parto
- Quanto tempo dura o estágio 2 do parto?
- Estágio 3 de trabalho
- Quanto tempo dura o estágio 3 do parto?
- Recuperação pós-parto
- Próximos passos
O colo do útero, que é a parte mais baixa do útero, se abre quando a mulher tem um bebê, por meio de um processo chamado dilatação cervical. O processo de abertura do colo do útero (dilatação) é uma maneira pela qual a equipe de saúde acompanha a evolução do trabalho de parto da mulher.
Durante o parto, o colo do útero se abre para acomodar a passagem da cabeça do bebê para a vagina, que tem cerca de 10 centímetros (cm) de dilatação para a maioria dos bebês nascidos a termo.
Se o colo do útero está dilatado com contrações dolorosas regulares, você está em trabalho de parto ativo e chegando perto de dar à luz.
Estágio 1 de trabalho
A primeira fase do parto é dividida em duas partes: a fase latente e a fase ativa.
Fase latente do parto
A fase latente do parto é a primeira fase do parto. Pode ser considerado mais como o estágio de “jogo de espera” do parto. Para mães de primeira viagem, pode demorar um pouco para passar pela fase latente do parto.
Nesta fase, as contrações ainda não são fortes ou regulares. O colo do útero está essencialmente “aquecendo”, amolecendo e encurtando enquanto se prepara para o evento principal.
Você pode imaginar o útero como um balão. Pense no colo do útero como o pescoço e a abertura do balão. Conforme você enche o balão, o colo do balão sobe com a pressão do ar por trás dele, semelhante ao colo do útero.
O colo do útero é simplesmente a abertura inferior do útero que se eleva e se abre para dar espaço para o bebê.
Estágio ativo do parto
Uma mulher é considerada no estágio ativo do trabalho de parto quando o colo do útero se dilata para cerca de 5 a 6 cm e as contrações começam a ficar mais longas, mais fortes e mais próximas.
A fase ativa do parto é caracterizada mais pela taxa de dilatação cervical regular por hora. O seu médico espera ver a abertura do colo do útero a um ritmo mais regular durante esta fase.
Quanto tempo dura o estágio 1 do parto?
Não existe uma regra científica rígida para a duração das fases latente e ativa nas mulheres. O estágio ativo do trabalho de parto pode variar de uma mulher dilatando em qualquer lugar de 0,5 cm por hora até 0,7 cm por hora.
A rapidez com que o colo do útero se dilata também depende se é seu primeiro bebê ou não. As mães que já deram à luz antes tendem a mover-se mais rapidamente durante o trabalho de parto.
Algumas mulheres simplesmente progridem mais rapidamente do que outras. Algumas mulheres podem “protelar” em um determinado estágio e, então, dilatar muito rapidamente.
Em geral, uma vez que o estágio ativo do trabalho de parto comece, é uma aposta segura esperar uma dilatação cervical constante a cada hora. Muitas mulheres não começam realmente a dilatar com mais regularidade antes de cerca de 6 cm.
O primeiro estágio do trabalho de parto termina quando o colo do útero de uma mulher está totalmente dilatado para 10 cm e totalmente apagado (afinado).
Estágio 2 do trabalho de parto
O segundo estágio do trabalho de parto começa quando o colo do útero da mulher está totalmente dilatado em 10 centímetros. Mesmo que a mulher esteja totalmente dilatada, isso não significa que o bebê vai necessariamente nascer imediatamente.
A mulher pode atingir a dilatação cervical completa, mas o bebê ainda pode precisar de tempo para se mover totalmente para baixo no canal do parto para estar pronto para o parto. Quando o bebê estiver na posição ideal, é hora de empurrar. A segunda etapa termina após o nascimento do bebê.
Quanto tempo dura o estágio 2 do parto?
Nesta fase, há novamente uma ampla gama de quanto tempo pode levar para o bebê nascer. Pode durar de minutos a horas. As mulheres podem dar à luz com apenas alguns empurrões fortes ou empurrar por uma hora ou mais.
O empurrão ocorre apenas com as contrações, e a mãe é encorajada a descansar entre elas. Nesse ponto, a frequência ideal de contrações será de cerca de 2 a 3 minutos, com duração de 60 a 90 segundos.
Em geral, empurrar leva mais tempo para as grávidas pela primeira vez e para as mulheres que fizeram epidurais. As peridurais podem reduzir o desejo da mulher de empurrar e interferir em sua capacidade de empurrar. Quanto tempo uma mulher pode empurrar depende de:
- a política do hospital
- a critério do médico
- a saúde da mãe
- a saúde do bebê
A mãe deve ser encorajada a mudar de posição, agachar com apoio e descansar entre as contrações. O parto com fórceps, vácuo ou cesariana é considerado se o bebê não estiver progredindo ou se a mãe estiver ficando exausta.
Novamente, cada mulher e cada bebê são diferentes. Não existe um "tempo limite" universalmente aceito para empurrar.
A segunda etapa termina com o nascimento do bebê.
Estágio 3 de trabalho
A terceira etapa do parto é talvez a fase mais esquecida. Mesmo que o "evento principal" do nascimento tenha ocorrido com o nascimento do bebê, o corpo da mulher ainda tem um trabalho importante a fazer. Nesta fase, ela está entregando a placenta.
O corpo de uma mulher realmente desenvolve um órgão inteiramente novo e separado com a placenta. Depois que o bebê nasce, a placenta não tem mais função, então seu corpo deve expeli-la.
A placenta é liberada da mesma forma que o bebê, por meio de contrações. Elas podem não ser tão fortes quanto as contrações necessárias para expulsar o bebê. O médico instrui a mãe a empurrar e a expulsão da placenta geralmente termina com um empurrão.
Quanto tempo dura o estágio 3 do parto?
A terceira fase do parto pode durar de 5 a 30 minutos. Colocar o bebê no peito para mamar vai acelerar esse processo.
Recuperação pós-parto
Depois que o bebê nasce e a placenta sai, o útero se contrai e o corpo se recupera. Isso geralmente é chamado de quarto estágio do parto.
Próximos passos
Depois que o árduo trabalho de passar pelos estágios do parto for concluído, o corpo da mulher precisará de tempo para retornar ao seu estado de não gravidez. Em média, leva cerca de 6 semanas para o útero retornar ao seu tamanho não grávido e para o colo do útero retornar ao seu estado de pré-gravidez.